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Consultar: Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

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Ttulo [PT]: Princpios de uma usina fotovoltaica: uma aplicao ao ensino mdio
Autor(es): Eduardo Augusto Castelli Astrath
Palavras-chave [PT]:

Ensino de fsica. Ensino mdio. Usina fotovoltaica. Eletrodinmica. Fsica. Teoria de aprendizagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physics education. Electrodynamics. Meaningful learning. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Fsica
Banca:
Hatsumi Mukai [Orientador] - UEM
Adriana da Silva Fontes - UTFPR
Paulo Ricardo Garcia Fernandes - UEM
Resumo:
Resumo: Esta dissertao descreve a forma com que foi desenvolvido e aplicado um produto educacional para o ensino de Fsica, junto ao terceiro ano do ensino mdio. Trata-se de um prottipo de gerao de energia eltrica via painel solar. A principal motivao foi o fato de que comum os assuntos de eletricidade e magnetismo serem abordados mais na forma matemtica (resoluo de problemas) do que a fsica a qual as envolve, alm de no ser ministrado todo o contedo previsto pela ementa curricular. Alm disso, ao fato de o componente curricular Fsica Moderna ser pouco explorada devido ao nmero de horas disponveis em sala de aula. Houve tambm a preocupao em levar aos alunos um maior conhecimento sobre um tema muito discutido na atualidade, que a gerao de energia eltrica, atravs de processos considerados limpos, ou seja, que no danificam o meio ambiente. Esta aplicao nos permitiu relatar a influncia de uma atividade terico-experimental na aprendizagem significativa dos alunos. Como embasamento terico para uma melhor anlise, foi utilizado o conceito de aprendizagem significativa e mapas conceituais estudados respectivamente por Ausubel e Novak. Sendo assim, a anlise se deu por meio de um questionrio com conhecimentos especficos, relacionados ao produto, do componente curricular, bem como relacionados ao cotidiano dos alunos. Alm disso foi utilizado tambm, um mapa conceitual sobre o tema eletricidade e magnetismo. Este produto e a forma de avaliao foram aplicados em uma turma de 19 alunos de um colgio pblico da cidade de Maring-PR. Os resultados foram satisfatrios, pois pode-se avaliar que a maioria dos alunos atingiram o objetivo proposto, compreendendo a Fsica que est por trs das equaes matemticas no contedo proposto, bem como fenmenos relacionados Fsica Moderna.

Abstract: This paper describes the way was developed and applied an educational product for teaching Physics, with the third year of high school. It is a prototype of electricity generation via solar panel. The main motivation was the fact that it is common for issues of electricity and magnetism be addressed more in mathematical form (problem solving) than physical that involves, besides not being given all the content provided by the curriculum menu. In addition, the fact that the curriculum component Modern Physics is poorly explored due to the number of hours available in the classroom. There was also the concern to bring students a greater insight into a much discussed topic today, which is the generation of electricity, through processes considered clean, ie that do not damage the environment. This application allowed us to report the influence of a theoretical and experimental activity in significant student learning. As a theoretical foundation for better analysis we used the concept of meaningful learning and concept maps studied respectively by Ausubel and Novak. Thus, the analysis of material was through a questionnaire with specific knowledge relating to the product, the curricular component and related to the daily lives of students. And a concept map on the topic electricity and magnetism. This product and the way the evaluation was applied in a class of 19 students of a public school in the city of Maringa-PR. The results were satisfactory, it can be assessed that the majority of students reached the proposed goal, understanding the physics that is behind the mathematical equations in the proposed content and phenomena related to modern physic.
Data da defesa: 2015
Cdigo: vtls000220980
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Hatsumi Mukai
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Fsica em Rede Nacional
Nvel: Dissertao (mestrado em Fsica)
UEM: Departamento de Fsica

Responsavel: admin
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Eduardo Augusto Castelli Astrath MNPEF dez 2015.pdf
Tamanho: 5 Kb (5298 bytes)
Criado: 04-07-2016 13:36
Atualizado: 06-07-2016 08:59
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