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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: As representaes sociais de graduandos no curso de Pedagogia sobre o "ser professor" de cincias nos anos iniciais
Ttulo [EN]: The social representations of pedagogy undergraduates about being a science teacher in the first school years
Autor(es): Joo Luis Dequi Arajo
Palavras-chave [PT]:

Pedagogia. Cincia. Representaes sociais. Ensino de cincias. Formao de professores. Sociologia educacional. Educao. Ensino Fundamental. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Elementary school. Teacher training. Common sense. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Cincias e Matemtica
Banca:
Carlos Alberto de Oliveira Magalhes Jnior [Orientador] - UEM
Adriana da Silva Fontes - UTFPR
Flvia Elo Maricato - UEM
Resumo:
Resumo: O ensino de Cincias para os anos iniciais baseia-se na discusso da formao cientfica e cidad, pois as sries iniciais so os primeiros espaos onde a criana constri seus conceitos e apreende sobre a cultura e o ambiente que a rodeia. A formao de professores em Cincias se faz necessrio, j que o conhecimento cientfico parte formadora da cultura construda pela humanidade. O professor oriundo da licenciatura em Pedagogia geralmente possui dificuldades ao ensinar Cincias, devido a formao deficiente e fragmentada, desta maneira, escolas e universidades so lugares capazes de compartilhar conhecimentos de senso comum e cientficos atuando como geradoras de Representaes Sociais. O presente trabalho tem por objetivo investigar as Representaes Sociais sobre o "ser professor" de Cincias para os anos iniciais que os licenciandos em Pedagogia de uma Universidade pblica do Paran possuem. Foram utilizadas as tcnicas de evocao livre de palavras e questionrio semiestruturado como instrumentos de coleta de dados. Para analisar utilizou-se a anlise de contedo sob afirmativas bem como a categorizao em elementos centrais e perifricos das Representaes Sociais percebidas como meios de anlise em uma pesquisa de cunho quali-quantitativo. Encontrou-se 2 concepes: uma diz respeito as relaes que o professor concebe com o saber e o fazer e a outra demonstra as relaes que o professor cria frente aoser e o sentir.Identificou-se que a representao social do "ser professor" envolve principalmente o ensinar e o aprender em um contexto tradicional, de modo que seu o ncleo faz referncia a palavra conhecimento no ato de transmiti-lo e os elementos perifricos aos contedos curriculares na rea das Cincias Naturais. Reconheceu-se tambm que ao comparar as Representaes Sociais dos graduandos das sries iniciais e finais do curso de Pedagogia as mesmas se mantivera, aquelas construdas durante a vida escolar, de modo que a universidade ainda no fora capaz de negar ou mudar essa representao.

Abstract: Science education for the first school years is based on the discussion of scientific and civic education once the initial series are the first places where the child builds its concepts and learns about the culture and the environment that surrounds them. The training of teachers in science its needed, since scientific knowledge is forming part of the culture built by humanity. Teachers who comes from degrees in Pedagogy usually has difficulties in teaching sciences, because of his weak and fragmented preparation in this subject, in this way, schools and universities are places able to share common sense and scientific knowledge acting as generators of social representations. This study aims to investigate the social representations about "being a teacher" Science for the first school years, that undergraduates in Pedagogy in one of Paran Public university have. the techniques of word free recall and semi-structured questionnaire as data collection tools.To analyze were used the analysis of content in affirmative and categorization in central and peripheral elements of social representations perceived as means of analysis in research of qualitative and quantitative. This work founf two conceptions: one concerns the relationship that the teacher conceives with knowing and doing, and the other shows the relationships that the teacher creates opposite to be and feel. It was identified that the social representation of "being a teacher" primarily involves teaching and learning in a traditional context, so that your core refers to word knowledge in the act of transmitting it and the peripheral elements to the curriculum content area in Natural Sciences. It was also recognized that when comparing the social representations of the students in the initial years and the last years of the graduation remained the same, those built during school life so that the university has not been able to deny or change such representation.
Data da defesa: 19/02/2016
Cdigo: vtls000222453
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhes Jnior
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: As Representaes Sociais de graduandos no curso de Pedagogia sobre o ser professor de cincias nos anos iniciais.pdf
Tamanho: 1684 Kb (1724378 bytes)
Criado: 01-06-2016 19:11
Atualizado: 01-06-2016 19:19
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