Resumo: A pós-graduação brasileira tem sido amparada por políticas cujos documentos orientam como esse campo deve ser organizado e desenvolvido. Esses são modificados em função das exigências de pesquisa, de formação e de mercado, pois à medida que um documento geral é estruturado para a pós-graduação, os documentos específicos tendem a ser reformulados no sentido de atender às orientações gerais pré-determinadas, embora não seja possível afirmar que isso sempre ocorra e da mesma forma. Daí o interesse dessa pesquisa em entender a problemática de como um documento geral dialoga com um documento específico da pós-graduação em Educação Física, o que nos levou ao desenvolvimento dessa dissertação que tem por objetivo analisar a inter-relação do Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG 2011-2020) com o Documento de Área 2013, da Área 21 da CAPES, a fim de observar o grau de aderência entre eles, bem como as consequências dessa aderência para a pós-graduação em Educação Física no Brasil. Para tanto, foram selecionados dois documentos representativos da pós-graduação: o PNPG 2011-2020, que se configura como plano nacional de orientação basilar para a pós-graduação brasileira, e o Documento de Área 2013, norteador das ações para a pós-graduação na Área 21 da CAPES, na qual a Educação Física se insere. Com base na leitura sistematizada desses documentos, buscamos entender o grau de aderência entre eles, bem como as decorrências que essa aderência desencadeia para a pós-graduação em Educação Física. As orientações próprias da pesquisa documental (MINAYO, 2012) guiaram os procedimentos específicos dessa dissertação, bem como a análise da inter-relação entre documentos que representam o cenário da pós-graduação, como o PNPG para a pós-graduação brasileira, e o Documento de Área para a Área 21, especificamente para a Educação Física, no caso dessa pesquisa. O estudo aponta para o elevado grau de aderência entre o Documento de Área e o PNPG 2011-2020, haja vista o enfoque predominante de ajuste ao sistema que dificulta ou pune ações que se distanciam da perspectiva orientadora padrão, bem como para a predominância do modelo heterônomo de pós-graduação, calcado no interesse de órgãos externos ao setor universitário, como o Estado e o mercado, que tendem a intervir nesse espaço com vistas ao atendimento de seus interesses.
Abstract: The Brazilian graduate has been supported by documents that guide how this field should be organized and developed. They are constantly modified according to the research, training and marketing requirements that change often. As a general document structures to graduate, specific documents tend to be reworded to meet predetermined general guidelines, although it is not possible to say this always occurs and is always the same way. Hence the research's interest to understand the problem as a general document speaks to a specific graduate one, which led us to develop this dissertation and analyze the interrelationship of the National Graduate Plan (PNPG 2011-2020) with the Area Document 2013, from Area 21 of CAPES, in order to observe the degree of adhesion between them and the consequences of adherence to graduate in Physical Education in Brazil. To this, it was selected two representative documents from graduate: the PNPG 2011-2020, which constitutes National Plan basilar guidance for Brazilian graduate, and the Area Document 2013, guiding the actions for graduate in Area 21 of CAPES, in which physical education is inserted. Based on systematic reading of these documents, we seek to understand the degree of adhesion between them as well as the moves that accession triggers to graduate in Physical Education. The Guidelines of documentary research (MINAYO, 2012) guided the specific procedures of this dissertation, as well as analysis of the interrelationship between documents representing the scenario of post-graduation, as PNPG for Brazilian graduate, and Area Document to Area 21, specifically for physical education in this research case. The study points to the high degree of adhesion between the document area and PNPG 2011-2020, given the predominant focus adjustment to the system that hinders or punishes actions that deviate from standard guiding perspective, as well as the predominance of the post-graduation heteronomous model, based on the interests of outside the university organs, such as the State and the market, which tend to intervene in this space focusing on the meeting of their interests |