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Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: Uma escola para o campo na cidade : a reconstruo das identidades dos alunos do campo no cotidiano do CEC Adlia Rossi Arnaldi
Autor(es): Eline Gomes de Oliveira Zioli
Palavras-chave [PT]:

Identidade. Meio rural. Cotidiano. Reconstruo. Educao rural. Aspectos sociais. Ideologia. Escola do Campo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Identities. Habitus. Daily. Ideology. Rural School. Brazil.
rea de concentrao: Organizaes e Empreendedorismo
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Elisa Yoshie Ichikawa [Orientador] - UEM
Luciano Mendes - USP
Priscilla Borgonhoni Chagas - UEM
Resumo:
Resumo: Partindo da proposta de compreenso de uma escola do campo situada na cidade, busquei desenvolver este estudo a partir do objetivo de interpretar como a escola e suas prticas cotidianas contriburam para a criao e recriao das identidades dos alunos oriundos do meio rural do Colgio Estadual do Campo (CEC) Adlia Rossi Arnaldi. Desenvolvi a proposta para essa pesquisa a partir da relao campo-cidade. Na abordagem das legislaes estadual e federal que regulamentam a educao do campo, o campo apresentado como diferente da cidade, com sua prpria identidade. Ao regulamentar a educao no campo, os legisladores enfocam a necessidade de valorizar a identidade do homem do campo. Entretanto, um dos questionamentos que me acompanhavam no incio desse trabalho era quanto existncia dessa identidade que a legislao busca valorizar, do homem do campo como diferente e distante das prticas urbanas. Apoiando-me nos embasamentos tericos de Bourdieu, pude desenvolver nessa pesquisa uma viso de estrutura constantemente moldada pelo agente, que dentro das possibilidades que seu habitus primrio lhe permite, vai agindo e construindo sua realidade. Para complementar essa abordagem, utilizei as contribuies de Althusser para ideologia, em que pude entend-la como uma prtica presente nos diversos campos e compondo o habitus do agente. Por fim utilizei as contribuies tericas de Certeau, Lefebvre e Heller para interpretar o cotidiano escolar, com vistas a compreender de que modo as prticas de socializao dos agentes inseridos nesse espao contriburam para a construo e reconstruo das identidades dos alunos do CEC Adlia Rossi Arnaldi. Ao realizar essa pesquisa, me utilizei da tcnica de bricolage, tanto para construir as discusses tericas que me orientaram, como para traar os procedimentos metodolgicos que me permitiram responder a questo proposta no incio. Desse modo, pude analisar, ao mesmo tempo, a estrutura em que o sujeito est inserido e sua participao no cotidiano da organizao escolar - ao observar as prticas dos sujeitos e suas reaes, coletando seus depoimentos por meio de entrevistas semiestruturadas e de narrativa - e interpretar minhas anotaes de campo e os fragmentos discursivos coletados por meio da anlise do discurso pechetiana. Ao analisar as prticas de socializao e prticas cotidianas dos sujeitos, pude compreender a constante reconstruo de suas identidades, ao consumirem a escola como produto cultural de uma forma modificada, diferente do objetivo inicial da sua instituio, que a valorizao da identidade do homem do campo. Os alunos, a partir do seu habitus primrio construdo nas prticas de socializao em famlia, buscam na escola uma forma de insero na vida urbana, e ao consumirem os produtos culturais da escola, criam um novo produto, e com isso reconstroem suas identidades no cotidiano escolar.

Abstract: Starting from the understanding of a rural school situated in the city, I have attempted to develop this study from the purpose to interpret how the school and its daily practices contributed to the creation and recreation of the identities of the students from the rural areas of the Colgio Estadual do Campo (CEC) Adlia Rossi Arnaldi. I have developed the proposal for this research from the relation between the city and the countryside. In the approach to the state and federal laws which control the rural education, the country is showed as different from the city, with its own identity. By regulating the rural education, lawmakers focus on the need to enhance the identity of the country man. However, one of the questions that accompanied me at the beginning of this work was about the existence of this identity that the legislation seeks to value, the man from the country as different and distant from urban practices. Supporting me in the Theoretical Foundation of Bourdieu, I could develop in this research a structure view constantly shaped by the agent, that within the possibilities that their primary habitus allows them it will act and build their reality. To complement this approach, I have used the contributions of Althusser to ideology, in which I could understand it as a present practice in various fields and composing habitus agent. Finally I have used the theoretical contributions of Certeau, Lefebvre and Heller to interpret the school routine, in order to understand how the socialization practices of the agents entered in this space contributed to the construction and reconstruction of the identities of students of CEC Adlia Rossi Arnaldi. By conducting this research, I have used the bricolage technique to build the theoretical discussions that guided me and to trace the methodological procedures that allowed me to answer the question proposed at the beginning. Thus, at the same time I could analyze the structure in which the subject is inserted and its participation in the school organization everyday - observing the practices of the subjects and their reactions, collecting their statements through semi-structured interviews and narrative - and interpret my field notes and discursive fragments collected by analyzing the speech pechetiana. By analyzing the socialization practices and daily practices of individuals, I could understand the constant rebuilding their identities to consume school as a cultural product of a modified form, different from the initial purpose of their institution, which is the appreciation of the identity of the country man. The students, starting from their primary habitus built in family socialization practices, they seek in school a way of integration into the urban life, and by consuming school cultural products, they create a new product, and thus reconstruct their identities in everyday life school.
Data da defesa: 29/02/2016
Cdigo: vtls000220884
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Elisa Yoshie Ichikawa
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Sociais Aplicadas
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 059. Eline Gomes de Oliveira Zioli.pdf
Tamanho: 1318 Kb (1349852 bytes)
Criado: 29-03-2016 15:09
Atualizado: 01-04-2016 10:24
Visitas: 374
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