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Título [PT]: Acolhimento como ferramenta para o cuidado humanizado na unidade de terapia intensiva neonatal
Título [EN]: Welcoming as a tool for humanized care in the neonatal intensive care unit
Autor(es): Larissa Gramazio Soares
Palavras-chave [PT]:

Enfermagem neonatal. Enfermagem em UTI neonatal. Enfermagem familiar. Humanização da assistência. Família. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Neonatal nursing. Family nursing. Humanization of assistance. Family. Brazil
Área de concentração: O cuidado à saúde nos diferentes ciclos da vida
Titulação: Mestre em Enfermagem
Banca:
Ieda Harumi Higarashi [Orientador] - UEM
Luciana Mara Monti Fonseca - USP
Maria das Neves Decesaro - UEM
Maria Cândida de Carvalho Furtado - USP
Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic - UEM
Resumo:
Resumo: Objetivou nesse estudo compreender o papel do acolhimento como diretriz da Política Nacional de Humanização no contexto do processo de cuidado de enfermagem em UTIN, por meio uma pesquisa descritiva, de caráter intervencionista e com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado num hospital de médio porte do interior do Paraná, mais especificamente na UTIN, no período de abril a setembro de 2014, distribuídos em quatro fases: (i) no primeiro momento foram entrevistados 13 pais/mães que por ocasião da pesquisa estavam com o RN internado na UTIN há mais de cinco dias. Para a coleta de dados utilizou-se roteiro semiestruturado tendo como questão norteadora: "Como é realizado o acolhimento de enfermagem à família no contexto da atenção em UTIN?" Os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra (pré-teste); (ii) posteriormente, passou-se à fase intervencionista (intervenção educativa), por meio de três oficinas educativas orientadas pela metodologia problematizadora pautando-se no Arco de Charles Marguerez, com os quatro enfermeiros responsáveis pela UTIN. O ponto de partida foi os depoimentos coletados na primeira fase. Deste processo emanou a proposta de um protocolo-piloto de acolhimento para a UTIN. (iii) No mês seguinte, os enfermeiros implementaram o protocolo-piloto de acolhimento, amparados por um check-list voltado ao registro dos pontos fortes e fracos desta rotina/protocolo de atendimento, no momento de sua execução; (iv) ao final desse período foi realizado o último encontro com os enfermeiros, a fim de elencar as dificuldades e/ou facilidades encontradas na implementação do protocolo de acolhimento. Além disso, foram realizadas novas entrevistas incluindo dez mães e um pai que, por ocasião desta etapa de pesquisa, se encontravam com os seus filhos em cuidado intensivo, com a finalidade de analisar a percepção da família após implantação da prática de acolhimento (pós-teste). Os resultados evidenciam a efetividade de estratégias educativas pautadas na problematização da realidade assistencial, seja pela possibilidade de utilizarem-se situações específicas dos cenários de atenção como alavancadores das propostas de mudança, seja em função de propiciar o sentimento de valorização dos profissionais, que passam a ser protagonistas destas transformações. Para além das questões operacionais, os resultados do estudo revelaram a importância de estratégias de aproximação para a qualificação do acolhimento e, por conseguinte, do cuidado prestado ao binômio criança-família. Algumas das estratégias foram atribuição de profissionais de referência para os pais no ambiente da UTIN; preparo e orientação às famílias de forma individualizada/personalizada na primeira visita ao filho; otimização da visita diária com rotina de informações sobre a evolução do filho; inserção dos pais na realização dos cuidados ao RN e preparo aos pais para a alta, com referenciamento para UBS. Conclui-se que a reflexão sobre a prática assistencial constitui-se em aspecto essencial para desencadear a transformação da realidade, a partir do envolvimento de todos os atores sociais destes contextos. Em que pesem os limites do estudo, esta experiência de pesquisa com intervenção educativa abre a perspectiva para a necessidade de novos estudos desta natureza, ao mesmo tempo em que valoriza o trabalho em parceria dos profissionais de saúde e famílias para a qualificação das práticas de cuidado.

Abstract: The role of welcoming as a guideline of the National Humanization Policy in the context of nursing care in the NICU process is provided by a descriptive survey, interventionist mode and a qualitative approach. Current study was conducted in a middle-size hospital in the interior of the state of Paraná, Brazil, more specifically in a NICU, between April and September 2014. It was divided into four phases: (i) thirteen parents were interviewed when the recently-born child was admitted into the NICU for more than five days; for data collection, a semi-structured scheme was given with the guiding question: "How does welcoming take place within nursing care in the context of NICU?" Interviews were recorded and transcribed in full (pre-test); (ii) the interventional phase (educational intervention) occurred through three educational workshops with the four NICU nurses in charge, by means of a problematizing methodology based on Charles Marguerez´s Arc. Testimonies collected in the first phase were the starting point. This process triggered a proposal of a pilot-protocol welcome for the NICU; (iii) the next month the nurses implemented the pilot-protocol welcome through a checklist recording the strong and weak points of the protocol during its execution; (iv) at the end of this period, the last meeting with the nurses occurred to analyze the difficulties and positive items encountered in the implementation of the welcome protocol. Further interviews with ten mothers and one father who, at this stage of research, were with their children in the intensive care unit, were conducted. The perception of the family after the deployment of the welcoming practice (post-test) was thus investigated. Results showed the effectiveness of educational strategies based on the problematization of care reality either through specific situations of attention scenarios as change proposals or in providing a sense of appreciation of professionals, who became protagonists of these transformations. In addition to operational issues, the study also revealed the importance of approach strategies for the qualification of welcome and, therefore, the care for the child-family binomial. Some strategies were the assigning of reference professionals for parents within the NICU environment; individualized / personalized preparation and orientation of families for the first visit to the child; optimization of the daily routine visit with information on the child´s evolution; inclusion of parents in the care of the newborn; and the preparation of parents for hospital discharge. Reflections on healthcare practices constitute an essential aspect to transform reality through the involvement of all the social agents within these contexts. In spite of the study´s limitations, current research experience plus its educational intervention opens the perspective for further studies and, at the same time, valorizes work partnership for health professionals and families for care practice.

Resumen: Este estudio tuvo por objetivo comprender el papel de lo acogida como directriz de la Política Nacional de Humanización en el contexto del proceso de cuidado de enfermería en UCIN, por intermedio de una investigación descriptiva, de carácter intervencionista con abordaje cualitativo. El estudio se realizó en un hospital de tamaño medio del interior de Paraná, más específicamente en la UCIN, en el período de abril a septiembre de 2014, distribuidos en cuatro etapas: (i) en el primer momento se entrevistaron trece padres/madres que por ocasión de la investigación estaban con el RN ingresado en la UCIN durante más de 5 días. Para la recolecta de datos se utilizó rutero semiestructurado tiendo como pregunta guía: "¿Cómo es realizado el acogimiento de enfermería a la familia en el contexto de la atención en UCIN?" Las declaraciones fueron grabadas y transcriptas en la íntegra (pre-test); (ii) posteriormente, se pasó a la fase intervencionista (intervención educativa), por intermedio de tres talles educativos dirigidos por la metodología cuestionable siempre centrándose en el Arco de Charles Marguerez, con los cuatro enfermeros responsables por la UCIN. El punto de partida fueron las declaraciones recolectados en la primera fase. De este proceso surgió la propuesta de un protocolo-piloto de acogida para la UCIN. (iii) En el mes siguiente, los enfermeros implementaron el protocolo-piloto de acogimiento, amparados por un check-list con objetivo de registro de los puntos fuertes y débiles de esta rutina/protocolo de atención, en el momento de su ejecución; (iv) al final de ese período se llevó a cabo el último encuentro con los enfermeros, con la finalidad de reunir las dificultades y/o facilidades encontradas en la implementación del protocolo de acogida. Además, se realizaron otras entrevistas incluyendo diez madres y un padre que, en esta etapa de investigación, se encontraban con sus hijos en cuidado intensivo, con la finalidad de analizar la percepción de la familia tras implantación de la práctica de acogida (post-testLos resultados han permitido evidenciar la efectividad de estrategias educativas pautadas en la problematización de la realidad asistencial, sea por la posibilidad de utilizarse situaciones específicas de los escenarios de atención como palancas de las propuestas de cambio sea en función de propiciar el sentimiento de valoración de los profesionales, que pasan a ser protagonistas de estas transformaciones. Además de las cuestiones operacionales, los resultados del estudio revelaron la importancia de estrategias de acercamiento para la calificación del acogimiento, y por consiguiente, del cuidado prestado al binomio niño-familia. Algunas de las estrategias fueron atribución de profesionales de referencia para los padres en el ambiente de la UCIN; preparo y orientación las familias de forma individualizada/personalizada en la primera visita al hijo; mejora de la visita diaria con rutina de informaciones sobre la evolución del hijo; inserción de los padres en la realización de los cuidados al RN; y preparo a los padres para el alta, con referencia para UBS. Se concluye que la reflexión sobre la práctica asistencial se constituye en aspecto esencial para desencadenar la transformación de la realidad, a partir del envolvimiento de todos los actores sociales de estos contextos. A que pesar de las limitaciones del estudio, esta experiencia de investigación con intervención educativa abre la perspectiva para la necesidad de nuevos estudios de esta naturaleza, al mismo tiempo en que valora lo trabajo en cooperación de los profesionales de salud y familias para la cualificación de las prácticas de cuidado.
Código: vtls000220863
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2014
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Harumi Higarashi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Nível: Dissertação (mestrado em Enfermagem)
UEM: Departamento de Enfermagem

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: LARISSA GRAMAZIO SOARES.pdf
Tamanho: 1152 Kb (1180144 bytes)
Criado: 12-04-2016 20:05
Atualizado: 12-04-2016 20:18
Visitas: 1477
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