Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: O processo de internacionalizao de empresas maringaenses
Autor(es): Letcia Suzane Moureira de Lara
Palavras-chave [PT]:

Internacionalizao. Estratgias empresariais. Empresas. Motivadores e facilitadores. Dificultadores e benefcios. Estratgias. Motivadores. Facilitadores. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Internationalization, Strategies, Motivators, Facilitators, Hindering and Benefits. Brazil.
rea de concentrao: Organizaes e Empreendedorismo
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Fabiane Cortez Verdu [Orientador] - UEM
Natlia Rese - UFPR
William Antonio Borges - PPA-UEM
Resumo:
Resumo: Em uma sociedade globalizada na qual a concorrncia est cada vez mais acirrada, entrar no mercado internacional tem sido uma das estratgias adotadas por pequenas e mdias empresas para poder se manter competitivas com menor dependncia do mercado domstico. Diante deste cenrio e baseando-se na abordagem comportamental, o objetivo desta pesquisa foi compreender como ocorreu o processo de internacionalizao de duas empresas maringaenses. Para alcanar o objetivo proposto apresentam-se os seguintes objetivos especficos: (1) Identificar as estratgias de internacionalizao de duas empresas da cidade de Maring/PR; (2) Identificar as motivaes da internacionalizao de duas empresas da cidade de Maring/PR, (3) Identificar os facilitadores da internacionalizao de duas empresas da cidade de Maring/PR, (4) Identificar os dificultadores de internacionalizao de duas empresas da cidade de Maring/PR e (5) Identificar os benefcios decorrentes da internacionalizao de duas empresas da cidade de Maring/PR. Para desenvolvimento da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, de carter descritivo, com estudo comparativo de casos em duas empresas maringaenses, nos quais as evidncias foram coletadas por meio de entrevistas semi estruturadas com os responsveis pelas negociaes internacionais e ainda de observaes no-participantes. Com base nos resultados obtidos na pesquisa pode-se constatar que o processo de internacionalizao da DB1 foi desde o incio de suas operaes, tendo como estratgias de ingresso em mercados externos as exportaes diretas, enquanto a ZM Bombas foi caracterizada como modelo gradual iniciando suas vendas no mercado internacional por meio de exportaes indiretas, porm em ambos os casos estudados foram realizados IDE.

Abstract: In a globalized society where competition is increasingly fierce, entering the international market has been one of the strategies adopted by small and medium enterprises in order to remain competitive with less dependence on the domestic market. Against this background and based on the behavioral approach, the this study aimed to understand how the process of internationalization occurs in two companies city of Maringa. To achieve the proposed aim we chose the following specific objectives: (1) Identify the internationalization strategies of two companies of the city of Maringa/PR; (2) Identify the motivations of internationalization of two companies of the city of Maringa/PR, (3) Identify the facilitators of the internationalization of two companies of the city of Maringa/PR, (4) Identify the hindering of the internationalization of two companies of the city of Maringa/PR and (5) Identify the benefits of internationalization of two companies of the city of Maringa/PR. In order to develop this research it was adopted a qualitative-descriptive approach, with comparative study of case in two companies from Maringa in which the evidence was collected through semi-structured interviews with those responsible for international negotiations and even non-participant observations. Based on the results of the survey it can be seen that the DB1 company internationalization process was from the beginning of its operations, with the entry strategies in foreign markets were direct exports while ZM process was characterized as gradual model starting sales in the international market through indirect exports, but in both cases were made IDE.
Data da defesa: 07/05/2015
Cdigo: vtls000220832
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Fabiane Cortez Verdu
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Sociais Aplicadas . Programa de Ps-Graduao em Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado)
UEM: Departamento de Administrao

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 046. Letcia Suzane Moureira de Lara.pdf
Tamanho: 976 Kb (999720 bytes)
Criado: 25-04-2016 16:34
Atualizado: 03-05-2016 20:16
Visitas: 302
Downloads: 19

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.