Resumo: O estudo objetivou delinear o perfil epidemiológico dos acidentes envolvendo motocicletas em rodovias concessionadas no estado do Paraná. Trata-se de um estudo observacional de corte transversal com dados secundários que foram coletados dos relatórios de acidentes da própria concessionária. Constatou-se que entre primeiro de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2013, ocorreram 1056 acidentes envolvendo 1322 pessoas, com predomínio do sexo masculino e faixa etária entre 18 e 29 anos. A maioria sofreu lesões leves. Dos que sofreram lesões graves ou morreram no local, a maioria era do sexo masculino, com associação entre o grau de lesão e o sexo dos envolvidos. O maior número de acidentes concentrou-se nas BRs 369 e 376, mas foi a PR 317 que apresentou maior índice de mortalidade por acidentes. Quase metade dos acidentes foi decorrente de queda de moto, sendo que na maioria dos casos, os condutores se acidentaram sozinhos. Analisando o desfecho óbito, a maioria ocorreu em condições de tempo bom, tráfego normal, pista seca e dupla, mas com condições de visibilidade reduzida. Conhecer os fatores associados à ocorrência destes eventos em rodovias, nos permitiu delinear o perfil destes, que difere dos ocorridos em ambientes urbanos. Intervenções distintas, portanto, devem ser adotadas, permitindo reduzir índices de acidentes envolvendo motociclistas no país.
Abstract: The study aimed to describe the epidemiological profile of accidents involving motorcycles in concession highways in the state of Paraná. This is an observational cross-sectional study using secondary data that were collected from the concessionaire itself accident reports. It was found that between January 1 2011 and December 31 2013, there were 1056 accidents involving 1322 people, predominantly male and aged between 18 and 29 years. Most suffered minor injuries. Of those who suffered serious injuries or died at the scene, most were male, with association between the degree of injury and sex of those involved. The highest number of accidents concentrated on BRs 369 and 376, but it was the PR 317 with the highest death rate from accidents. Almost half of the accidents resulted from motorcycle fall, and in most cases, drivers had accidents alone. Analyzing the outcome of death, most occurred in good weather conditions, normal traffic, dry track and double, but with reduced visibility. Knowing the factors associated with these events on highways, allowed us to outline the profile of these, which differs from occurring in urban environments. Different interventions should therefore be adopted, reducing accident rates involving bikers in the country. |