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Ttulo [PT]: idAuthority : um modelo para a identificao de autoridade cognitiva em redes sociais
Ttulo [EN]: idAuthority: A Model for Identifying Cognitive Authority in Social Networks
Autor(es): Douglas Francisquini Toledo
Palavras-chave [PT]:

Computao. Autoridade cognitiva. Modelo. Redes Sociais. Anlise de sentimento. Computao. Recomendao de pessoas. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Cognitive authority. Social networks. People recommendation. Brazil.
Titulao: Mestre em Cincia da Computao
Banca:
Edson Alves de Oliveira Junior [Orientador] - UEM
Dante Alves Medeiros Filho - UEM
Roberto Pereira - IC/UNICAMP
Resumo:
Resumo: Com a grande quantidade de informao disponvel na Web, encontrar informao relevante e de qualidade se tornou uma tarefa desafiadora e muitas vezes complexa. A popularizao das redes sociais online tem contribudo para o surgimento de novos modelos de busca que consideram a relao e a interao entre as pessoas como um meio para apoiar a busca ou recomendao de informao. Segundo a teoria da Autoridade Cognitiva, socialmente, as pessoas costumam recorrer outras pessoas de confiana, ou que possuem alguma credibilidade - i.e., suas autoridades cognitivas, quando precisam de uma informao ou conhecimento que elas mesmas no possuem. Partindo do princpio de que uma autoridade cognitiva produz e compartilha informaes de melhor qualidade e relevncia para aqueles que a consideram uma autoridade, este trabalho apresenta o idAuthority: um modelo para apoiar a identificao de autoridades cognitivas em redes sociais que considera trs perspectivas para a identificao de autoridade: 1. Autoridade Explcita, 2. Autoridade Implcita, e 3. Expertise auto atribuda. O objetivo do modelo idAuthority identificar e recomendar pessoas em uma determinada rede social que possam contribuir com informaes que outras pessoas necessitam. Para verificar se essas recomendaes realmente fazem sentido s pessoas, o idAuthority foi instanciado e avaliado no contexto de uma rede social especfica chamada "Todos Ns em Rede" (TNR), cujos usurios so professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de todo o Brasil. A instncia do modelo utilizou o relacionamento e a interao entre os usurios dessa rede, e as informaes publicadas por eles para atender s trs perspectivas propostas pelo idAuthority. A avaliao foi realizada sobre essa instncia com um grupo de 6 professores que utilizam o TNR para apoiar a discusso colaborativa de problemas existentes em suas atividades profissionais. Os resultados obtidos pela avaliao demonstraram que as recomendaes geradas pelo idAuthority so teis aos professores, indicando que o modelo promissor para apoiar a recomendao de autoridades no mbito de redes sociais.

Abstract: With the great amount of information available on the web, finding relevant and quality information has become a challenging and complex activity. The popularity of online social networks has contributed to the appearance of new search models that consider the relationship and interaction between people as a means to support information search and recommendation. According to the Cognitive Authority theory, people often resort to other people they trust, or attribute some credibility (i.e., their cognitive authorities) when they need information or knowledge that they do not possess themselves. Adopting the principle that a cognitive authority produces and shares information of better quality and relevance for those who recognizes that authority, we propose the idAuthority: a model for identifying cognitive authorities in social networks that considers and articulates three perspectives for the identification of authorities: 1. Explicit Authority, 2. Implicit Authority and 3. Self-Expertise. The purpose of the idAthority model is to identify and to recommend people who can to contribute to the information need from others people in a particular social network. In order to verify if these recommendations really make sense to people, the idAuthority was instatiated and evaluated in the specific context of a social network called "All We Network", in which the users are teachers that work in the Inclusive Education field in Brazil. The instance used the relationship and interaction between users of the network, and the information published by them to meet the three perspectives of the model. The evaluation was performed on this instance with a group of six teachers who use the TNR to support collaborative discussion of problems in their professional activities. The results obtained by the evaluation showed that the recommendations generated by idAuthority are useful to teachers, indicating that the model is promising to support the recommendation of authorities in social networks.
Data da defesa: 23/02/2015
Cdigo: vtls000220818
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Edson Alves de Oliveira Junior
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Tecnologia . Programa de Ps-Graduao em Cincia da Computao
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincia da Computao)/
UEM: Departamento de Informtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao_DouglasToledo_46924.pdf
Tamanho: 11468 Kb (11742887 bytes)
Criado: 22-04-2016 14:54
Atualizado: 22-04-2016 15:02
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