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Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O eixo oralidade no livro didtico : linguagem como prtica social
Autor(es): Silvana Aparecida Sipraki
Palavras-chave [PT]:

Lngua portuguesa. Letramento. Oralidade. Livro didtico. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Portuguese language. Literacy. speaking skills. Didactic book. Maring. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Neiva Maria Jung [Orientador] - UEM
Eliana Alves Greco - UEM
Maria Elena Pires Santos - UEM
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o trabalho com a linguagem oral na sala de aula, tendo como locus de estudo as atividades propostas em trs livros didticos de 6. Enquadra-se na rea de Lingustica Aplicada e apoia-se nos procedimentos metodolgicos da pesquisa qualitativa (MASON, 1996; DENZIN e LINCOLN, 2006; ERICKSON, 1989) e na pesquisa documental (GODOY, 1995; LUDKE e ANDR, 2013). Tem como objetivo investigar a concepo de oralidade em livros didticos do 6 ano do Ensino Fundamental, analisando para tanto trs unidades de editoras e autores diferentes, aprovadas pelo PNLD e utilizadas em escolas da rede pblica de Maring/Pr. Os pressupostos tericos que orientam a pesquisa foram os Novos Estudos sobre Letramento (STREET, 1984, 2010, 2014), que reconhece os usos sociais da leitura e da escrita, verificando as prticas letradas como produtos da histria, da cultura e dos discursos. Quanto oralidade, apoiou-se nos estudos de MARCUSCHI (1997, 2010), por entendermos que a modalidade oral da lngua deve ser analisada na perspectiva do uso, enquanto prtica social. Os resultados revelaram que, embora haja uma evoluo nos estudos lingusticos em relao a essa modalidade da lngua, os documentos oficiais, como as DCEs que apresentam a oralidade como um eixo a serem trabalhados, os livros didticos ainda no conseguiram tornar prticas essas teorias. Os dados analisados mostram que, mesmo havendo considervel nmero de atividades que explorem a fala nos trs LDs analisados, a oralizao da escrita e o treino de oratria ainda so as atividades mais recorrentes, juntamente com as propostas de debate, seminrio, exposio oral, gneros que no so discutidos pelos livros, em relao a sua composio, contedo temtico e estilo. Conclui-se que precisamos de mais trabalhos que contemplem a compreenso e a produo de gneros orais e que descrevam o que constitui a oralidade como prtica social, a fim de que a escola e os LDs possam legitimar a oralidade e os grupos sociais ou as pessoas que utilizam a fala e possibilitar a formao de cidados aptos para atuar em prticas sociais reais.

Abstract: This research has as subject the work with the verbal language in the classroom, having as locus of study the activities proposals in three didactic books of 6th grade. It is fitted in the area of Applied Linguistics and is supported in the methodological procedures of qualitative research (MASON, 1996; DENZIN and LINCOLN, 2006; ERICKSON, 1989) and in documentary research (GODOY, 1995; LUDKE and ANDRES, 2013). It aims at investigating the conception of speaking skills in didactic books of 6th grade of Basic Teaching, analyzing three units of different publishing houses and authors, approved by PNLD and used in public schools of Maring/Pr. The estimated theoreticians who guide the research were based on the book New Literacy Studies (STREET, 1984, 2010, 2014), which recognizes the social uses of the reading and the writing, verifying the literate practices as products of history, culture and speeches. Regarding the speaking skills, it was supported on MARCUSCHI's studies (1997, 2010), since it is observable that the verbal modality of the language must be analyzed in the perspective of the use, as social practice. The results have disclosed that, even though there is an evolution in the linguistic studies regardless this modality of the language, the official documents, like the DCEs that take into account the speaking skills as an axle to be worked, the didactic books have not yet made these theories practical. The analyzed data have shown that, although existing a considerable number of activities that exploit speaking in three LDs analyzed, the verbal approach of the writing and the practices of oratory are still the most recurrent activities, with the proposals of debate, seminary, verbal exposition, genres that are not debatable in books, in relation to its composition, thematic content and style. It can be concluded that further researches contemplating the understanding and the production of verbal genres are indeed necessary and such researches need to describe what constitutes the social speaking skills as practice, so that the school and the LDs can legitimize the speaking skills and the social groups or the people who use speaking and the ones who enable the formation of citizens capable of acting in real social practices.
Data da defesa: 28/08/2015
Cdigo: vtls000222052
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Neiva Maria Jung
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Departamento de Letras

Responsavel: elaine
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao, O eixo oralidade no livro didatico... Silvana Sipraki.pdf
Tamanho: 8296 Kb (8494686 bytes)
Criado: 19-05-2016 09:53
Atualizado: 19-05-2016 10:05
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