Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Ttulo [PT]: Prova Brasil : a leitura em contexto de avaliao - anlise e propostas
Autor(es): Leliane Fossaluza Bassiga
Palavras-chave [PT]:

Leitura. Estratgias de leitura, Descritores da prova Brasil. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Reading. Reading strategies. Prova Brasil descriptors. Brazil.
rea de concentrao: Linguagens e Letramentos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Aparecida de Fatima Peres [Orientador] - UEM
Resumo:
Resumo: O desenvolvimento da prtica da leitura sempre provoca inquietao no trabalho dirio dos professores. No que diz respeito a Prova Brasil, essa preocupao se torna mais evidente, pois o aluno se submeter a uma avaliao que objetiva diagnosticar sua competncia leitora. Tendo em vista que, para a realizao da referida prova, ha um trabalho em sala de aula enfatizando a leitura, surge o questionamento acerca de como a leitura esta sendo explorada nas questes da Prova Brasil e se essas questes conseguem ajudar na formao de um leitor proficiente. No presente estudo, analisam-se os descritores das questes apresentadas pelo Caderno PDE (BRASIL, 2011), como modelo para a Prova Brasil do 5 ano do Ensino Fundamental, com relao ao tratamento dado a leitura. Para a fundamentao terica, esta pesquisa se fundamentou em autores como Leffa (1996), Menegassi (1995), Geraldi (1997), Kleiman (2013) e Sole (1998), para os quais, um leitor proficiente pode ser considerado aquele que consegue utilizar varias estratgias de leitura que o auxiliem no processo de compreenso e interpretao de um texto. Portanto este trabalho se pauta na concepo interacional de leitura em seus aspectos cognitivos. Para a anlise das questes, esta pesquisa ampara-se na metodologia qualitativo-interpretativa, pois analisa e interpreta as questes que envolvem os descritores da Prova Brasil, para elaborar uma proposta de trabalho com a leitura. Com essa analise, busca-se averiguar se os descritores apresentados para tal avaliao esto em harmonia com as questes que se apresentam nas diretrizes para a Prova Brasil, alm de levantar as prescries fundamentais para a formao de um leitor proficiente e analisar as justificativas expostas pelo Caderno PDE (BRASIL, 2011) para os erros e os acertos dos alunos nas questes apresentadas pelo documento. Constatou-se que algumas das questes apresentadas, no que se refere aos enunciados, esto em desarmonia com as habilidades previstas pelos descritores. Por essa razo, esta pesquisa tambm apresenta uma sugesto de trabalho a partir de estratgias de leitura propostas por Sole (1998) e por Kleiman (2013), a fim tentar propiciar um trabalho de leitura mais coerente com os descritores da Prova Brasil.

Abstract: The development of reading practice always causes uneasiness in the daily work of teachers. With regard to the Prova Brasil, this concern becomes more evident, because the student will be submitted to an evaluation which aims to diagnose their reading competence. Bearing in mind that, for the achievement of the evaluation said, there is a work in the classroom emphasizing the reading, it arises the questioning about how the reading has been explored in the questions of Prova Brasil and if these questions can help in the formation of a proficient reader. The present work analyzes the descriptors of the questions presented by the Caderno PDE (BRASIL, 2011), as a model for Prova Brasil from 5th grade of primary school, with regard to the treatment gave the reading. To the theoretical basis, this research was based on authors as Leffa (1996), Menegassi (1995), Geraldi (1997), Kleiman (2013) and Sole (1998), according to them, a proficient reader can be considered that one who is able to use various reading strategies to assist the process of understanding and interpretation of a text. Therefore, this work is guided in the interactional reading concept in their cognitive aspects. For the questions analysis, this research it is supported in the qualitative-interpretative methodology, since it analyses and explains the questions which involve the descriptors of Prova Brasil, in order to develop a work proposal with reading. With this analysis, we seek to ascertain whether the descriptors presented in the evaluation are in harmony with the questions that appeared in the guidelines for the Prova Brasil, in addition to raise the basic requirements for the formation of a proficient reader and analyze the justifications put forward by Caderno PDE (BRASIL, 2011) for the mistakes and successes of the students in the questions presented by the document. It was proved that some of the questions presented, with regard to the statements, are in disharmony with the skills provided by descriptors. For this reason, this research also presents a work suggestion from the reading strategies proposed by Sole (1998) and by Kleiman (2013), in order to propitiate a reading work more coherent with descriptors from Prova Brasil.
Data da defesa: 2015
Cdigo: vtls000220581
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Aparecida de Ftima Peres
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras )
UEM: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao.pdf
Tamanho: 5640 Kb (5775556 bytes)
Criado: 03-05-2016 20:42
Atualizado: 03-05-2016 20:54
Visitas: 305
Downloads: 5

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.