Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Título [PT]: Gênero textual autobiografia em aulas de língua portuguesa na EJA : uma perspectiva de aprendizagem na terceira idade
Autor(es): Margaret de Lourdes Volponi
Palavras-chave [PT]:

Lingüística aplicada. Leitura. Produção de texto. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Terceira idade. Seqüência didática. Ensino fundamental. Proposta metodológica. Ensino-aprendizagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Youth ande adult education. Elderly people. Teaching and learning process. Brazil.
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Pedro Luis Navarro Barbosa [Orientador] - UEM
Dulce Elena Coelho Barros - UEM
Margarida da Silveira Corsi - UEM
Resumo:
Resumo: Na educação pública do Brasil há uma grande lacuna em relação ao material didático: a Educação de Jovens e Adultos é negligenciada e desvalorizada pelo Poder Público, e para a terceira idade, praticamente inexiste renovação pedagógica, até porque o material específico é inadequado. Assim, verifica-se uma grande carência de ferramentas exclusivas para o ensino/aprendizagem desse público. Em vista do exposto, a presente pesquisa desenvolve uma proposta de produção de material didático destinado a professores de Língua Portuguesa, para trabalharem o gênero textual autobiografia com alunos da terceira idade da Educação de Jovens e Adultos (doravante, EJA). A pesquisa para respaldar as reflexões esta fundamentada principalmente na revisão da literatura específica. Primeiramente, baseou-se em três pontos específicos: 1- os estudos se constituíram de atividades de análises apropriadas de textos selecionados, os quais serviram de subsídio para o suporte teórico, em que a oralidade, a leitura e a produção de textos se fundamentam nas teorias que norteiam a enunciação, o dialogismo e a interação pela linguagem em conformidade com a visão de Bakntin (1992/2003); 2- a proposta da Secretaria de Educação (1999) vinculada aos PCNs - 2008 (Parâmetros Curriculares Nacionais); e 3- a pesquisa baseou-se em textos de autores conceituados - como Geraldi (2003), Bakhtin (1992/2003) e Brandão (2003). Num segundo momento analisou-se o material pedagógico usado no CEEBJA de Sarandi com os alunos do Ensino Fundamental- fase ll, e em seguida, desenvolveu-se uma sequência didática como estratégia norteadora de práticas pedagógicas para um ensino de língua mais condizente com a dinâmica social da EJA. Espera-se, com o desenvolvimento deste trabalho, dar suporte ao professor de Língua Portuguesa quando da aplicação do gênero autobiografia, bem como instrumentalizar alunos da terceira idade para escreverem sua própria história, e assim, abrir caminhos capazes de contribuir para a efetivação da aprendizagem desta faixa etária.

Abstract: In Brazilian public education there is a major gap related to teaching resources: Youth and Adults Education is forgotten and undervalued by the public policies, and there are no traces of teaching changes including appropriate and specific resources aimed at elderly education. This shows a great lack of exclusive tools for the teaching and learning regarding these groups. Bearing in mind the statement above, this research develops a proposal for the production of teaching resources aimed at Portuguese language teachers, so they can use the text genre autobiography with elderly students of the Youth and Adult Education (EJA, from now on). In order to support the reflections for this research, it is based mainly on the review of its specific literature. Firstly, it was based in three main points: 1 -the research was made up of appropriate selected texts analysis, which provided the theoretical approach, in which storytelling, reading and writing are based on theories which address enunciation, dialogism and the interaction through language, according to Bakhtin's view (1992/2003); 2- the proposal of the State Bureau of Education (1999) is bound to the PCNs - 2008 (Brazilian Curricular Parameters); and 3- the research is based on texts of renowned authors such as Geraldi (2003), Bakhtin (1992/2003) and Brandão (2003). At a second moment, the teaching resources used at a State Center of Basic Education for Youth and Adults (CEEBJA) in the city of Sarandi, with students of basic education - second stage, are analyzed and, following, a teaching sequence was developed as a guiding strategy for teaching practices to attain a language teaching more suitable to the social dynamics of EJA. The development of this research aims at providing the Portuguese language teachers tools to work the genre autobiography, as well as creating tools for elderly students to write down their own history. This way, it contributes for the effectiveness of the learning process to thisgroup.
Data da defesa: 2015
Código: vtls000221633
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2015
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Navarro Barbosa
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)
UEM: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação.pdf
Tamanho: 11997 Kb (12284612 bytes)
Criado: 03-05-2016 19:39
Atualizado: 03-05-2016 19:46
Visitas: 762
Downloads: 5

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.