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Título [PT]: A língua portuguesa no vestibular dos povos indígenas no Paraná : conflitos e contradições entre políticas linguísticas e sociais de inclusão
Autor(es): Luana de Souza Vitoriano
Palavras-chave [PT]:

Língua portuguesa. Povos indígenas. Vestibular indígena. Biopolítica. Políticas linguísticas. Políticas de inclusão. Políticas de exclusão. Proficiência. Paraná (Estado). Brasil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso [Orientador] - UEM
Roselene de Fátima Coito - UEM
Letícia Fraga - UEM
Resumo:
Resumo: Em 2001 a Lei nº 13.134 estabeleceu-se como acontecimento histórico e, principalmente, discursivo, uma vez que foi capaz de modificar a ordem educacional do Ensino Superior do Estado do Paraná, em níveis sócio-culturais, políticos e econômicos. A criação dessa Lei possibilitou condições de emergência para a prática sócio-política e educacional de realização do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, espaço de visibilidade às divergências culturais e linguísticas do sujeito indígena contemporâneo, e condições para que os enunciados elaborados pelos candidatos inscritos revelem (ou não) sua proficiência, na modalidade escrita, da língua portuguesa. Diante dessas singularidades, aquilo que se enuncia sobre o vestibular e, principalmente, nas redações, circunscreve-se sob a égide de um efeito de raridade e de exterioridade, e acomoda um gesto de leitura e de interpretação, que correlaciona essas propriedades do enunciado aos seus efeitos de dispersão e regularidade. Assim, como problematização norteadora da pesquisa trouxemos as seguintes inquietações: Como o dispositivo da exclusão pela língua cria espaços de (in)visibilidades nas políticas afirmativas e linguísticas, as quais fundamentam a prática discursiva do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná? E como esse mesmo dispositivo cria condições de possibilidade nas (re)constituições dos processos nos modos de dizer de si manifestados pela/na proficiência do candidato indígena em língua portuguesa? Para tanto, nos propusemos a investigar nesta pesquisa o arquivo composto por 57 redações do II Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná (2003), bem como o próprio processo seletivo em suas singularidades. Traçamos como objetivo geral da pesquisa: demonstrar os modos como as condições de emergência, (co)existência e possibilidade, que constituem o vestibular específico para os povos indígenas, criam espaços de (in)visibilidades para os modos de ver e dizer a proficiência dos sujeitos indígenas no Ensino Superior, e por objetivos específicos buscamos: i. Investigar as maneiras pelas quais a proficiência em Língua Portuguesa é capaz de captar o candidato/sujeito indígena no interior de formulações Biopolíticas; ii. Abranger os modos como as políticas afirmativas, bem como as políticas linguísticas, que constituem o processo seletivo do vestibular indígena são arquitetadas sob um dispositivo de inclusão imaginária e solidariedade; iii. Esclarecer por quais razões a singularidade dos enunciados produzidos pelos sujeitos indígenas contemporâneos expressa processos de subjetivação e de resistência às práticas sociais não indígenas, e ao funcionamento da língua portuguesa. O percurso teórico-analítico estabeleceu-se sob o regime de olhar da Análise do Discurso, de linha franco-brasileira, priorizando, especialmente, os princípios erigidos por Michel Foucault. Depositamos nossa expectativa e confiança na relevância deste estudo pela carência de pesquisas no âmbito das questões linguístico-discursivas relacionadas as populações indígenas no Paraná, não somente para deixar legados a pesquisadores das próximas gerações, mas, fundamentalmente, aprofundar conhecimentos que levassem à compreensão do modo como o dispositivo da inclusão imaginária e da solidariedade é capaz de subjetivar os sujeitos indígenas às práticas que correspondam à língua e cultura maternas, como também às práticas referentes à língua e cultura não indígenas. Fez-se necessário investir e urdir nesse processo seletivo, para depreender os modos como os procedimentos entendidos e formulados como políticas de "inclusão" circunscrevem-se sob a égide do regime de funcionamento de um dispositivo governado pela "exclusão".

Abstract: In 2001 the Act No. 13.134 was established as a historic and, especially, discursive event, considering that it was able to modify the educational order of Paraná State High School in socio-cultural, political and economic levels. The creation of this Act enabled conditions of emergence for the discursive practice of the Indigenous Peoples of Paraná's Vestibular implementation, a visibility space for the cultural and linguistic divergences of the contemporary indigenous subjects, and creates conditions so that the enunciations elaborated by the enrolled candidates reveal (or not) their proficiency in the written form of Portuguese Language. In face of theses singularities, that which enunciates about the vestibular and particularly, on the compositions, circumscribe itself under the aegis of a rarity and exteriority effect and accommodates a reading and interpretation gesture, which correlates theses enunciate properties to their dispersion and regularity effects. Therefore, as the research's guiding problematization we raise the following pieces of uneasiness: How does the exclusion by the language deployment creates (in)visibility spaces in the affirmative and linguistic policies, which fundament the discursive practice of the Indigenous Peoples of Paraná's Vestibular? And how does this same deployment create conditions of possibility in the (re)constitutions of the subjectivation processes in the ways of speaking of oneself manifested through/in the indigenous candidate's Portuguese Language proficiency? For this purpose, we proposed to analyze in this study, the archive consisting of 57 compositions from the II Indigenous Peoples Vestibular (2003), as well as the selection process itself in its singularities. We traced as a general objective of this study: to demonstrate the ways in which the emergence, (co)existence and possibility condition, which constitute this specific vestibular for indigenous peoples, create spaces of (in)visibilities the forms of perceiving and talking about indigenous peoples proficiency in higher education, and as specific objectives we seek to: I. Investigate the ways through which the Portuguese Language proficiency is able to capture the indigenous candidate/subject on the inside of Biopolitic formulations. II. Cover the forms in which the affirmative policies, as well as the linguistic policies, which constitute the indigenous vestibular selection process are designed under an imaginary exclusion and solidarity deployment. III. Clarify the reasons why the singularity of enunciations produced by contemporary indigenous subjects expresses subjectivation processes and resistance to non-indigenous social practices, and to the Portuguese Language functioning. The theoretical-analytical route establishes itself under the Discourse Analysis regime look, of French Brazilian line, prioritizing mainly the principles erected by Michel Foucault. We expect and have confidence in the relevance of this study due to the scarcity of researches in the scope of linguistiv-discursive questions related to the indigenous peoples of Parana, not only in order to leave a legacy to the forthcoming generation of researchers, but fundamentally to deepen findings which could lead to the comprehension of how the imaginary inclusion and solidarity deployment is able to subjectify the indigenous subjects to the practices that correspond mother Language and culture, as well as the practices referent to non-indigenous Language and culture. It was necessary to invest and contrive in this selection process, in order to surmise the ways in which the procedures understood and formulated as "inclusion" policies will actually be under the aegis of the functioning regime of a deployment governed by "exclusion".
Data da defesa: 18/02/2016
Código: vtls000222046
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: elaine
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAÇÃO - LUANA DE SOUZA VITORIANO CD.pdf
Tamanho: 2857 Kb (2925814 bytes)
Criado: 18-05-2016 09:26
Atualizado: 18-05-2016 09:37
Visitas: 970
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