Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: Plano nacional de ps-graduao (PNPG 2011-2020) e suas inter-relaes com a ps-graduao em educao fsica no Brasil
Ttulo [EN]: Graduate Plan (PNPG 2011-2020) and its inter-relationships to the graduate course of Physical Education in Brazil
Autor(es): Juliana Montenegro Seron
Palavras-chave [PT]:

Educao fsica. Ps-graduao. Plano nacional de ps-graduao. Polticas pblicas. Documento de rea- Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Graduate. National Plan. Area document. Physical education. Brazil.
rea de concentrao: Prticas Sociais em Educao Fsica
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Larissa Michelle Lara [Orientador] - UEM
Fernando Augusto Starepravo - UEM
Regina Clia Linhares Hostins - UNIVALE
Resumo:
Resumo: A ps-graduao brasileira tem sido amparada por polticas cujos documentos orientam como esse campo deve ser organizado e desenvolvido. Esses so modificados em funo das exigncias de pesquisa, de formao e de mercado, pois medida que um documento geral estruturado para a ps-graduao, os documentos especficos tendem a ser reformulados no sentido de atender s orientaes gerais pr-determinadas, embora no seja possvel afirmar que isso sempre ocorra e da mesma forma. Da o interesse dessa pesquisa em entender a problemtica de como um documento geral dialoga com um documento especfico da ps-graduao em Educao Fsica, o que nos levou ao desenvolvimento dessa dissertao que tem por objetivo analisar a inter-relao do Plano Nacional de Ps-graduao (PNPG 2011-2020) com o Documento de rea 2013, da rea 21 da CAPES, a fim de observar o grau de aderncia entre eles, bem como as consequncias dessa aderncia para a ps-graduao em Educao Fsica no Brasil. Para tanto, foram selecionados dois documentos representativos da ps-graduao: o PNPG 2011-2020, que se configura como plano nacional de orientao basilar para a ps-graduao brasileira, e o Documento de rea 2013, norteador das aes para a ps-graduao na rea 21 da CAPES, na qual a Educao Fsica se insere. Com base na leitura sistematizada desses documentos, buscamos entender o grau de aderncia entre eles, bem como as decorrncias que essa aderncia desencadeia para a ps-graduao em Educao Fsica. As orientaes prprias da pesquisa documental (MINAYO, 2012) guiaram os procedimentos especficos dessa dissertao, bem como a anlise da inter-relao entre documentos que representam o cenrio da ps-graduao, como o PNPG para a ps-graduao brasileira, e o Documento de rea para a rea 21, especificamente para a Educao Fsica, no caso dessa pesquisa. O estudo aponta para o elevado grau de aderncia entre o Documento de rea e o PNPG 2011-2020, haja vista o enfoque predominante de ajuste ao sistema que dificulta ou pune aes que se distanciam da perspectiva orientadora padro, bem como para a predominncia do modelo heternomo de ps-graduao, calcado no interesse de rgos externos ao setor universitrio, como o Estado e o mercado, que tendem a intervir nesse espao com vistas ao atendimento de seus interesses.

Abstract: The Brazilian graduate has been supported by documents that guide how this field should be organized and developed. They are constantly modified according to the research, training and marketing requirements that change often. As a general document structures to graduate, specific documents tend to be reworded to meet predetermined general guidelines, although it is not possible to say this always occurs and is always the same way. Hence the research's interest to understand the problem as a general document speaks to a specific graduate one, which led us to develop this dissertation and analyze the interrelationship of the National Graduate Plan (PNPG 2011-2020) with the Area Document 2013, from Area 21 of CAPES, in order to observe the degree of adhesion between them and the consequences of adherence to graduate in Physical Education in Brazil. To this, it was selected two representative documents from graduate: the PNPG 2011-2020, which constitutes National Plan basilar guidance for Brazilian graduate, and the Area Document 2013, guiding the actions for graduate in Area 21 of CAPES, in which physical education is inserted. Based on systematic reading of these documents, we seek to understand the degree of adhesion between them as well as the moves that accession triggers to graduate in Physical Education. The Guidelines of documentary research (MINAYO, 2012) guided the specific procedures of this dissertation, as well as analysis of the interrelationship between documents representing the scenario of post-graduation, as PNPG for Brazilian graduate, and Area Document to Area 21, specifically for physical education in this research case. The study points to the high degree of adhesion between the document area and PNPG 2011-2020, given the predominant focus adjustment to the system that hinders or punishes actions that deviate from standard guiding perspective, as well as the predominance of the post-graduation heteronomous model, based on the interests of outside the university organs, such as the State and the market, which tend to intervene in this space focusing on the meeting of their interests
Data da defesa: 26/08/2014
Cdigo: vtls000220764
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Larissa Michelle Lara
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao_JulianaMontenegroSeron.pdf
Tamanho: 1403 Kb (1437112 bytes)
Criado: 08-04-2016 14:39
Atualizado: 08-04-2016 14:45
Visitas: 566
Downloads: 22

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.