Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Ttulo [PT]: Uma proposta pedaggica de leitura e anlise lingustica com cartas do leitor
Autor(es): Edna Mariucio Aranha
Palavras-chave [PT]:

Linguagem e comunicao. Gneros discursivos. Lingustica. Anlise. Leitura. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Discursive genres. Reader's Letter. Reading. Linguistic analysis. Didactic preparation. Brazil.
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Lilian Cristina Buzato Ritter [Orientador] - UEM
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa de mestrado profissional tem como objetivo elaborar uma proposta pedaggica de Ieitura e analise lingustica com o gnero discursivo carta do Ieitor para um nono ano do ensino fundamental. A Carta do Ieitor o gnero discursivo escolhido para o ensino dessas prticas linguageiras. Justifica-se a opo por esse gnero jornalstico por sua contemporaneidade quanto a abordagem dos contedos, sua acessibilidade tanto em relao a esfera em que circula quanto a linguagem. Alm disso, por propiciar a interao entre leitor/editor ou leitor/leitor, favorecendo o embate de opinies e desenvolvendo a argumentao. Tambm consta da Iista de gneros que podem ser solicitados para a prova de redao da universidade estadual mais prxima e do PAS (Programa de Avaliao Seriada) da mesma universidade. A teoria dos gneros discursivos, preconizada por Bakhtin (2003), e que orienta a proposta de elaborao didtica aqui exposta. E apresentado um recorte histrico da disciplina de lngua portuguesa e das concepes de Ieitura e analise lingustica dela oriundos. Tambm constam conceitos fundamentais, como os de enunciado concreto e dialogismo, para a apreenso dos gneros discursivos, de acordo com Bakhtin. A fundamentao terica que caracteriza o gnero discursivo carta do Ieitor pauta-se em Alves Filho (2011), Bezerra (2010) e Cecilio e Ritter (2008, 2009, 2010). Como a pesquisa relaciona-se a questes da prtica pedaggica, ela se circunscreve no Campo da lingustica aplicada, tendo como um de seus definidores Moita Lopes (1996, 2006). Para o desenvolvimento da investigao foi adotado o conceito de pesquisa-ao oriundo dos estudos de Thiollent (1986). A noo de elaborao didtica (PETITJEAN, 2008; HALTE, 2008) subsidia a parte pedaggica da pesquisa. Quanto ao percurso metodolgico, alem da caracterizao do contexto de atuao profissional, h a anlise da abordagem dada a Carta do Ieitor no nico capitulo da coleo didtica adotada no Colgio em que a professora pesquisadora atua como docente. A proposta pedaggica com o ensino do gnero discursivo Carta do Ieitor para o ensino das prticas de Ieitura e anlise lingustica tem como fundamentao Rodrigues (2009) e Hila (2009). Os resultados da pesquisa So favorveis no que tange a apropriao conceitual e metodolgica do gnero em questo porque a proposta pedaggica elaborada se caracterizou com determinados avanos na referida apropriao, na medida em que a Carta do Ieitor foi abordada em suas condies concretas de produo.

Abstract: Current professional master's research develops a pedagogical proposal for reading and linguistic analysis with the discursive genre Reader's Letter for the 9th grade of the Elementary school. Reader's Letter is a discursive genre for the teaching of language practices. The journalistic genre is justified by its contemporary approach to the contents, its accessibility to its sphere of circulation and to language. Since it provides the interaction between the reader and editor or between the reader and reader, it enhances debates on different opinions and the developing of arguments. It partakes of the list of genres that may be placed for the writing test by state universities and by Program of Serial Evaluation (PAS). The theory of genres advocated by Bakhtin (2003) foregrounds the proposed didactic development outlined here. A historical outline of the discipline Portuguese Language and derived conceptions of reading and linguistic analysis is given. Basic concepts, such as concrete enunciation and dialogism, are posited for the understanding of discursive genres according to Bakhtin. The theoretical foregrounding that characterizes the discursive genre Reader's Letter may be found in Alves Filho (2011), Bezerra (2010) and Cecilio & Ritter (2008, 2009, 2010). Since current research is linked to issues of pedagogical practice, it also belongs to Applied Linguistics foregrounded on Moita Lopes (1996, 2006) as one of its definer. The concept of research-action was adopted for the development of current research, based Thiollent (1986). The notion of Didactic Development (PETITJEAN, 2008; HALTE, 2008) subsidizes the pedagogical segment of the research. Methodology comprises the characterization of the context of professional practice, the analysis of approach in Reader's Letter in one chapter of the didactic collection adopted in the school where the researcher-teacher exercises her teaching activities. The pedagogical approach with the teaching of the Reader's Letter to the teaching of reading practices and linguistic analysis is based on Rodrigues (2009) and Hila (2009). Survey results are favorable to the conceptual and methodological appropriation of the genre under analysis. In fact, the pedagogical proposal has been characterized with certain advances in the appropriation due to the fact that the Reader's Letter was prepared in its concrete conditions of production.
Data da defesa: 2015
Cdigo: vtls000220589
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Lilian Cristina Buzato Ritter
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: EDNA MARIUCIO ARANHA.pdf
Tamanho: 8162 Kb (8358023 bytes)
Criado: 23-04-2016 10:38
Atualizado: 23-04-2016 10:49
Visitas: 293
Downloads: 10

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.