Resumo: O leitor contemporâneo tem à sua disposição uma série de recursos tecnológicos que permitem dar uma resposta material à leitura. Sua capacidade de análise e percepção envolve também a compreensão de outros conteúdos artístico-midiáticos que convergem no ciberespaço. É no fandom - comunidades virtuais de fãs - que essas respostas aparecem de forma mais intensa e criativa. São algumas dessas respostas criativas dos leitores/fãs - fanfictions, fan arts, fan films -, bem como as repostas críticas em forma de comentários postados nas plataformas virtuais que estudamos nessa dissertação. Assim, refletimos sobre as práticas de leitura entre os jovens da atualidade, tendo como foco o fandom da série Percy Jackson e os olimpianos, de Rick Riordan, e discutimos o papel da escola e dos agentes envolvidos no processo de formação de leitores, sobretudo leitores de textos literários, no contexto cibercultural. Estudiosos que pesquisam as transformações socioculturais resultantes da interação da sociedade com os meios de comunicação digitais, tais como Pierre Lévy, Henry Jenkins e os brasileiros André Lemos e Lucia Santaella são as principais fontes utilizadas ao longo desta pesquisa. Ao analisarmos a atuação dos leitores/fãs no ciberespaço, constatamos que o fandom, ao propiciar a interação entre os fãs, a criatividade e a reflexão crítica, através do ambiente virtual, torna-se um espaço de mediação de leitura, contribuindo para a formação de leitores críticos.
Abstract: The contemporary reader has many technological resources that allow him to give a substantive response to reading. His skills for analysis and perception also involve understanding of other artistic-media content that converge in cyberspace. It is in the fandom - virtual communities of fans - that these responses appear more intense and creative way. Some of the creative responses of readers/fans - fanfictions, fan arts, fan films - as well as the critical answers posted as comments on virtual platforms which we have studied in this research. Thus, we reflect on the practices of reading among young people today, focusing on the fandom of Percy Jackson and the Olympians, by Rick Riordan, and we discuss the role of schools and the agents involved in readers education, especially readers of literary texts in cybercultural context. Researchers who study the socio-cultural changes resulting from the interaction of society with digital media, such as Pierre Lévy, Henry Jenkins and Brazilian André Lemos and Lucia Santaella are the major sources used throughout this research. When analyzing the performance of readers/fans in cyberspace, we find that the fandom becomes a reading mediation space one it provides interaction between the fans, creativity and critical thinking through the virtual environment, contributing to the formation critical readers. |