Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Enfermagem > Programa de Ps-Graduao em Enfermagem

Ttulo [PT]: Sexualidade de idosas na perspectiva freireana atravs doscrculos de cultura
Ttulo [EN]: The educational course in sexuality among older women in the dialogic perspective of Freire
Autor(es): Daysi Mara Murio Ribeiro Rodrigues
Palavras-chave [PT]:

Sexualidade. Idoso. Atitudes. Aspectos culturais. Envelhecimento. Mulheres. Educao em sade. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Health education. Sexuality. Aging. Women's. Nursing. Brazil.
rea de concentrao: Gesto do Cuidado em Sade
Titulao: Mestre em Enfermagem
Banca:
Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera [Orientador] - UEM
Ivonete Teresinha Schlter Buss Heidemann - UFSC
Ieda Harumi Higarashi - UEM
Luiza Akiko Komura Hoga - USP
Lgia Carreira - UEM
Resumo:
Resumo: O envelhecimento populacional, sua feminizao e as questes relativas sexualidade nesta fase vital, so realidades que fazem com que a promoo da qualidade de vida nesse processo seja um desafio a ser vencido. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o percurso educativo na temtica sexualidade por meio dos crculos de cultura, junto a um grupo de mulheres idosas. Tratou-se de pesquisa de campo, utilizando a abordagem da pesquisa-ao, integrando o referencial metodolgico de Freire, permeando os Crculos de Cultura enquanto espaos dinmicos de aprendizagem e troca de conhecimentos em que os sujeitos se renem no processo de educao para investigar temas de interesse do prprio grupo. Por esse referencial, ocorreram trs fases: Investigao Temtica; Codificao/Descodificao e Desvelamento Crtico. Participaram do estudo quinze idosas que atenderam aos critrios de incluso expostos: ser participante do grupo de socializao para a terceira idade; ter 60 anos de idade ou mais e ter condies mentais para responder entrevista e participar dos crculos de cultura. As entrevistas ocorreram entre os meses de abril e maio de 2014, com durao mdia de 30 minutos. Posteriormente, foram realizados os Crculos de Cultura que aconteceram com frequncia semanal, no final do ms de junho e incio de julho de 2014 com durao mdia de uma hora. Em seguida, os dados foram avaliados pela tcnica de anlise de contedo segundo a perspectiva de Minayo. E, desse modo, evidenciou-se as seguintes situaeslimites: Dificuldade de conceituar a sexualidade e a reduo do conceito ao sexo; Divergncia da sexualidade segundo o gnero e, por fim, o sexo configurado como prtica da juventude. A necessidade das mulheres libertarem-se das situaes-limite encontradas tornou-se tamanha, que o dilogo emergiu espontaneamente, avanando em sua criticidade a cada Crculo de Cultura realizado, indo ao encontro do desvelamento crtico das temticas discutidas. Assim, as mulheres idosas desse estudo desvelaram, a partir desses crculos, a compreenso biopsicossocial da sexualidade, a compreenso das diferenas sociais e psicolgicas da sexualidade e a compreenso da sexualidade na terceira idade. A prtica educativa realizada permitiu a dialogicidade e conduziu reflexo da sexualidade. Dessa forma, a dialogicidade que permeou o debate da temtica sexualidade com essas mulheres, permitiu que desatassem as amarras do preconceito relativo sexualidade no envelhecimento, bem como edificou a construo do conceito ampliado da temtica. O dialogo permitiu tambm, revelar que as aes educativas desenvolvidas com aplicao da metodologia libertadora foi capaz de proporcionar o desvelamento crtico e o empoderamento das mulheres, de forma a alcanar o objetivo da libertao.

Abstract: The population ageing, its feminizations and the issues related to the sexuality in this vital phase are realities that makes with promoting the quality of life to be a challenge to be won. The aim of this study was to analyze the educative pathway in the sexuality thematics through the circles of culture along a group of old women. It was treated about field research, using the research-action method, according the Freires methodologic referential, permeating the circles of culture while the dynamics spaces of learning and Exchange of knowledge in which the subject get together in the education process to investigate themes of interest of their own group. Through this referential occurred 3 phases: Thematic Investigation; Codification/Decodification and Critical Unveiling. In the study participated 15 old women who matched the exposed selection criteria; be participant of the socialization for ageing group, be 60 years old or more, have mental conditions to answer the interview and participate of the circles of culture. The interviews occurred among the months of April and May of 2014 with average duration of 30 minutes. In the second moment it was achieved the Circle of Culture with average duration of 57 minutes. The data were analyzed by the technician of Contents Analysis pursuant Minayo. It was evidenced that, among the women of this study, there was difficulty in conceptualize the sexuality, and reducing the concept to the sex. There was also a divergence of the sexuality by gender and eventually the sex was configured as a practice of the youth. The womens need to come loose from the situations-limit found became a catalyst aspect so that the dialog emerged spontaneously, advanced in its critically to each circle of culture achieved, meeting the critical unveiling of the discussed thematics. This way, the old women of this study uncovered, as from the Circles of Culture, the bio psychosocial comprehension of the sexuality, the comprehension of the social and psychological differences of the sexuality and the comprehension of the sexuality on Ageing. The educative practice achieved allowed the dialogicity and conducted to the reflection about the sexuality. This way, the dialogicity, that permeated the debate about the theme sexuality with these women allowed them to burst the ties of the prejudice related to the sexuality in the ageing, as well as built the construction of the blown up concept of the thematic area. The dialog also allowed to reveal the educative actions developed with the application of the liberator methodology, it was able to provide the critical unveiling and the womens empowering, in order to reach the aim of the liberation.
Data da defesa: 2014
Cdigo: vtls000222628
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao em Enfermagem
Nvel: Dissertao (mestrado em Enfermagem)
UEM:

Responsavel: elaine
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DAYSI MARA MURIO RIBEIRO.pdf
Tamanho: 1259 Kb (1289009 bytes)
Criado: 12-07-2016 11:04
Atualizado: 12-07-2016 11:10
Visitas: 718
Downloads: 4

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.