Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

Ttulo [PT]: Gnero textual autobiografia em aulas de lngua portuguesa na EJA : uma perspectiva de aprendizagem na terceira idade
Autor(es): Margaret de Lourdes Volponi
Palavras-chave [PT]:

Lingstica aplicada. Leitura. Produo de texto. Educao de Jovens e Adultos (EJA). Terceira idade. Seqncia didtica. Ensino fundamental. Proposta metodolgica. Ensino-aprendizagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Youth ande adult education. Elderly people. Teaching and learning process. Brazil.
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Pedro Luis Navarro Barbosa [Orientador] - UEM
Dulce Elena Coelho Barros - UEM
Margarida da Silveira Corsi - UEM
Resumo:
Resumo: Na educao pblica do Brasil h uma grande lacuna em relao ao material didtico: a Educao de Jovens e Adultos negligenciada e desvalorizada pelo Poder Pblico, e para a terceira idade, praticamente inexiste renovao pedaggica, at porque o material especfico inadequado. Assim, verifica-se uma grande carncia de ferramentas exclusivas para o ensino/aprendizagem desse pblico. Em vista do exposto, a presente pesquisa desenvolve uma proposta de produo de material didtico destinado a professores de Lngua Portuguesa, para trabalharem o gnero textual autobiografia com alunos da terceira idade da Educao de Jovens e Adultos (doravante, EJA). A pesquisa para respaldar as reflexes esta fundamentada principalmente na reviso da literatura especfica. Primeiramente, baseou-se em trs pontos especficos: 1- os estudos se constituram de atividades de anlises apropriadas de textos selecionados, os quais serviram de subsdio para o suporte terico, em que a oralidade, a leitura e a produo de textos se fundamentam nas teorias que norteiam a enunciao, o dialogismo e a interao pela linguagem em conformidade com a viso de Bakntin (1992/2003); 2- a proposta da Secretaria de Educao (1999) vinculada aos PCNs - 2008 (Parmetros Curriculares Nacionais); e 3- a pesquisa baseou-se em textos de autores conceituados - como Geraldi (2003), Bakhtin (1992/2003) e Brando (2003). Num segundo momento analisou-se o material pedaggico usado no CEEBJA de Sarandi com os alunos do Ensino Fundamental- fase ll, e em seguida, desenvolveu-se uma sequncia didtica como estratgia norteadora de prticas pedaggicas para um ensino de lngua mais condizente com a dinmica social da EJA. Espera-se, com o desenvolvimento deste trabalho, dar suporte ao professor de Lngua Portuguesa quando da aplicao do gnero autobiografia, bem como instrumentalizar alunos da terceira idade para escreverem sua prpria histria, e assim, abrir caminhos capazes de contribuir para a efetivao da aprendizagem desta faixa etria.

Abstract: In Brazilian public education there is a major gap related to teaching resources: Youth and Adults Education is forgotten and undervalued by the public policies, and there are no traces of teaching changes including appropriate and specific resources aimed at elderly education. This shows a great lack of exclusive tools for the teaching and learning regarding these groups. Bearing in mind the statement above, this research develops a proposal for the production of teaching resources aimed at Portuguese language teachers, so they can use the text genre autobiography with elderly students of the Youth and Adult Education (EJA, from now on). In order to support the reflections for this research, it is based mainly on the review of its specific literature. Firstly, it was based in three main points: 1 -the research was made up of appropriate selected texts analysis, which provided the theoretical approach, in which storytelling, reading and writing are based on theories which address enunciation, dialogism and the interaction through language, according to Bakhtin's view (1992/2003); 2- the proposal of the State Bureau of Education (1999) is bound to the PCNs - 2008 (Brazilian Curricular Parameters); and 3- the research is based on texts of renowned authors such as Geraldi (2003), Bakhtin (1992/2003) and Brando (2003). At a second moment, the teaching resources used at a State Center of Basic Education for Youth and Adults (CEEBJA) in the city of Sarandi, with students of basic education - second stage, are analyzed and, following, a teaching sequence was developed as a guiding strategy for teaching practices to attain a language teaching more suitable to the social dynamics of EJA. The development of this research aims at providing the Portuguese language teachers tools to work the genre autobiography, as well as creating tools for elderly students to write down their own history. This way, it contributes for the effectiveness of the learning process to thisgroup.
Data da defesa: 2015
Cdigo: vtls000221633
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Navarro Barbosa
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao.pdf
Tamanho: 11997 Kb (12284612 bytes)
Criado: 03-05-2016 19:39
Atualizado: 03-05-2016 19:46
Visitas: 230
Downloads: 4

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.