Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: A "copa das copas" : o uso poltico-ideolgico do futebol em propagandas governamentais
Ttulo [EN]: "Cup of the cups": the political and ideological use of football in government advertisements
Autor(es): Ariane Boaventura da Silva S
Palavras-chave [PT]:

Propagandas governamentais. Copa do mundo 2014. Futebol. Uso poltico e ideolgico. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
World cup 2014. Football. Advertisements. Federal Government. Political and ideological purposes. Brazil.
rea de concentrao: Prticas Sociais em Educao Fsica
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Fernando Augusto Starepravo [Orientador] - UEM
Larissa Michelle Lara - UEM
Vernica Regina Mller - UEM
Resumo:
Resumo: Em 2014, o Brasil foi sede da Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Por conta disso, o governo federal lanou na mdia, em especial na televiso aberta, um conjunto de propagandas sobre o megaevento, dando indcios de perpetuar a prtica histrica de utilizao do futebol com finalidades poltico-ideolgicas em nosso pas. Sendo assim, o objetivo desta dissertao verificar como se deu o uso poltico-ideolgico do futebol nas propagandas governamentais relacionadas realizao da Copa do Mundo 2014. Do conjunto de propagandas, selecionamos quatro peas, analisadas a partir de quatro categorias diferentes:1) Plataforma Poltica; 2) Nacionalismo; 3) Aceitao da Copa; 4) Combate ao Racismo. Para as anlises, apropriamo-nos de conceitos da Anlise de Texto, baseada na Semitica. Dessa forma, utilizamos as orientaes de Mikhail Bakhtin para os textos verbais e os pensamentos de Roland Barthes e seu seguidor direto, Jacques Durand, para os textos no-verbais. Tendo como fio condutor esse referencial terico, identificamos nas peas de propagandas - por meio de relaes intertextuais - a tentativa de promoo poltica do Partido dos Trabalhadores (PT), agremiao que sustenta a base do Governo Federal, bem como incurses que poderiam ajudar a alavancar a candidatura do referido partido reeleio Presidncia da Repblica, posto que 2014 tambm foi ano eleitoral no Brasil. As peas analisadas incentivaram o exacerbado sentimento de nacionalismo por meio de signos ideolgicos, como cores da bandeira nacional, gestos e expresses de orgulho, felicidade e unio. Alm disso, intencionou-se, por meio delas, a aceitao popular da Copa do Mundo em si, uma vez que, no perodo aproximado de um ano que antecedeu o incio do megaevento, a populao encontrava-se insatisfeita com questes polticas, as quais incluam a realizao da Copa. Por fim, foi atribudo ao futebol a capacidade de combater o racismo, ao menos durante a Copa do Mundo. Diante disso, conclumos que o uso poltico-ideolgico do futebol se deu na construo do conjunto de propagandas governamentais da "Copa das Copas" pelos seguintes motivos: tentativa de exacerbar o sentimento de nacionalismo; promover o principal partido da base do governo; criar expectativas favorveis realizao do megaevento; e finalmente, contribuir com o combater ao racismo.

Abstract: In 2014, Brazil hosted the FIFA (Fdration Internationale de Football Association) World Cup. Due of this, the Federal Government launched a set of advertisements about the mega event in the media, especially in open television, perpetuating the historical practice of using football with political and ideological purposes in the country. Thus, the aim of this research is to check how was the political and ideological usage of football in government advertisements related to the World Cup 2014.Among the set of the advertisements launched, four pieces were selected and analyzed into four different categories:1)Policy Platform; 2) Nationalism; 3) Acceptance of the Cup; 4) For the analyzes were based on the concepts of Text Analysis and Semiotics, both in verbal and non-verbal elements. To this end, it was used Mikhail Bakhtin's guidelines for verbal texts and Roland Barthes`s and Jacques Durand for the non-verbal texts. Considering the selected ads and the theoretical framework it was identified, in terms of intertextual relations, the attempt to promote politically the Labor Party (PT); Party that sustains the base of the Federal Government nowadays, as well as inroads that could trigger the Party re-election, in 2014, due to it was an election year in Brazil. Thus, there was a need to bloom the exacerbated nationalism feeling through ideological signals such as the Brazilian flag colors, gestures and expression of proud, happiness and unity. Further to this, there was an intention to promote the World Cup acceptance by itself, once one year before the event the population was unsatisfied with the event execution. At last, it was identified the usage of Football in order to avoid racism, especially during the event. Therefore, it can be conclude that the political and ideological usage of football took place in the construction of the set of government advertisements "Cup of the Cups" for the following reasons: an attempt to exacerbate the sense of nationalism; promote the main party of the government coalition; create expectations conducive to the realization of the mega event; and ultimately contribute to the fight against racism.
Data da defesa: 24/02/2016
Cdigo: vtls000222084
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Fernando Augusto Starepravo
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica UEM/UEL, 2016, Universidade Estadual de Londrina
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias da Sade)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: elaine
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Verso Final Ariane.pdf
Tamanho: 3498 Kb (3581734 bytes)
Criado: 18-05-2016 15:53
Atualizado: 18-05-2016 16:03
Visitas: 546
Downloads: 26

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.