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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Projetos e programas sociais esportivos no Brasil : histrico, estado da arte e contribuies do programa segundo tempo
Autor(es): Claudio Kravchichin
Palavras-chave [PT]:

Projetos sociais. Esporte. Esporte educacional. Programa Segundo Tempo. Polticas pblicas de esporte. Projetos e programas sociais esportivos. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Projects and sports social. Programs. Educational sports. Segundo Tempo Program. Brazil.
rea de concentrao: Prticas Sociais em Educao Fsica
Titulao: Doutor em Educao Fsica
Banca:
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira [Orientador] - UEM
Antonio Jorge Gonalves Soares - UFRJ
Jos Pereira de Melo - UFRN
Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM
Giuliano Gomes de Assis Pimentel - UEM
Resumo:
Resumo: A prioridade governamental e a concepo do esporte educacional so fatores de forte influncia constituio dos projetos e programas sociais esportivos no Brasil. A tese teve por objetivo analisar a concepo do esporte educacional, sua materializao nos projetos e programas sociais esportivos e as contribuies do Programa Segundo Tempo nesse contexto. Trs artigos compem a tese. O primeiro, uma reviso narrativa, objetivou identificar fatores de origem, expanso e consolidao dos projetos e programas sociais esportivos no campo esportivo brasileiro. Como fatores de origem, destacam-se o reconhecimento do potencial educacional do esporte e a prioridade de governo s polticas sociais para a infncia, a adolescncia e a juventude. Como fatores de expanso e consolidao, destacam-se as leis infraconstitucionais e a criao do Ministrio do Esporte. O segundo artigo, uma reviso sistemtica, objetivou apresentar o estado da arte de projetos e programas sociais esportivos brasileiros, a partir da produo cientfica constituda no campo da Educao Fsica. Foram selecionados e categorizados 38 artigos originais publicados entre 2004 e 2013. Concluiu-se que os artigos priorizam aspectos pedaggicos, documentando a contribuio da rea da Educao Fsica em diversas realidades nacionais. O terceiro artigo, um estudo descritivo, objetivou analisar o Programa Segundo Tempo como um modelo de desenvolvimento pedaggico do esporte educacional. Com relao ao desenvolvimento da proposta, foram descritas e analisadas: a parceria com as universidades, a elaborao e as aes de aprimoramento do referencial terico e as aes pedaggicas junto aos convnios. Concluiu-se que o processo descrito passvel de referenciamento a polticas pblicas de esporte educacional no Brasil. Verificou-se, de forma geral, um forte vnculo entre os projetos e programas sociais esportivos no Brasil e os princpios do esporte educacional, e uma carncia de propostas pedaggicas para a materializao de tais princpios. Nesse sentido, a contribuio do Programa Segundo Tempo se d pelo desenvolvimento de sua proposta pedaggica.

Abstract: The government priority and the design of educational sports are strong influential factors to the formation of social projects and sports programs in Brazil. The objective of this thesis was to analyze the design of educational sport, its materialization in the projects, sports social programs and contributions to the "Segundo Tempo" Program in this context. Three items make up the thesis. The first, a narrative review, aimed to identify original factors, expansion and consolidation of projects and sports social programs in the Brazilian sports field. Original and outstanding factors are the recognition of the educational potential of sport and the priority of government social policies for children, adolescence and youth. As expansion and consolidation factors, there are the infra-constitutional laws and the creation of the Ministry of Sports. The second, as a systematic review aimed at presenting the state of art projects and Brazilian social sports programs from the scientific production made in the field of physical education. Thirty-eight original articles published between 2004 and 2013 were selected and categorized. It was concluded that the articles have prioritized pedagogical aspects by documenting the contribution of the area of physical education in various national realities. The third article is a descriptive study aimed at analyzing the "Segundo Tempo" Program as a pedagogical model of development of educational sports. Regarding the development of the proposal and partnership with universities, the development and improvement of shares of the theoretical framework and pedagogical actions along with covenants were described and analyzed. It was concluded that the process described is subject to reference public policies of educational sport in Brazil. In general, it is believed that there is a strong link among the projects, sports social programs in Brazil, the principles of sport education, and a lack of educational proposals for the realization of such principles. The contribution to the "Segundo Tempo" Program is through the development of a pedagogical proposal that meets this need.
Data da defesa: 20/12/2014
Cdigo: vtls000220778
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL
Nvel: Tese (doutorado)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese - Claudio Kravchychyn - Verso BCE.pdf
Tamanho: 2176 Kb (2228469 bytes)
Criado: 11-04-2016 16:03
Atualizado: 11-04-2016 16:13
Visitas: 1639
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