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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Influncia de um programa de ensino de esportes coletivos de invaso na motivao e desempenho motor de escolares no ensino fundamental
Autor(es): Luciane Cristina Arantes da Costa
Palavras-chave [PT]:

Educao fsica escolar. Modelo desenvolvimentista. Modelo de educao desportiva. Programa de interveno pedaggica. Validao. Motivao. Educao. Esportes coletivos. Desempenho motor. Desempenho motor. Crianas. Ensino fundamental. Educao fsica e esporte. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physical Education. Developmental model. Sport education model. Educational Intervention Program. Validation. Motivation. Brazil.
rea de concentrao: Desempenho Humano e Atividade Fsica
Titulao: Doutor em Educao Fsica
Banca:
Lenamar Fiorese Vieira [Orientador] - UEM
Pablo Juan Greco - UFMG
Jos Luiz Lopes Vieira - UEM
Juarez Vieira do Nascimento - UFSC
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a influncia de um programa de ensino dos esportes coletivos de invaso, tendo como suporte terico o Modelo Desenvolvimentista (MD) e o Modelo de Educao Desportiva (MED), na motivao e desempenho motor de escolares no ensino fundamental. Inicialmente, nos primeiros artigos da tese (Captulo 2 e 3) foram realizados os estudos de validao dos questionrios: a) Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES) e b) The Learning Climate Questionnaire (LCQ). Foram sujeitos deste estudo alunos matriculados no ensino fundamental em 08 escolas pblicas do municpio de Maring-PR que realizaram teste (n=403) e reteste (n= 346) para fins de validao dos instrumentos. Os resultados indicaram questes claras e pertinentes e apresentaram ndices satisfatrios de validade fatorial confirmatria e de consistncia interna. A seguir, os instrumentos validados (BPNES e LCQ), foram utilizados para avaliao dos aspectos motivacionais dos participantes do programa de interveno pedaggica, com a utilizao de um modelo hbrido (MD-MED). No captulo 4 identificou-se o ndice de autonomia, competncia e relacionamento dos alunos e no captulo 5 a percepo dos alunos em relao ao apoio autonomia (clima de aprendizagem) dos professores. Participaram destes estudos 100 estudantes de duas escolas pblicas do estado do Paran, sendo os grupos divididos em experimental (GE; n=44) e controle (GC; n=56). A anlise dos dados do pr e ps-teste foi realizada aps a verificao de normalidade (Kolmogorov-Smirnov); para caracterizao da amostra, foi utilizada frequncia absoluta e relativa; para comparao dos grupos (GE e GC) foram utilizados testes no-paramtricos (teste U de Mann-Whitney); o nvel de significncia adotado foi de p≤0,05. Os resultados relacionados motivao dos alunos demonstraram alteraes nos ndices de autonomia, que aumentaram no 6 ano para o sexo feminino (GE), aps sua participao no programa de interveno; no houve alteraes estatisticamente significativas nos ndices de relacionamento dos alunos participantes do estudo. No que se refere percepo de apoio autonomia (clima de aprendizagem), verificou-se que os ndices apontaram a manuteno nos valores encontrados aps o programa de interveno. Para verificar o desempenho motor dos alunos, no captulo 6 foi utilizado o Teste Movement Assessment Battery for Children - Second Edition (M-ABC 2). A amostra foi constituda por 85 estudantes do 9 ensino fundamental (6 e 7 ano) com idades de 11 a 14 anos, sendo 44 do grupo experimental e 41 do grupo controle. Para a anlise de dados, utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov para verificar a normalidade, o teste de Wilcoxon para comparao de momentos (pr e ps-teste) e o teste "U" de Mann Whitney para comparao dos grupos. O nvel de significncia adotado foi de p≤0,05. Os resultados demonstraram que o programa de interveno foi efetivo para a melhora da habilidade motora de equilbrio e lanar e receber. Nos Captulos 7 e 8 foram apresentados os resultados do programa de interveno pedaggica no ensino dos esportes de invaso utilizando os contedos esportivos (futsal, basquetebol e handebol). O programa foi desenvolvido em 45 aulas com cada turma (6 e 7 ano) em uma escola estadual. Para a coleta de dados foram utilizados a filmagem das aulas e os dirios de campo. A implementao do modelo hbrido (MD-MED) demonstrou ser uma proposta vivel permitindo verificar a percepo da competncia e da expertise desportiva e a motivao pelo esporte devido ao desenvolvimento tcnico e ttico dos alunos. A realizao de investigao sobre a implementao deste programa foi uma iniciativa desafiadora, sendo importante para demonstrar a possibilidade de implementao de modelos de ensino que possam favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos esportes coletivos de invaso no ambiente escolar.

Abstract: The objective of this study was to investigate the influence of an educational team sports invasion program with the Developmental Model (MD) and the Sports Education Model (SEM) as the theoretical support on the motivation and motor performance of elementary school students. Initially, in the first articles of the thesis (Chapter 2 and 3) validation studies of the questionnaires were performed: a) Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES) and b) The Learning Climate Questionnaire (LCQ). The subjects of this study were students enrolled in elementary school in 08 public schools in the city of Maring-PR, who were requested to test (n=403) and retest (n= 346) for the validation of the instruments. The results showed clear and relevant questions with satisfactory levels of confirmatory factorial validity and internal consistency. After that, the validated instruments (BPNES and LCQ) were used to evaluate the motivational aspects of the participants of the educational intervention program, with the use of a hybrid model (MD-MED). In Chapter 4, an autonomy, competence and relationship index of students was identified, as well as the students' perception regarding support for autonomy (learning environment) of teachers in Chapter 5. One hundred students from two public schools in the state of Paran participated in these studies, being the groups divided into an experimental group (n=44) and a control group (CG; n=56). The analysis of the pre- and post-test data was performed after a normality verification (Kolmogorov-Smirnov); for the sample characterization, absolute and relative frequency were the employed methods; for groups comparison (EG-experimental and CG-control) non-parametric tests were utilized (Mann-Whitney "U" test or Kruskal-Wallis); the adopted level of significance was of p≤0.05. Results related to the students' motivation indicated alterations in the autonomy index, with increase for female students of the 6th grade (EG) after participating in the intervention program; no statistically significant alterations were indicated for students' relationship rates. Regarding the perception of autonomy support (learning environment), it was found that the contents pointed to the maintainability of the numbers found after the intervention program. In order to verify the motor performance of the students, in Chapter 6 the Movement Assessment Battery for Children - Second Edition (M-ABC 2) test was used. The sample consisted of 85 elementary school students (6th and 7th grades) aged 11-14 years, with 44 of them being part of the experimental group, and 41 of the control group. For data analysis, the Kolmogorov-Smirnov test was utilized to verify the normality, the Wilcoxon test to compare distinct moments (pre and post-test) and the Mann-Whitney U test to compare the groups; with the level of significance of p≤0.05. The results demonstrated that the intervention program was effective in improving the motor skills of balance, throw and catch. The results of educational intervention program in the invasion of sports teaching using the sports content (futsal, basketball and handball) were presented in Chapter 7 and 8. The program was developed in 45 classes with each group (6th and 7th grades) in a public school. For data gathering, footages of the classes and field diaries were utilized. The implementation of the hybrid model (MD-SEM) has proven to be a viable proposal, allowing the verification of perception of competence and sporting expertise, as well as motivation in sport due to technical and tactical development of students. Conducting the research on the implementation of this program was a challenging initiative and it is important to demonstrate the possibility of implementing teaching models that can help the process of teaching and learning of team sports invasion in the school environment.
Data da defesa: 16/03/2015
Cdigo: vtls000220773
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Lenamar Fiorese Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL
Nvel: Tese (doutorado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE Luciane Costa.pdf
Tamanho: 2657 Kb (2720641 bytes)
Criado: 08-04-2016 16:19
Atualizado: 08-04-2016 16:47
Visitas: 766
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