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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Anlise histrica do conceito de calor nos trabalhos de Joule e a transposio didtica equivalente do mecnico do calor nos livros didticos de Fsica
Autor(es): Bianca Cintra de Carvalho
Palavras-chave [PT]:

Livro didtico. Transposio didtica. Ensino de Fsica. Anlise histrica Joule. Histria e epistemologia da cincia. Histria da Cincia. Calor. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physical educations. History of Science. Heat. Didactic Book. Brazil.
rea de concentrao: Histria, Epistemologia e tica da Cincia
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Luciano Carvalhais Gomes [Orientador] - UEM
Shalimar Calegari Zanatta - UNESPAR
Carlos Alberto de Oliveira Magalhes Jnior - UEM
Resumo:
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma anlise crtica dos textos originais de Joule, escritos em meados do sculo XIX, buscando compreender como ocorreram as modificaes no conceito de calor ao longo de sua obra e apresentar uma anlise comparativa de como o tema equivalente mecnico do calor foi apresentado pelo cientista ingls e de qual forma ele abordado pelos livros didticos de Fsica do Ensino Mdio, investigando os processos sofridos pelo conceito, com base na Transposio Didtica. Para embasar nossa anlise terica, foi feita uma reviso bibliogrfica com a leitura de textos sobre a utilizao da histria da cincia, alm do estudo das concepes alternativas sobre calor. Guiados por essa reviso bibliogrfica, utilizou-se como metodologia a Anlise Textual Discursiva para examinar quais fatores influenciaram Joule na mudana de concepo a respeito da natureza do calor. Joule inicialmente aceitava a teoria do calrico e, instigado por aspectos internos sua pesquisa e por trabalhos de outros pesquisadores como Rumford, Davy e Herapath, passa a compreender o calor como um estado de movimento das partculas. Buscamos verificar como o trabalho de Joule abordado pelos livros didticos, em especial, o conceito de equivalente mecnico do calor. Verificou-se que os conceitos sofrem uma despersonalizao, desincretizao e descontextualizao, acarretando em um saber desprovido de seu contexto histrico e epistemolgico. Alm disso, os livros didticos apresentam inmeras distores e simplificaes quanto s imagens utilizadas para ilustrar o famoso experimento de Joule, o calormetro das ps. Essas concluses servem como um alerta para aqueles que utilizam os livros didticos como referenciais tericos no ensino, uma vez que estes reduzem a histria da cincia a nomes, datas e procuram reafirmar posies indutivistas. Acredita-se que este trabalho fornecer subsdios para uma possvel aplicao didtico-pedaggica, visto que o estudo dos trabalhos de Joule pode contribuir para que haja uma ressignificao do conceito de calor para os estudantes.

Abstract: The present work aimed to carry out a critical analysis Joule's original texts, written in the middle of the XIX century, trying to understand how the changes in heat concept occurred throughout his work and present a comparative analysis of how the mechanical equivalent of heat theme was presented by the English scientist and how it is approached by high school physics didactic books, investigating the processes suffered by the concept, based on the Didatic Transposition. To support the theoretical analysis, a literature review was made with texts about the Science history and the study of alternative conceptions about heat. Guided by this literature review, the Discursive Textual Analysis was used as the methodology to examine which factors influenced Joule in changing hi conception of the nature of heat. Joule initially accept the caloric theory and, instigated by internal aspects of his research and work by other researchers such as: Rumford, Davy and Herapath, he begins to understand the heat as a state of motion of the particles. We seek to verify how the Joule's work is approached by didactic books, in particular the concept of mechanical equivalent of heat. We found that the concepts suffer depersonalization, desyncretization and decontextualization, resulting in a knowledge devoid of its historical and epistemological context. In addition, didactic books have many distortions and simplications about the images used to illustrate the Joule's famous experiment, the calorimeter shovels. These conclusions serve as warning to those using the didactical books as theoretical teaching, since they reduce the history of science into names, dates and seek to reaffirm inductivists positions. We believe this work will provide subsidies for a possible didactic and pedagogical application, werewas the study of Joule's work can contibute so that there is a heat concept of reframing for students.
Data da defesa: 26/02/2016
Cdigo: vtls000221935
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: CARVALHO, Bianca Cintra de. Anlise histrica do conceito de cal.pdf
Tamanho: 2314 Kb (2369268 bytes)
Criado: 10-05-2016 15:19
Atualizado: 10-05-2016 15:31
Visitas: 835
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