Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Ttulo [PT]: O gnero resumo de texto no livro didtico do nono ano : anlise e proposta de interveno
Ttulo [EN]: The genre text summary in the ninth year textbook : analysis ans suggestion for intervention
Autor(es): dila Regina da Silva Rocha
Palavras-chave [PT]:

Lingustica aplicada. Gnero discursivo. Resumo escolar. Proposta de interveno. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Discursive genre. Classroom summary. Interventon proposal. Brazil
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Cludia Valria Don Hila [Orientador] - UEM
Aparecida de Ftima Peres - UEM
Marilcia dos Santos Domingos Striquer - UENP
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tem como temtica o ensino de gneros discursivos na sala de aula do ensino fundamental ll e aborda de forma especifica a produo do resumo em aulas de lngua portuguesa, dentro da concepo de linguagem como forma de interao, no mbito da Lingustica Apiada. O gnero resumo escolar, apesar de ser bastante usado e conhecido dos professores na educao bsica, tem se mostrado um dos mais difceis de se escrever, tendo em vista o fraco desempenho dos alunos na sua produo, seja na educao bsica ou nos exames vestibulares. Alem disso, o uso desse gnero na sala de aula por professores das mais variadas disciplinas escolares tambm se mostra bastante confuso e incoerente (Machado, 2007). O objetivo principal desta dissertao decorrente de uma pesquisa de mestrado do Profletras apresentar uma proposta de interveno, por meio de uma sequncia didtica, do gnero resumo escolar para a disciplina de Historia, do 9 ano, de uma escola publica do noroeste do Paran. Como objetivos especficos: 1) elaborar uma sntese terica que possa ser utilizada por professores de diversas disciplinas (Historia, Geografia, Cincias, etc.); 2) discutir a concepo de resumo de alunos do 93 ano; e 3) caracterizar as estratgias de sumarizao utilizadas pelos alunos. O referencial terico ancora-se no lnteracionismo Social (BAKHTlN; VOLOSHINOV, 1992; BAKHTIN, 1997) e no lnteracionismo Sociodiscursivo, especialmente nos trabalhos de Dolz e Schneuwly (1998); Machado (2007), dentre outros. Os resultados evidenciaram que a produo de um bom resumo passa pelo reconhecimento da pratica da leitura de suas condies de produo, contedo temtico, estrutura composicional, marcas Iingustico-discursivas, estratgias de sumarizao, escolha do gnero discursivo que servir como texto-fonte do resumo, mas tambm passa pelo trabalho interdisciplinar e de mediao dos professores de lngua portuguesa.

Abstract: The theme of current research deals with the teaching of discursive genres in Fundamental Teaching ll and specifically copes with the production of summaries in the Portuguese Language classroom within the concept of language as a form of interaction in the context of Applied Linguistics. Although known and widely employed by teachers of Basic Education, the genre "summary" proves to be one of the most difficult to write. In fact, students, ranging from Basic Education to the Entrance Exams for admittance to higher education, have a low performance in its production. Further, the use of the genre in the classroom by teachers of different disciplines proves to be highly confusing and incoherent (Machado, 2007)-The main aim of current dissertation, derived from a Profletras Master's research, is to forward an intervention proposal on the genre "summary", through a didactic sequence, for the 9th year History class in a government-run school in the northwestern region of the state of Parana, Brazil. Current research's specific aims are: (1) prepare a theoretical synthesis that may be employed by teachers of several disciplines (History, Geography, Sciences and others); (2) discuss the idea of summary with 9th year students; (3) characterize the strategies for writing a summary. The theory is foregrounded on Social Interaction (BAKHTlN; VOLOSHINOV, 1992; BAKHTIN, 1997) and on Socio-discursive Interaction, with special reference to research by Dolz and Schneuwly (1998), Machado (2007) and others. Results show that the production of a good summary is the resultof reading practice of production conditions, theme, composition structure, linguistic-discursive markers, summarization strategies, and selection of the discursive genre which will be the summary's source text. It is also the result of interdisciplinary effort and the mediation of teachers of Portuguese.
Data da defesa: 2015
Cdigo: vtls000220582
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Cludia Valria Don Hila
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DILA REGINA DA SILVA ROCHA_noPW.pdf
Tamanho: 28795 Kb (29485667 bytes)
Criado: 23-04-2016 09:55
Atualizado: 23-04-2016 10:07
Visitas: 275
Downloads: 2

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.