Resumo: A prioridade governamental e a concepção do esporte educacional são fatores de forte influência à constituição dos projetos e programas sociais esportivos no Brasil. A tese teve por objetivo analisar a concepção do esporte educacional, sua materialização nos projetos e programas sociais esportivos e as contribuições do Programa Segundo Tempo nesse contexto. Três artigos compõem a tese. O primeiro, uma revisão narrativa, objetivou identificar fatores de origem, expansão e consolidação dos projetos e programas sociais esportivos no campo esportivo brasileiro. Como fatores de origem, destacam-se o reconhecimento do potencial educacional do esporte e a prioridade de governo às políticas sociais para a infância, a adolescência e a juventude. Como fatores de expansão e consolidação, destacam-se as leis infraconstitucionais e a criação do Ministério do Esporte. O segundo artigo, uma revisão sistemática, objetivou apresentar o estado da arte de projetos e programas sociais esportivos brasileiros, a partir da produção científica constituída no campo da Educação Física. Foram selecionados e categorizados 38 artigos originais publicados entre 2004 e 2013. Concluiu-se que os artigos priorizam aspectos pedagógicos, documentando a contribuição da área da Educação Física em diversas realidades nacionais. O terceiro artigo, um estudo descritivo, objetivou analisar o Programa Segundo Tempo como um modelo de desenvolvimento pedagógico do esporte educacional. Com relação ao desenvolvimento da proposta, foram descritas e analisadas: a parceria com as universidades, a elaboração e as ações de aprimoramento do referencial teórico e as ações pedagógicas junto aos convênios. Concluiu-se que o processo descrito é passível de referenciamento a políticas públicas de esporte educacional no Brasil. Verificou-se, de forma geral, um forte vínculo entre os projetos e programas sociais esportivos no Brasil e os princípios do esporte educacional, e uma carência de propostas pedagógicas para a materialização de tais princípios. Nesse sentido, a contribuição do Programa Segundo Tempo se dá pelo desenvolvimento de sua proposta pedagógica.
Abstract: The government priority and the design of educational sports are strong influential factors to the formation of social projects and sports programs in Brazil. The objective of this thesis was to analyze the design of educational sport, its materialization in the projects, sports social programs and contributions to the "Segundo Tempo" Program in this context. Three items make up the thesis. The first, a narrative review, aimed to identify original factors, expansion and consolidation of projects and sports social programs in the Brazilian sports field. Original and outstanding factors are the recognition of the educational potential of sport and the priority of government social policies for children, adolescence and youth. As expansion and consolidation factors, there are the infra-constitutional laws and the creation of the Ministry of Sports. The second, as a systematic review aimed at presenting the state of art projects and Brazilian social sports programs from the scientific production made in the field of physical education. Thirty-eight original articles published between 2004 and 2013 were selected and categorized. It was concluded that the articles have prioritized pedagogical aspects by documenting the contribution of the area of physical education in various national realities. The third article is a descriptive study aimed at analyzing the "Segundo Tempo" Program as a pedagogical model of development of educational sports. Regarding the development of the proposal and partnership with universities, the development and improvement of shares of the theoretical framework and pedagogical actions along with covenants were described and analyzed. It was concluded that the process described is subject to reference public policies of educational sport in Brazil. In general, it is believed that there is a strong link among the projects, sports social programs in Brazil, the principles of sport education, and a lack of educational proposals for the realization of such principles. The contribution to the "Segundo Tempo" Program is through the development of a pedagogical proposal that meets this need. |