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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Sociologia > Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Ttulo [PT]: Escola territrio e violncia : reflexos no campo escolar
Ttulo [EN]: School territory and violence: violence: reflections on school field
Autor(es): Marceli Maria dos Santos Delgado
Palavras-chave [PT]:

Violncia escolar. Territrio escolar. Nveis de violncia. Polticas pblicas. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Public policy. Education. School terriory. School violence. Brazil.
rea de concentrao: Elaborao de Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Polticas Pblicas
Banca:
Elflay Miranda [Orientador] - UEM
Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermento - UNICESUMAR
Geovanio Edervaldo Rossato - UEM
Resumo:
Resumo: A violncia um problema presente nas escolas e tem preocupado os sujeitos que convivem nesse territrio escolar. Ela um obstculo que prejudica as relaes sociais e a mediao do conhecimento cientfico. Este trabalho tem como objetivo principal identificar os episdios de violncia que advm no territrio da escola e no seu entorno e como eles refletem no campo escolar de Instituies Pblicas Estaduais de Maring, denominadas regies Norte, Sul e Central. A fundamentao terica pauta-se em pesquisa bibliogrfica e em pesquisa de campo. Assim como, em questionrios aplicados aos alunos e professores, nos quais se indaga a respeito das relaes de convivncia dessa comunidade, ocorrncias de violncias e o reflexo dessas aes na vida dos atores sociais. As consideraes dos diferentes questionamentos direcionados a alunos e professores tm a pretenso de coletar respostas s indagaes da pesquisadora sobre o que violncia escolar, quais as principais violncias incidem nesse campo e o quanto essa prtica de violncias afeta os agentes escolares. De posse dos resultados coletados, pretende-se apresent-los s comunidades escolares para que sirvam de apoio na elaborao de polticas pblicas que diminuam a violncia escolar e, consequentemente, melhorem a qualidade da educao nas Escolas Estaduais do Paran. Aps a compilao dos dados, constata-se que,as principais violncias que apreendem o territrio escolar, na opinio dos docentes, so a estrutura fsica precria de duas das instituies, a falta de instrumentos adequados para o atendimento das necessidades especiais, o vandalismo, as agresses fsicas entre os alunos, o assdio moral, o roubo, e as ameaas, assim como, as substncias ilcitas que adentram a escola, o medo de traficantes, gangues, a invaso do territrio escolar por pessoas estranhas e o que pensam a respeito da presena da patrulha escolar. Na compreenso dos educandos, em relao violncia, esto a deficincia das aulas de informtica, a carncia de polticas pblicas de contraturno, problemas de infraestrutura predial, furtos, roubos, agresso fsica, insultos, assdio moral, ameaas, insegurana, agresses verbais, depredao do patrimnio pblico, porte de armas no territrio escolar, entre outras aes violentas, que esto em evidncia no presente trabalho.

Abstract: Violence in schools is a problem and this has worried the people who live together in the school grounds; it is an obstacle that impairs social relations and mediation of scientific knowledge. This work aims to identify the episodes of violence that arise within the school and its surroundings, and how they reflect on the school field of Maringa State Public Institutions; called North, South and Central regions. Reasoned by means of literature and information gathered by the use of field research; as well as questionnaires given to students and teachers where it asks about the relationship of living in this community, instances of violence and the impact of these actions on the lives of social actors. The considerations of the different questions directed at students and teachers have the pretension to collect answers to questions about the researcher, which is school violence, violence which the main focus in the school field and how this practice of violence affects school stakeholders. In possession of listed results we intend to present to the school communities that serve to support the development of public policies that reduce school violence and consequently improve the quality of education in Paran State Schools. After compiling the data, it appears that the main violence to seize territory in the opinion of school teachers are poor physical structure of two institutions, the lack of adequate to meet the special needs instruments, vandalism, assaults physical between students, bullying, theft, robbery and threats, as well as illicit substances that enter the school, fear of traffickers, gangs, school grounds and invasion by strangers; and the opinion about the presence of the school patrol. Understanding of learners towards violence are, a deficiency of computer classes, the lack of public policies for young people in a different time of school, problems of building infrastructure, theft, robbery, assault, insults, bullying, threats, insecurity, verbal aggression, predation public property, possession of weapons on school territory among other violent actions that are in evidence in the present work.
Data da defesa: 25/07/2014
Cdigo: vtls000222269
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Elflay Miranda
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas
Nvel: Dissertao (mestrado em Polticas Pblicas)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: elaine
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: MARCELI MARIA DOS SANTOS DELGADO.pdf
Tamanho: 1917 Kb (1962532 bytes)
Criado: 01-06-2016 13:46
Atualizado: 01-06-2016 14:06
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