Resumo: Esta pesquisa de mestrado profissional tem como objetivo elaborar uma proposta pedagógica de Ieitura e analise linguística com o gênero discursivo carta do Ieitor para um nono ano do ensino fundamental. A Carta do Ieitor é o gênero discursivo escolhido para o ensino dessas práticas linguageiras. Justifica-se a opção por esse gênero jornalístico por sua contemporaneidade quanto a abordagem dos conteúdos, sua acessibilidade tanto em relação a esfera em que circula quanto a linguagem. Além disso, por propiciar a interação entre leitor/editor ou leitor/leitor, favorecendo o embate de opiniões e desenvolvendo a argumentação. Também consta da Iista de gêneros que podem ser solicitados para a prova de redação da universidade estadual mais próxima e do PAS (Programa de Avaliação Seriada) da mesma universidade. A teoria dos gêneros discursivos, preconizada por Bakhtin (2003), e que orienta a proposta de elaboração didática aqui exposta. E apresentado um recorte histórico da disciplina de língua portuguesa e das concepções de Ieitura e analise linguística dela oriundos. Também constam conceitos fundamentais, como os de enunciado concreto e dialogismo, para a apreensão dos gêneros discursivos, de acordo com Bakhtin. A fundamentação teórica que caracteriza o gênero discursivo carta do Ieitor pauta-se em Alves Filho (2011), Bezerra (2010) e Cecilio e Ritter (2008, 2009, 2010). Como a pesquisa relaciona-se a questões da prática pedagógica, ela se circunscreve no Campo da linguística aplicada, tendo como um de seus definidores Moita Lopes (1996, 2006). Para o desenvolvimento da investigação foi adotado o conceito de pesquisa-ação oriundo dos estudos de Thiollent (1986). A noção de elaboração didática (PETITJEAN, 2008; HALTE, 2008) subsidia a parte pedagógica da pesquisa. Quanto ao percurso metodológico, alem da caracterização do contexto de atuação profissional, há a análise da abordagem dada a Carta do Ieitor no único capitulo da coleção didática adotada no Colégio em que a professora pesquisadora atua como docente. A proposta pedagógica com o ensino do gênero discursivo Carta do Ieitor para o ensino das práticas de Ieitura e análise linguística tem como fundamentação Rodrigues (2009) e Hila (2009). Os resultados da pesquisa São favoráveis no que tange a apropriação conceitual e metodológica do gênero em questão porque a proposta pedagógica elaborada se caracterizou com determinados avanços na referida apropriação, na medida em que a Carta do Ieitor foi abordada em suas condições concretas de produção.
Abstract: Current professional master's research develops a pedagogical proposal for reading and linguistic analysis with the discursive genre Reader's Letter for the 9th grade of the Elementary school. Reader's Letter is a discursive genre for the teaching of language practices. The journalistic genre is justified by its contemporary approach to the contents, its accessibility to its sphere of circulation and to language. Since it provides the interaction between the reader and editor or between the reader and reader, it enhances debates on different opinions and the developing of arguments. It partakes of the list of genres that may be placed for the writing test by state universities and by Program of Serial Evaluation (PAS). The theory of genres advocated by Bakhtin (2003) foregrounds the proposed didactic development outlined here. A historical outline of the discipline Portuguese Language and derived conceptions of reading and linguistic analysis is given. Basic concepts, such as concrete enunciation and dialogism, are posited for the understanding of discursive genres according to Bakhtin. The theoretical foregrounding that characterizes the discursive genre Reader's Letter may be found in Alves Filho (2011), Bezerra (2010) and Cecilio & Ritter (2008, 2009, 2010). Since current research is linked to issues of pedagogical practice, it also belongs to Applied Linguistics foregrounded on Moita Lopes (1996, 2006) as one of its definer. The concept of research-action was adopted for the development of current research, based Thiollent (1986). The notion of Didactic Development (PETITJEAN, 2008; HALTE, 2008) subsidizes the pedagogical segment of the research. Methodology comprises the characterization of the context of professional practice, the analysis of approach in Reader's Letter in one chapter of the didactic collection adopted in the school where the researcher-teacher exercises her teaching activities. The pedagogical approach with the teaching of the Reader's Letter to the teaching of reading practices and linguistic analysis is based on Rodrigues (2009) and Hila (2009). Survey results are favorable to the conceptual and methodological appropriation of the genre under analysis. In fact, the pedagogical proposal has been characterized with certain advances in the appropriation due to the fact that the Reader's Letter was prepared in its concrete conditions of production. |