Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Prticas de leitura na cibercultura e a formao do leitor crtico : fandom e transmidialidade na srie Percy Jackson e os olimpianos
Autor(es): Elenice Koziel
Palavras-chave [PT]:

Fandom (Comunidades virtuais de fs). Cibercultura. Literatura. Formao do leitor. Literatura e internet. Percy Jackson e os olimpianos. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Fandom. Cyberculture. Literature. Formation critical readers. Percy Jackson and the olympians. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Estudos Literrios
Banca:
Mrcio Roberto do Prado [Orientador] - UEM
Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
Jaime dos Reis Sant'Anna - UEL
Resumo:
Resumo: O leitor contemporneo tem sua disposio uma srie de recursos tecnolgicos que permitem dar uma resposta material leitura. Sua capacidade de anlise e percepo envolve tambm a compreenso de outros contedos artstico-miditicos que convergem no ciberespao. no fandom - comunidades virtuais de fs - que essas respostas aparecem de forma mais intensa e criativa. So algumas dessas respostas criativas dos leitores/fs - fanfictions, fan arts, fan films -, bem como as repostas crticas em forma de comentrios postados nas plataformas virtuais que estudamos nessa dissertao. Assim, refletimos sobre as prticas de leitura entre os jovens da atualidade, tendo como foco o fandom da srie Percy Jackson e os olimpianos, de Rick Riordan, e discutimos o papel da escola e dos agentes envolvidos no processo de formao de leitores, sobretudo leitores de textos literrios, no contexto cibercultural. Estudiosos que pesquisam as transformaes socioculturais resultantes da interao da sociedade com os meios de comunicao digitais, tais como Pierre Lvy, Henry Jenkins e os brasileiros Andr Lemos e Lucia Santaella so as principais fontes utilizadas ao longo desta pesquisa. Ao analisarmos a atuao dos leitores/fs no ciberespao, constatamos que o fandom, ao propiciar a interao entre os fs, a criatividade e a reflexo crtica, atravs do ambiente virtual, torna-se um espao de mediao de leitura, contribuindo para a formao de leitores crticos.

Abstract: The contemporary reader has many technological resources that allow him to give a substantive response to reading. His skills for analysis and perception also involve understanding of other artistic-media content that converge in cyberspace. It is in the fandom - virtual communities of fans - that these responses appear more intense and creative way. Some of the creative responses of readers/fans - fanfictions, fan arts, fan films - as well as the critical answers posted as comments on virtual platforms which we have studied in this research. Thus, we reflect on the practices of reading among young people today, focusing on the fandom of Percy Jackson and the Olympians, by Rick Riordan, and we discuss the role of schools and the agents involved in readers education, especially readers of literary texts in cybercultural context. Researchers who study the socio-cultural changes resulting from the interaction of society with digital media, such as Pierre Lvy, Henry Jenkins and Brazilian Andr Lemos and Lucia Santaella are the major sources used throughout this research. When analyzing the performance of readers/fans in cyberspace, we find that the fandom becomes a reading mediation space one it provides interaction between the fans, creativity and critical thinking through the virtual environment, contributing to the formation critical readers.
Data da defesa: 26/03/2015
Cdigo: vtls000220617
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Mrcio Roberto do Prado
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertao elenice_final.pdf
Tamanho: 1740 Kb (1782260 bytes)
Criado: 05-04-2016 11:55
Atualizado: 05-04-2016 12:03
Visitas: 466
Downloads: 12

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.