Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O conceito de vida : um dilogo com professores pesquisadores das cincias biolgicas
Ttulo [EN]: The concept of life: a dialogue with teachers-researchers of biological sciences
Autor(es): Jssica Laguilio Rodrigues
Palavras-chave [PT]:

Epistemologia da biologia. Fenmeno da vida. Cincias. Teoria e filosofia. Biologia. Ensino superior. Anlise do discurso. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Epistemology of biology. Phenomena of life. Discourse analysis. Higher education. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Maria Jlia Corazza [Orientador] - UEM
Osvaldo Frota Pessoa Jnior - UEM
lvaro Lorencini Jnior - UEL
Resumo:
Resumo: A biologia, uma das amplas reas do conhecimento cientfico, tem empreendido esforos em seu percurso histrico para buscar a compreenso do fenmeno da vida. Como essa cincia tem sido construda por meio de estudos realizados em diferentes contextos, orientados por distintas situaes-problema, contempla pensamentos diversificados sobre o seu objeto de estudo - a vida. Considerando que essa pluralidade de conhecimentos biolgicos acerca dos fenmenos vitais se faz presente na formao de professores e pesquisadores, buscamos por meio desta pesquisa qualitativa compreender como esses profissionais, de diferentes reas das cincias biolgicas, atuantes em uma Instituio de Ensino Superior (IES) da regio Noroeste do Paran, utilizam seus conhecimentos ao elaborar um conceito e/ou definio de vida. Este estudo abrangeu uma amostra de treze profissionais do centro de Cincias Biolgicas da IES contemplado a gentica, a botnica, a bioqumica, a biologia celular, a evoluo, a ecologia e a fisiologia. Os discursos dos professores pesquisadores, participantes da pesquisa, foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram gravadas, transcritas e, posteriormente, tratadas pela anlise de discurso (AD) da linha francesa. Ao seguirmos os pressupostos tericos descritos por Orlandi (2001), pudemos extrair elementos discursivos dos sujeitos pesquisados, que foram alocados em blocos analticos para facilitar as interpretaes e produes de sentidos. Dessa forma, a AD foi utilizada como mtodo auxiliador na interpretao dos significados produzidos nos dilogos dos sujeitos entrevistados, uma vez que esta estratgia nos permitiu revelar o pensamento oriundo das entrelinhas do discurso. Os dados demonstram que esses professores pesquisadores apresentaram dificuldades em responder o que vida, mas, quando instigados reflexo, por meio de questes norteadoras, revelaram elementos em seus discursos que indicam conhecimentos referentes rea de atuao, bem como a potencialidade de organizar um pensamento conceitual, que lhes permite chegar ora uma definio prototpica sobre a vida, ora a uma lista de propriedades que reiteram a vida enquanto processo, sendo essas concepes prximas de correntes de pensamento que compem a epistemologia da biologia.

Abstract: Biology, one of the broad areas of scientific knowledge, has made efforts in its historical journey to seek the understanding of the phenomenon of life. As this science has been built through studies in different contexts, guided by different problem situations, it includes diverse thoughts about its subject matter - life. Whereas this plurality of biological knowledge about the vital phenomena is present in the training of teachers and researchers, we seek through this qualitative research to understand how these professionals from different fields of life sciences, acting on a Higher Education Institution (HEI) of the Northwest the state of Paran, use their expertise to develop a concept and / or definition of life. This study covered a sample of thirteen professionals from the center of Biological Sciences of a HEI, which were chosen according to the sub-area of biology in wich they worked such as genetics, botany, biochemistry, cell biology, evolution, ecology and physiology. In this study we present the speeches of these teacher-researchers, which were obtained with semi-structured interviews, which were recorded and transcribed. The data were analyzed by discourse analysis (AD) of the French line. As we follow the theoretical assumptions described by Orlandi (2001), we can extract elements of the discourse of the subjects surveyed, which were allocated in blocks to facilitate analytical interpretations and meaning productions. Thus, the AD was used as an auxiliary method to interpret the meanings in the dialogues pf the interviewed subjects, since this strategy has allowed us to extract the thoughts between the lines of the discourse. The data demonstrate that these teacher-researchers had difficulties in answering what is life, but when urged to reflect, through guiding questions, revealed elements in their speeches that indicate knowledge regarding their area of operation, as well as the capability to organize a conceptual thinking, which allows them to reach either a prototypical definition of life, or a list of properties that reiterate life as a process, arriving at conceptions close to currents of thought in the epistemology of biology.
Data da defesa: 23/02/2016
Cdigo: vtls000222501
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Jlia Corazza
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao.pdf
Tamanho: 1522 Kb (1558925 bytes)
Criado: 06-06-2016 15:12
Atualizado: 06-06-2016 15:21
Visitas: 853
Downloads: 12

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.