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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: A formao de professores para as cincias naturais dos anos finais do ensino fundamental
Ttulo [EN]: Teacher education in the natural sciences taught in the last years of elementary school
Autor(es): Maria Estela Gozzi
Palavras-chave [PT]:

Formao docente. Cincias. Licenciaturas. Professores de cincias. Formao. Cincias. Currculo. Diretrizes curriculares. Licenciaturas em Cincias. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher education. Sciences teaching courses. Curriculum. Curricular guidelines. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Maria Aparecida Rodrigues [Orientador] - UEM
Neide Maria Michellan Kiouranis - UEM
Carlos Alberto de Oliveira Magalhes Jnior - UEM
Maria Cristina Pansera de arajo - UNIJU
Maurcio Pietrocola Pinto de Oliveira - USP
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa discute a formao de professores para atuar na disciplina de Cincias Naturais nos anos finais do ensino fundamental. Estudar essa questo implica resgatar historicamente o encaminhamento terico-metodolgico do ensino de Cincias nos vrios nveis: superior, mdio e fundamental. Dentre as muitas questes que norteiam o currculo e o encaminhamento do contedo de Cincias Naturais, priorizamos investigar a discusso de algumas categorias: conhecimento, disciplinarizao e interdisciplinaridade. Tais categorias fazem parte da proposta de integrao curricular, sendo socializadas como fundamentais a essa disciplina. Como estamos envolvidos com a docncia das disciplinas pedaggicas da Licenciatura das Cincias Naturais, nossa proposta analisar em que medida tais categorias tm subsidiado o processo de formao de docentes e investigar os diferentes fatores que direcionam o ensino dessa disciplina nos dias atuais De nossa perspectiva, a ausncia de Diretrizes Curriculares Nacionais e as dificuldades que permeiam a oferta desse curso podem ser indicativas da desvalorizao dessa Licenciatura no contexto atual, ao passo que, nesse mesmo contexto, encontramos uma legislao que contempla as Diretrizes Curriculares para cursos especficos como Fsica, Qumica e Biologia. As disciplinas desses cursos compem a rea de Cincias e habilitam os docentes para a atuao na disciplina de Cincias do ensino fundamental, em um contexto diferenciado de atribuies. Em nossa discusso, consideramos a necessidade de uma formao docente que atenda s caractersticas de um perfil de profissional adequado aos propsitos de ensino dessa disciplina no ensino fundamental. Para tanto, pautamo-nos nos Parmetros Curriculares Nacionais que norteiam o ensino de Cincias Naturais e na legislao que ampara a formao de professores para a educao bsica. Estudamos tambm propostas de Licenciatura em Cincias Naturais e de Licenciatura em Cincias Biolgicas de universidades de trs estados brasileiros: o Paran, com a Universidade Estadual de Maring (UEM); Rio de Janeiro, com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e So Paulo, com a Universidade de So Paulo (USP). Alm disso, utilizamos fontes orais, nomeadamente entrevistas a professores experientes na atuao das disciplinas que compem essa rea, a saber, Biologia, Qumica e Fsica e na formao de docentes e tambm na produo terica e na organizao de textos curriculares para essa rea de ensino. Pautando-nos na abordagem terico-metodolgica desenvolvida pelos socilogos ingleses Stephen J. Ball e Richard Bowe, os quais tomam como referencial a produo de polticas, procuramos articul-la com a pesquisa de cunho qualitativo. A discusso dos dados levantados orientada pela anlise dos propsitos tericos apontados pelo "ciclo de polticas" e tambm pela abordagem que valoriza as diferentes variveis envolvidas no processo educacional.

Abstract: This study discusses teacher education in the natural sciences for the last years of elementary school. Studying this issue implies historically recovering the theoretical-methodological guidelines of the teaching of sciences in elementary school, middle/high school and college. Among the many issues that influence the curriculum and the natural sciences content guidelines, the following were prioritized: knowledge, disciplinarization and interdisciplinarity. These categories are part of the curricular integration proposal, and are socialized as fundamental to this discipline. As the paper involves the teaching of pedagogical disciplines of natural sciences teaching courses, it aims to analyze to what extent such categories have supported the teacher education process and investigate the different factors that currently direct the teaching of this discipline. From the perspective of this study, the absence of national curricular guidelines and the difficulties that permeate the presentation of this course may indicate its devaluation in the current context; whereas, in this same context, there is legislation that considers curricular guidelines for specific courses such as physics, chemistry and biology. The disciplines of these courses compose the area of sciences and enable teachers to teach sciences in elementary school, in a differentiated context of duties. This discussion considers the necessity of teacher education that prioritizes characteristics of a professional profile that is adequate for the purposes of teaching this discipline in elementary school. To this end, the study is guided by national curricular parameters that influence the teaching of natural sciences and legislation that supports teacher education for basic education. Proposals of natural sciences teaching courses and biological sciences teaching courses from three Brazilian universities from three states are studied: Universidade Estadual de Maring (UEM-PR); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO-RJ); Universidade de So Paulo (USP-SP). In addition, oral sources are used, namely interviews of teachers who are experienced in biology, chemistry and physics, as well as in teacher education and theoretical production and organization of curricular texts for this teaching area. This work is guided by the theoretical-methodological approach developed by English sociologists Stephen J. Ball and Richard Bowe, who use policy production as a reference. We try to combine this with qualitative research. Discussion of the data is guided by analysis of theoretical purposes indicated by the "policy cycle" and also by an approach that values the different variables involved in the educational process.
Data da defesa: 18/02/2016
Cdigo: vtls000222243
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Aparecida Rodrigues
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese pronta -22.03 Estela).pdf
Tamanho: 1222 Kb (1251653 bytes)
Criado: 27-05-2016 17:21
Atualizado: 27-05-2016 17:29
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