Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Afetividade, gnero e escola : um estudo sobre a excluso de meninos no 6 ano do ensino fundamental, com enfoque na disciplina de matemtica
Ttulo [EN]: Affectivity, gender and school: an analysis on the exclusion of boys in the sixth year of basic education, with a special focus on mathematics
Autor(es): Evelyn Rosana Cardoso
Palavras-chave [PT]:

Educao bsica. Gnero masculino. Aspectos afetivos. Fracasso escolar. Matemtica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Basic education. Male gender. Affective aspects. School failure. Mathematics. Brazil.
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ana Maria Teresa Benevides Pereira [Orientador] - UEM
Ana Paula Canavarro Teixeira - UE
Luzia Marta Bellini - UEM
Adriano Rodrigues Ruiz - UNOESTE
Leonor Dias Paini - UEM
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Ourides Santin Filho - UEM
Resumo:
Resumo: Este estudo analisa a influncia dos aspectos afetivos nos processos de reprovao e excluso dos meninos em turmas de sextos anos do sistema educacional pblico brasileiro. As estatsticas educacionais apontam que a evaso e reprovao dos alunos do gnero masculino so proporcionalmente superiores s do feminino. Esse fenmeno pode ser observado em todos os anos escolares da educao bsica. A opo por desenvolver a pesquisa nesse nvel e ano fundamenta-se nos ndices de insucesso histrico dos alunos desse perodo escolar. No Brasil, so poucos e recentes os estudos que abordam tal tema, visto que esse problema se acentuou nas ltimas dcadas. As causas precisam ser investigadas, sendo uma das possibilidades as questes afetivas e de gnero que contribuem para elevar esses ndices, isso porque o sistema educacional, geralmente, no considera esse fator como relevante para o ensino e aprendizagem. Muitas vezes preocupa-se apenas em conter as expresses emocionais em sala de aula, apesar de muitos/as pesquisadores/as j haverem enfatizado que no existe um ato puramente intelectual. A proposta deste estudo foi examinar os dados relativos s reprovaes e evases que ocorreram em trs escolas pblicas paranaenses, entre os anos de 2007 a 2012, analisar as consequncias desses fatos para a vida escolar de estudantes com dados obtidos na anlise dos histricos escolares e em entrevistas com aproximadamente 10% desses indivduos (N=37), assim como com professores/as, pedagogos/as e diretores/as que atuaram nas escolas participantes da investigao (N=26). A metodologia de pesquisa adotada foi emprica, transversal, ex post facto, qualitativa, no paradigma interpretativo e na modalidade de estudo de caso, empregando a anlise de contedo proposta por Laurence Bardin, com anlise documental. Constatou-se que a diferena de xito escolar entre os gneros de aproximadamente 20%, favorecendo o feminino, e que esse fato ainda no considerado relevante dentro das escolas. Na percepo dos/as alunos/as, o sucesso ou insucesso escolar dos meninos justificado pela (in)disciplina que estes apresentaram durante as aulas.

Abstract: The influence of the affective aspects in the failure and exclusion process of boys in Sixth Grade classes from the Brazilian government-run schooling system is analyzed. Educational statistics show that quittance and school failure of male students are proportionally higher than those of girls. The phenomenon may be seen in all class of Basic Education. Developing research at this level and year is based on students failure history during the schooling period. Few and very recent studies are extant on the theme in Brazil since the issue has aggravated during the last decades. Their causes must be investigated. One hypothesis deals with the affective and gender issues that raise the indexes since, as a rule, the educational system discards this factor as non-relevant for teaching and learning. In fact, it concerning restricting emotions in the classroom although many researchers emphasize that purely intellectual activities do not exist. Current analysis examines data on class failure and school quittance in three government-run schools in the state of Paran, Brazil, between 2007 and 2012, and analyzes their consequences on the students school experience. Data were retrieved from school charts and by interviews with approximately 10% of students (N=37) and with teachers, pedagogues and principals that worked in the schools under analysis (N=26). The empirical, transversal, ex post facto, qualitative research method was employed within the interpretation paradigm and within the case-study mode by content analysis proposed by Lawrence Bardin, coupled to document analysis. The difference in schooling success between the genders is approximately 20%, pending towards females, even though this fact is not taken as relevant by the schools. From the students point of view, schooling success or failure of males may be explained by (in)discipline during lessons.
Data da defesa: 24/04/2015
Cdigo: vtls000220899
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Maria Teresa Benevides Pereira
Co-Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese_Evelyn.pdf
Tamanho: 2087 Kb (2136894 bytes)
Criado: 29-03-2016 14:03
Atualizado: 29-03-2016 14:31
Visitas: 513
Downloads: 8

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.