Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Contbeis

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Cincias Contbeis > Programa de Ps-Graduao em Cincias Contbeis

Ttulo [PT]: Entendendo os diferentes : influncia de fatores contingenciais e dos estilos de aprendizagem no desempenho acadmico de discentes do curso de Cincias Contbeis
Ttulo [EN]: The Influence of contingent factors and Learning Styles in Academic Performance of Accounting students
Autor(es): Iasmini Magnes Turci Borges
Palavras-chave [PT]:

Fatores contingenciais. Cincias contbeis. Estilos de aprendizagem. Cincias contbeis. Desempenho acadmico. Cincias contbeis. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Contingent factors. Learning styles. Academic performance. Brazil.
rea de concentrao: Controladoria
Titulao: Mestre em Contabilidade
Banca:
Katia Abbas [Orientador] - UEM
Claudio Marques - UEM
Mrcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo - UFMS
Resumo:
Resumo: Este estudo investiga, sob a tica da Teoria da Contingncia e dos Estilos de Aprendizagem, a influncia dos fatores contingenciais internos, ambiente interno, estrutura, sistema tcnico, estratgia do projeto pedaggico e estratgia do corpo docente e do estilo de aprendizagem, programao neurolingustica, no desempenho acadmico dos discentes do curso de Cincias Contbeis de uma Instituio Estadual de Educao Superior. A estratgia de pesquisa adotada o levantamento com coleta de dados por intermdio de questionrio. A anlise dos dados deste estudo quantitativo utilizou a estatstica descritiva e a modelagem de equaes estruturais. A amostra estudada composta por 327 discentes do curso de graduao em Cincias Contbeis da Universidade Estadual de Maring, matriculados do primeiro ao quarto ano. Os resultados indicam que o corpo docente exerce influncia no desempenho acadmico, apresentando que quanto maior a exigncia do docente perante os discentes, entre outros fatores, maior ter que ser a dedicao do aluno, e caso isto no ocorra, menor ser o seu desempenho. Os fatores contingenciais ambiente interno, estrutura, sistema tcnico e estratgico do projeto pedaggico no apresentaram influenciar o desempenho acadmico. Dos estilos de aprendizagem investigados, as PNLs visual, auditiva e leitor/escritor no apresentam ser fatores de influncia direta no desempenho. J a programao neurolingustica cinestsica influencia negativamente o desempenho, pois sendo o sistema educacional predominantemente voltado para a seleo visual, auditivo e leitor/escritor o aluno que apresentar esse estilo ter desvantagens no seu processo de aprendizagem. Por fim, quanto aos efeitos moderadores dos tipos de PNLs na relao do fator interno estrutura, sistema tcnico e estratgia do projeto pedaggico, no desempenho dos discentes, somente a PNL auditiva se mostrou moderadora da relao estratgia do corpo docente e o desempenho, indicando que os alunos que apresentam caracterstica de PNL auditiva so mais influenciados pelas estratgias do corpo docente.

Abstract: This study investigates under the Contingency Theory and Learning Styles perspectives the influence of internal contingent factors, internal environment, structure, technical system, pedagogical program strategy, faculty strategy, learning style, and neuro-linguistic programming on the academic performance of accounting students who belong to a State-run Higher Education Institution. The research strategy adopted is a survey with data collection by means of a questionnaire. Data analysis of this quantitative study used descriptive statistics and structural equation modeling. The sample consists of 327 students of the undergraduate degree course in accounting from Maringa State University, who are enrolled from the first to fourth year. The results indicate that the professors have influence on academic performance, showing that the higher the degree of requirement from professors in relation to the students, among other factors, the greater will be the dedication of the student, and in contrary cases, there is a decrease in performance. Contingent factors like internal environment, structure, technical and strategic system of the pedagogical program had no influence on academic performance. Of the investigated learning styles, the visual, auditory and reader/writer NLP did not prove to be factors of direct influence on performance. On the other hand, kinesthetic neuro-linguistic programming negatively influences the performance as the educational system predominantly focuses on the visual, auditory and reader/writer styles, so those students who present the kinesthetic style will be in disadvantage in their learning process. Lastly, as the moderating effects of the types of NLP in respect to the internal factor structure, technical system and the pedagogical program strategy, regarding the performance of students, only the listening NLP proved to be moderator in the relationship of faculty strategy and performance, indicating that students who possess a listening NLP nature are more influenced by the strategies of the faculty.
Data da defesa: 11/03/2016
Cdigo: vtls000221933
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Katia Abbas
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Sociais Aplicadas . Programa de Ps-Graduao em Cincias Contbeis
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Contbeis)
UEM: Departamento de Cincias Contbeis

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: UEM-PCO - Dissertao de Mestrado - Iasmini Borges - VERSO FINAL.pdf
Tamanho: 2320 Kb (2375809 bytes)
Criado: 11-05-2016 16:20
Atualizado: 11-05-2016 16:29
Visitas: 645
Downloads: 68

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.