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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

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Ttulo [PT]: Acolhimento como ferramenta para o cuidado humanizado na unidade de terapia intensiva neonatal
Ttulo [EN]: Welcoming as a tool for humanized care in the neonatal intensive care unit
Autor(es): Larissa Gramazio Soares
Palavras-chave [PT]:

Enfermagem neonatal. Enfermagem em UTI neonatal. Enfermagem familiar. Humanizao da assistncia. Famlia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Neonatal nursing. Family nursing. Humanization of assistance. Family. Brazil
rea de concentrao: O cuidado sade nos diferentes ciclos da vida
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Ieda Harumi Higarashi [Orientador] - UEM
Luciana Mara Monti Fonseca - USP
Maria das Neves Decesaro - UEM
Maria Cndida de Carvalho Furtado - USP
Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic - UEM
Resumo:
Resumo: Objetivou nesse estudo compreender o papel do acolhimento como diretriz da Poltica Nacional de Humanizao no contexto do processo de cuidado de enfermagem em UTIN, por meio uma pesquisa descritiva, de carter intervencionista e com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado num hospital de mdio porte do interior do Paran, mais especificamente na UTIN, no perodo de abril a setembro de 2014, distribudos em quatro fases: (i) no primeiro momento foram entrevistados 13 pais/mes que por ocasio da pesquisa estavam com o RN internado na UTIN h mais de cinco dias. Para a coleta de dados utilizou-se roteiro semiestruturado tendo como questo norteadora: "Como realizado o acolhimento de enfermagem famlia no contexto da ateno em UTIN?" Os depoimentos foram gravados e transcritos na ntegra (pr-teste); (ii) posteriormente, passou-se fase intervencionista (interveno educativa), por meio de trs oficinas educativas orientadas pela metodologia problematizadora pautando-se no Arco de Charles Marguerez, com os quatro enfermeiros responsveis pela UTIN. O ponto de partida foi os depoimentos coletados na primeira fase. Deste processo emanou a proposta de um protocolo-piloto de acolhimento para a UTIN. (iii) No ms seguinte, os enfermeiros implementaram o protocolo-piloto de acolhimento, amparados por um check-list voltado ao registro dos pontos fortes e fracos desta rotina/protocolo de atendimento, no momento de sua execuo; (iv) ao final desse perodo foi realizado o ltimo encontro com os enfermeiros, a fim de elencar as dificuldades e/ou facilidades encontradas na implementao do protocolo de acolhimento. Alm disso, foram realizadas novas entrevistas incluindo dez mes e um pai que, por ocasio desta etapa de pesquisa, se encontravam com os seus filhos em cuidado intensivo, com a finalidade de analisar a percepo da famlia aps implantao da prtica de acolhimento (ps-teste). Os resultados evidenciam a efetividade de estratgias educativas pautadas na problematizao da realidade assistencial, seja pela possibilidade de utilizarem-se situaes especficas dos cenrios de ateno como alavancadores das propostas de mudana, seja em funo de propiciar o sentimento de valorizao dos profissionais, que passam a ser protagonistas destas transformaes. Para alm das questes operacionais, os resultados do estudo revelaram a importncia de estratgias de aproximao para a qualificao do acolhimento e, por conseguinte, do cuidado prestado ao binmio criana-famlia. Algumas das estratgias foram atribuio de profissionais de referncia para os pais no ambiente da UTIN; preparo e orientao s famlias de forma individualizada/personalizada na primeira visita ao filho; otimizao da visita diria com rotina de informaes sobre a evoluo do filho; insero dos pais na realizao dos cuidados ao RN e preparo aos pais para a alta, com referenciamento para UBS. Conclui-se que a reflexo sobre a prtica assistencial constitui-se em aspecto essencial para desencadear a transformao da realidade, a partir do envolvimento de todos os atores sociais destes contextos. Em que pesem os limites do estudo, esta experincia de pesquisa com interveno educativa abre a perspectiva para a necessidade de novos estudos desta natureza, ao mesmo tempo em que valoriza o trabalho em parceria dos profissionais de sade e famlias para a qualificao das prticas de cuidado.

Abstract: The role of welcoming as a guideline of the National Humanization Policy in the context of nursing care in the NICU process is provided by a descriptive survey, interventionist mode and a qualitative approach. Current study was conducted in a middle-size hospital in the interior of the state of Paran, Brazil, more specifically in a NICU, between April and September 2014. It was divided into four phases: (i) thirteen parents were interviewed when the recently-born child was admitted into the NICU for more than five days; for data collection, a semi-structured scheme was given with the guiding question: "How does welcoming take place within nursing care in the context of NICU?" Interviews were recorded and transcribed in full (pre-test); (ii) the interventional phase (educational intervention) occurred through three educational workshops with the four NICU nurses in charge, by means of a problematizing methodology based on Charles Marguerezs Arc. Testimonies collected in the first phase were the starting point. This process triggered a proposal of a pilot-protocol welcome for the NICU; (iii) the next month the nurses implemented the pilot-protocol welcome through a checklist recording the strong and weak points of the protocol during its execution; (iv) at the end of this period, the last meeting with the nurses occurred to analyze the difficulties and positive items encountered in the implementation of the welcome protocol. Further interviews with ten mothers and one father who, at this stage of research, were with their children in the intensive care unit, were conducted. The perception of the family after the deployment of the welcoming practice (post-test) was thus investigated. Results showed the effectiveness of educational strategies based on the problematization of care reality either through specific situations of attention scenarios as change proposals or in providing a sense of appreciation of professionals, who became protagonists of these transformations. In addition to operational issues, the study also revealed the importance of approach strategies for the qualification of welcome and, therefore, the care for the child-family binomial. Some strategies were the assigning of reference professionals for parents within the NICU environment; individualized / personalized preparation and orientation of families for the first visit to the child; optimization of the daily routine visit with information on the childs evolution; inclusion of parents in the care of the newborn; and the preparation of parents for hospital discharge. Reflections on healthcare practices constitute an essential aspect to transform reality through the involvement of all the social agents within these contexts. In spite of the studys limitations, current research experience plus its educational intervention opens the perspective for further studies and, at the same time, valorizes work partnership for health professionals and families for care practice.

Resumen: Este estudio tuvo por objetivo comprender el papel de lo acogida como directriz de la Poltica Nacional de Humanizacin en el contexto del proceso de cuidado de enfermera en UCIN, por intermedio de una investigacin descriptiva, de carcter intervencionista con abordaje cualitativo. El estudio se realiz en un hospital de tamao medio del interior de Paran, ms especficamente en la UCIN, en el perodo de abril a septiembre de 2014, distribuidos en cuatro etapas: (i) en el primer momento se entrevistaron trece padres/madres que por ocasin de la investigacin estaban con el RN ingresado en la UCIN durante ms de 5 das. Para la recolecta de datos se utiliz rutero semiestructurado tiendo como pregunta gua: "Cmo es realizado el acogimiento de enfermera a la familia en el contexto de la atencin en UCIN?" Las declaraciones fueron grabadas y transcriptas en la ntegra (pre-test); (ii) posteriormente, se pas a la fase intervencionista (intervencin educativa), por intermedio de tres talles educativos dirigidos por la metodologa cuestionable siempre centrndose en el Arco de Charles Marguerez, con los cuatro enfermeros responsables por la UCIN. El punto de partida fueron las declaraciones recolectados en la primera fase. De este proceso surgi la propuesta de un protocolo-piloto de acogida para la UCIN. (iii) En el mes siguiente, los enfermeros implementaron el protocolo-piloto de acogimiento, amparados por un check-list con objetivo de registro de los puntos fuertes y dbiles de esta rutina/protocolo de atencin, en el momento de su ejecucin; (iv) al final de ese perodo se llev a cabo el ltimo encuentro con los enfermeros, con la finalidad de reunir las dificultades y/o facilidades encontradas en la implementacin del protocolo de acogida. Adems, se realizaron otras entrevistas incluyendo diez madres y un padre que, en esta etapa de investigacin, se encontraban con sus hijos en cuidado intensivo, con la finalidad de analizar la percepcin de la familia tras implantacin de la prctica de acogida (post-testLos resultados han permitido evidenciar la efectividad de estrategias educativas pautadas en la problematizacin de la realidad asistencial, sea por la posibilidad de utilizarse situaciones especficas de los escenarios de atencin como palancas de las propuestas de cambio sea en funcin de propiciar el sentimiento de valoracin de los profesionales, que pasan a ser protagonistas de estas transformaciones. Adems de las cuestiones operacionales, los resultados del estudio revelaron la importancia de estrategias de acercamiento para la calificacin del acogimiento, y por consiguiente, del cuidado prestado al binomio nio-familia. Algunas de las estrategias fueron atribucin de profesionales de referencia para los padres en el ambiente de la UCIN; preparo y orientacin las familias de forma individualizada/personalizada en la primera visita al hijo; mejora de la visita diaria con rutina de informaciones sobre la evolucin del hijo; insercin de los padres en la realizacin de los cuidados al RN; y preparo a los padres para el alta, con referencia para UBS. Se concluye que la reflexin sobre la prctica asistencial se constituye en aspecto esencial para desencadenar la transformacin de la realidad, a partir del envolvimiento de todos los actores sociales de estos contextos. A que pesar de las limitaciones del estudio, esta experiencia de investigacin con intervencin educativa abre la perspectiva para la necesidad de nuevos estudios de esta naturaleza, al mismo tiempo en que valora lo trabajo en cooperacin de los profesionales de salud y familias para la cualificacin de las prcticas de cuidado.
Cdigo: vtls000220863
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ieda Harumi Higarashi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao em Enfermagem
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)
UEM: Departamento de Enfermagem

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: LARISSA GRAMAZIO SOARES.pdf
Tamanho: 1152 Kb (1180144 bytes)
Criado: 12-04-2016 20:05
Atualizado: 12-04-2016 20:18
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