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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras (PROFLETRAS) - Mestrado Profissional

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Ttulo [PT]: A leitura literria : uma proposta de abordagem da construo descritiva no conto Sarnento, pulguento, magrinho, uma graa!
Autor(es): Diana Karla Hernandes
Palavras-chave [PT]:

Literatura. Leitura literria.Conto. Unidade didtica. Ensino fundamental. Proposta metodolgica. Literatura infantojuvenil. Sries finais. Ensino-aprendizagem.
Palavras-chave [EN]:
Lecture Littraire. Conte. Description. Unit Didactique. Enseignement Fondamental. Bresil.
rea de concentrao: Literatura e Letramento Literrio
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Carmen Rodrigues de Lima [Orientador] - UEM
Alba Krishma Topan Feldman - UEM
Margarida da Silveira Corsi - UEM
Resumo:
Resumo: Esta dissertao tem como tema a leitura literria. Em virtude da amplitude dessa temtica, fizemos o recorte terico privilegiando a abordagem da construo descritiva. O objetivo principal desse trabalho , assim, apresentar uma proposta de abordagem para a prtica da leitura do texto literrio, em sala de aula, a partir do conto "Sarnento, pulguento, magrinho, uma graa!", de Adriana Falco (2002). Pretendemos, por intermdio desse trabalho, incentivar a prtica da leitura do texto literrio em sala de aula, ampliando as possibilidades de anlise e de interpretao desse tipo de linguagem. Para a realizao dessa tarefa, nosso trabalho implica o estudo particularizado da sequncia descritiva no texto literrio. Considerada como um exerccio de fcil reproduo, na realidade, a elaborao de uma sequncia descritiva demanda um trabalho, em que sejam percebidas certas habilidades na utilizao de mecanismos da lngua, prprios desse tipo de escrita. Desta forma, o objetivo de propormos um estudo voltado para a anlise da sequncia descritiva no visa o estudo da linguagem literria por meio da observao de fundamentos lingusticos, mas o exame dos recursos que a lngua dispe e que so empregados por esse modo particular de construo textual. Isso porque acreditamos que um trabalho voltado para a apreenso desses mecanismos certamente importante para o aprendizado tanto da lngua quanto da literatura, uma vez que o universo das narrativas, assim como o universo de outros gneros textuais, permeado por esse tipo de construo textual. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, utilizamos os estudos de Bordini e Aguiar (1993), Micheletti (2006), Marcuschi (2010), Cosson (2014), Zilberman (2009), Adam e Revaz (1997), Tisset (2000), entre outros. Alm desses autores, nos pautamos, ainda, nos pressupostos da perspectiva dialgica do discurso de Bakthin (2003), que explicita a importncia do contexto de produo, da observao do estilo, da estrutura composicional e do tema que constituem um determinado gnero -nesse caso particular: o conto- para a apreenso do sentido do texto. O corpus do trabalho formado pelo conto "Sarnento, pulguento, magrinho, uma graa!". Com base nele, realizamos a anlise e elaboramos uma proposta de interveno didtica sob o modelo de sequncia didtica expandida sugerida por Cosson (2014). Como contribuies, a pesquisa aponta a necessidade de se redimensionar o trabalho com literatura no Ensino Fundamental, de modo a contribuir de maneira relevante para o desenvolvimento dos educandos. A pesquisa sugere que a prtica da leitura literria, por meio da observao dos recursos utilizados na construo descritiva, uma possibilidade -dentre tantas outras- de auxiliar na formao de leitores proficientes, capazes de compreender os textos que leem, de realizar inferncias e de apreender os sentidos que eles veiculam.

Rsum: Ce mmoire a comme thme la lecture littraire. En raison de l'ampleur de ce thme, on a fait une coupure thorique en privilgiant l'approche de la consctruction descriptive. L'objectif principal de ce travail est prsenter une approche pour la pratique de lecture du texte littraire, en salle de classe, partir du conte "Sarnento, pulguento, magrinho, uma graa!,'d 'Adriana Falco (2002). Notre intention est encourager la pratique de la lecture du texte littraire en salle de classe, en largissant les possibilits d'analyse et d'interprtation de ce type de langage. Pour accomplir cette tche, on doit tudier particulirement la squence descriptive dans le texte littraire. Considre comme un exercice facile rproduire, en ralit l'laboration d'une squence descriptive demande un travail de perception minutieuse de quelques habilits dans l'utilisation de mcanismes de la langue propres de ce type d'criture. De cette faon, l'objectif de proposer une tude autour de l'analyse de la squence descriptive n'a pas comme but l'tude du langage littraire par moyen de l'observation des fondements de la linguistique, mais l'examen des ressources que la langue dispose et qui sont employes par ce mode particulier de construction textuelle. On croit qu'un travail autour de la comprhension de ces mcanismes est tout fait important pour l'apprentissage aussi de la langue que de la littrature puisque l'univers du rcit comme l'univers d'autres genres textuels est pntr pour ce type de construction textuelle. Pour le dveloppement de ce travail, on a utilis les tudes de Bordini et Aguiar (1993), Micheletti (2006), Marcuschi (2010), Cosson (2014), Zilberman (2009), Adam et Revaz (1997), Tisset (2000), parmi d'autres. Au del de ces auteurs, on s'est conduit dans la perspective du dialogisme du discours de Bakthine (2003), qui explicite l'importance du contexte de production, de l'observation du style, de la structure compositionnelle et du thme qui constituent un genre determin "dans ce cas particulier, le conte" pour la comprhension du sens du texte. Le corpus de ce travail est form par le conte "Sarnento, pulguento, magrinho, uma graa!," et en le tenant comme base, on a ralis une analyse et on a labor une propostion d'intervention didactique sous le modle de squence didactique tendue suggre par Cosson (2014). Comme contribuition, cette recherche envisage la ncessit de proportionner le travail avec la littrature dans l'Enseignement Fondamental, de faon contribuer pour le dveloppement des enseignants. La recherche suggre que la pratique de la lecture littraire, au moyen de l'observation des ressources utilises dans la construction descriptive, c'est une possiblit d'auxilier la formation de lecteurs plus habiles, capables de comprendre les textes lus, de raliser analogies et d'apprhender les sens qu'ils vhiculent.
Data da defesa: 2015
Cdigo: vtls000221641
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Carmen Rodrigues de Lima
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao 19-01.pdf
Tamanho: 1398 Kb (1431600 bytes)
Criado: 27-04-2016 17:13
Atualizado: 27-04-2016 17:49
Visitas: 293
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