Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Ttulo [PT]: O meu p de laranja lima : uma proposta metodolgica a partir do texto verbal e do texto cinematogrfico
Autor(es): Anadir Aparecida Selria
Palavras-chave [PT]:

Literatura. Cinema. Letramento literrio. Ensino fundamental. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Literature. Cinema. Reading. Literary literacy. Elementary School teaching. Brazil.
rea de concentrao: Literatura e Letramento Literrio
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Margarida da Silveira Corsi [Orientador] - UEM
Carmen Rodrigues de Lima Delagnesi - UEM
Sandra Aparecida Pires Franco - UEL
Resumo:
Resumo: Este estudo prope um trabalho intertextual de leitura com livro "O meu p de laranja lima" (1968), de Jos Mauro de Vasconcelos, e com o filme homnimo (2012), dirigido por Marcos Bernstein. Objetiva desenvolver atividades didticas para os professores promoverem o desenvolvimento do letramento literrio de alunos do 9 ano do ensino fundamental ll, por meio da analise comparativa entre as obras citadas e da transposio do verbal para o verbo- audiovisual. A proposta de leitura, organizada em uma unidade didtica, culmina com a exibio do filme e com as atividades concernentes a ela. O trabalho embasado na proposta sociointeracionista do discurso, de Bakhtin (1992, 1997, 2002); nas abordagens tericas de Candido (1968, 2004) e de Compagnon (2009); na abordagem cinematogrfica de Hohldfeld (1984) e de Stam (1992); de leitura de Micheletti (2006) e de Leffa (1996); e de letramento literrio de Cosson (2014) e de Zaponne (2014). A analise comparativa direcionada e fundamentada pelos pilares bakhtinianos dos gneros do discurso (1992) 4 construo composicional, estilo e contedo temtico, somando a estes as condies de produo das obras; pelas contribuies de Bourneuf e Ouellet (1976) a respeito da construo composicional do romance; pelos estudos realizados por Faria (1997) para trabalhar o estilo do autor; e pelas informaes peculiares sobre cinema fornecidas por Araujo (1995). O material didtico desenvolve-se por atividades sequenciais, sugeridas por Rildo Cosson (2014), com explanaes de contedos especficos respaldadas por Soares (1997), Boumeuf e Ouellet (1976), Cegalla (1990) e Micheletti (2006). O trabalho justifica-se porque a associao entre romance e filme e uma forma de fomentar o interesse dos alunos pela leitura por envolver mdias Voltadas para sua realidade, alm de apresentar passos para a leitura do livro e estratgias para estimul-los e incentiv-los durante a aplicao da proposta. E o resultado dos estudos realizados no PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras - modalidade de curso Stricto Sensu que visa a elaborao de material didtico para assessorar professores do ensino fundamental I e Il. Iniciativa que vem ao encontro dos anseios de professores de Lngua Portuguesa em busca de direcionamentos que auxiliem no desenvolvimento do gosto pela leitura, do letramento literrio e de metodologias de ensino que tornem as aulas mais dinmicas, preenchendo as necessidades do aluno contemporneo. Esta proposta oportuniza a ampliao dos horizontes dos estudantes com relao ao texto escrito em comparao com a pelcula, ensinando-lhes especificidades do romance e do filme que podero fornecer-lhes conhecimentos para observar e analisar outras obras transpostas para o cinema. Alm de utilizar mecanismos para as habilidades de leitura e de escrita que podem contribuir para um posicionamento diante das mais variadas situaes vivenciadas em seu cotidiano.

Abstract: This study proposes an intertextual work with the book "My Sweet Orange Tree" (1968), by Jose Mauro de Vasconcelos, and with the movie homonym (2012), directed by Marcos Bemstein. The main purpose is to develop didactic activities for the teachers to promote the development of literary literacy among 9th grade students from elementary schools, through comparative analysis of the song and the movie mentioned previously and also the change from verbal language into audio-visual verbal language. The reading activity, organized in a didactic unit, ends with an exhibition of the movie and also the activities about it. This research is based on Bakhtin's theory about the socio-interactionism ofthe discourse (1992, 1997, 2002); the theoretical approach proposed by Candido (1968, 2004) and Compagnon (2009); the cinematographic approach by 1-lohldfeld (1984) and Stam (1992); the Micheletti (2006) and Letfa researches (1996); and the literary literacy theory by Cosson (2014) and Zaponne (2014). The comparative analysis is directed and based on the Bakhtin's pillars of genres analysis (1992) - compositional construction, style and subject matter, adding to them the production conditions of theses writings; it was also influenced by Bourneuf and Ouellet contributions (1976) in regard to the compositional construction of the romance; by Faria's studies (1997) to focus on the author's style; particular information regarding cinema provided by Araujo (1995). The educational material has series activities, suggested by Rildo Cosson (2014), with explanations of specific contents supported by Soares (1997), Boumeuf and Ouellet (1976), Cegalla (1990) and Micheletti (2006). This research is justified because the relation between the romance and the movie is a way of catching students' attention for the reading, so that these midias retlect their reality, besides presenting the steps for this book reading an strategies to make them involved during the implementation of the proposal. lt is the result of the studies carried out at PROFLETRAS - Professional Mastery in Letters - Stricto Sensu modality that aims the preparation of educational resources to support Elementary School teachers. This ongoing formation fulfills the portuguese teachers in the search for strategies to develop their Wishes for reading, the literary literacy and teaching approaches that can make classes more interesting in such a way that till current needs of the students. So that the proposal can give students the opportunity to broaden their horizon when they compare the written text with the movie, teaching them the characteristics of the romance and the film so that it can improve their knowledge to observe and analyse other works adapted for films. Besides increasing the reading and writing skills it also enables the students to have a critical viewpoint of the different situations in their daily lives.
Data da defesa: 17/08/2015
Cdigo: vtls000220592
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Margarida da Silveira Corsi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: anadir_dissertacao_final_2015.pdf
Tamanho: 2155 Kb (2206962 bytes)
Criado: 23-04-2016 10:15
Atualizado: 29-03-2018 11:10
Visitas: 295
Downloads: 2

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.