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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: A formação de professores para as ciências naturais dos anos finais do ensino fundamental
Título [EN]: Teacher education in the natural sciences taught in the last years of elementary school
Autor(es): Maria Estela Gozzi
Palavras-chave [PT]:

Formação docente. Ciências. Licenciaturas. Professores de ciências. Formação. Ciências. Currículo. Diretrizes curriculares. Licenciaturas em Ciências. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher education. Sciences teaching courses. Curriculum. Curricular guidelines. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Maria Aparecida Rodrigues [Orientador] - UEM
Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior - UEM
Maria Cristina Pansera de araújo - UNIJUÍ
Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira - USP
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa discute a formação de professores para atuar na disciplina de Ciências Naturais nos anos finais do ensino fundamental. Estudar essa questão implica resgatar historicamente o encaminhamento teórico-metodológico do ensino de Ciências nos vários níveis: superior, médio e fundamental. Dentre as muitas questões que norteiam o currículo e o encaminhamento do conteúdo de Ciências Naturais, priorizamos investigar a discussão de algumas categorias: conhecimento, disciplinarização e interdisciplinaridade. Tais categorias fazem parte da proposta de integração curricular, sendo socializadas como fundamentais a essa disciplina. Como estamos envolvidos com a docência das disciplinas pedagógicas da Licenciatura das Ciências Naturais, nossa proposta é analisar em que medida tais categorias têm subsidiado o processo de formação de docentes e investigar os diferentes fatores que direcionam o ensino dessa disciplina nos dias atuais De nossa perspectiva, a ausência de Diretrizes Curriculares Nacionais e as dificuldades que permeiam a oferta desse curso podem ser indicativas da desvalorização dessa Licenciatura no contexto atual, ao passo que, nesse mesmo contexto, encontramos uma legislação que contempla as Diretrizes Curriculares para cursos específicos como Física, Química e Biologia. As disciplinas desses cursos compõem a área de Ciências e habilitam os docentes para a atuação na disciplina de Ciências do ensino fundamental, em um contexto diferenciado de atribuições. Em nossa discussão, consideramos a necessidade de uma formação docente que atenda às características de um perfil de profissional adequado aos propósitos de ensino dessa disciplina no ensino fundamental. Para tanto, pautamo-nos nos Parâmetros Curriculares Nacionais que norteiam o ensino de Ciências Naturais e na legislação que ampara a formação de professores para a educação básica. Estudamos também propostas de Licenciatura em Ciências Naturais e de Licenciatura em Ciências Biológicas de universidades de três estados brasileiros: o Paraná, com a Universidade Estadual de Maringá (UEM); Rio de Janeiro, com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e São Paulo, com a Universidade de São Paulo (USP). Além disso, utilizamos fontes orais, nomeadamente entrevistas a professores experientes na atuação das disciplinas que compõem essa área, a saber, Biologia, Química e Física e na formação de docentes e também na produção teórica e na organização de textos curriculares para essa área de ensino. Pautando-nos na abordagem teórico-metodológica desenvolvida pelos sociólogos ingleses Stephen J. Ball e Richard Bowe, os quais tomam como referencial a produção de políticas, procuramos articulá-la com a pesquisa de cunho qualitativo. A discussão dos dados levantados é orientada pela análise dos propósitos teóricos apontados pelo "ciclo de políticas" e também pela abordagem que valoriza as diferentes variáveis envolvidas no processo educacional.

Abstract: This study discusses teacher education in the natural sciences for the last years of elementary school. Studying this issue implies historically recovering the theoretical-methodological guidelines of the teaching of sciences in elementary school, middle/high school and college. Among the many issues that influence the curriculum and the natural sciences content guidelines, the following were prioritized: knowledge, disciplinarization and interdisciplinarity. These categories are part of the curricular integration proposal, and are socialized as fundamental to this discipline. As the paper involves the teaching of pedagogical disciplines of natural sciences teaching courses, it aims to analyze to what extent such categories have supported the teacher education process and investigate the different factors that currently direct the teaching of this discipline. From the perspective of this study, the absence of national curricular guidelines and the difficulties that permeate the presentation of this course may indicate its devaluation in the current context; whereas, in this same context, there is legislation that considers curricular guidelines for specific courses such as physics, chemistry and biology. The disciplines of these courses compose the area of sciences and enable teachers to teach sciences in elementary school, in a differentiated context of duties. This discussion considers the necessity of teacher education that prioritizes characteristics of a professional profile that is adequate for the purposes of teaching this discipline in elementary school. To this end, the study is guided by national curricular parameters that influence the teaching of natural sciences and legislation that supports teacher education for basic education. Proposals of natural sciences teaching courses and biological sciences teaching courses from three Brazilian universities from three states are studied: Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO-RJ); Universidade de São Paulo (USP-SP). In addition, oral sources are used, namely interviews of teachers who are experienced in biology, chemistry and physics, as well as in teacher education and theoretical production and organization of curricular texts for this teaching area. This work is guided by the theoretical-methodological approach developed by English sociologists Stephen J. Ball and Richard Bowe, who use policy production as a reference. We try to combine this with qualitative research. Discussion of the data is guided by analysis of theoretical purposes indicated by the "policy cycle" and also by an approach that values the different variables involved in the educational process.
Data da defesa: 18/02/2016
Código: vtls000222243
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Rodrigues
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese pronta -22.03 Estela).pdf
Tamanho: 1222 Kb (1251653 bytes)
Criado: 27-05-2016 17:21
Atualizado: 27-05-2016 17:29
Visitas: 1041
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