Resumo: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise crítica dos textos originais de Joule, escritos em meados do século XIX, buscando compreender como ocorreram as modificações no conceito de calor ao longo de sua obra e apresentar uma análise comparativa de como o tema equivalente mecânico do calor foi apresentado pelo cientista inglês e de qual forma ele é abordado pelos livros didáticos de Física do Ensino Médio, investigando os processos sofridos pelo conceito, com base na Transposição Didática. Para embasar nossa análise teórica, foi feita uma revisão bibliográfica com a leitura de textos sobre a utilização da história da ciência, além do estudo das concepções alternativas sobre calor. Guiados por essa revisão bibliográfica, utilizou-se como metodologia a Análise Textual Discursiva para examinar quais fatores influenciaram Joule na mudança de concepção a respeito da natureza do calor. Joule inicialmente aceitava a teoria do calórico e, instigado por aspectos internos à sua pesquisa e por trabalhos de outros pesquisadores como Rumford, Davy e Herapath, passa a compreender o calor como um estado de movimento das partículas. Buscamos verificar como o trabalho de Joule é abordado pelos livros didáticos, em especial, o conceito de equivalente mecânico do calor. Verificou-se que os conceitos sofrem uma despersonalização, desincretização e descontextualização, acarretando em um saber desprovido de seu contexto histórico e epistemológico. Além disso, os livros didáticos apresentam inúmeras distorções e simplificações quanto às imagens utilizadas para ilustrar o famoso experimento de Joule, o calorímetro das pás. Essas conclusões servem como um alerta para aqueles que utilizam os livros didáticos como referenciais teóricos no ensino, uma vez que estes reduzem a história da ciência a nomes, datas e procuram reafirmar posições indutivistas. Acredita-se que este trabalho fornecerá subsídios para uma possível aplicação didático-pedagógica, visto que o estudo dos trabalhos de Joule pode contribuir para que haja uma ressignificação do conceito de calor para os estudantes.
Abstract: The present work aimed to carry out a critical analysis Joule's original texts, written in the middle of the XIX century, trying to understand how the changes in heat concept occurred throughout his work and present a comparative analysis of how the mechanical equivalent of heat theme was presented by the English scientist and how it is approached by high school physics didactic books, investigating the processes suffered by the concept, based on the Didatic Transposition. To support the theoretical analysis, a literature review was made with texts about the Science history and the study of alternative conceptions about heat. Guided by this literature review, the Discursive Textual Analysis was used as the methodology to examine which factors influenced Joule in changing hi conception of the nature of heat. Joule initially accept the caloric theory and, instigated by internal aspects of his research and work by other researchers such as: Rumford, Davy and Herapath, he begins to understand the heat as a state of motion of the particles. We seek to verify how the Joule's work is approached by didactic books, in particular the concept of mechanical equivalent of heat. We found that the concepts suffer depersonalization, desyncretization and decontextualization, resulting in a knowledge devoid of its historical and epistemological context. In addition, didactic books have many distortions and simplications about the images used to illustrate the Joule's famous experiment, the calorimeter shovels. These conclusions serve as warning to those using the didactical books as theoretical teaching, since they reduce the history of science into names, dates and seek to reaffirm inductivists positions. We believe this work will provide subsidies for a possible didactic and pedagogical application, werewas the study of Joule's work can contibute so that there is a heat concept of reframing for students. |