Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: A educao fsica na constituiodo corpo potico em Jacques Lecoq
Ttulo [EN]: Physical Education in the poetic body constitution in Jacques Lecoq
Autor(es): Antonio Carlos Monteiro de Miranda
Palavras-chave [PT]:

Jacques Lecoq. Corpo Potico. Teatro. Anlise do discurso. Educao Fsica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Jacques Lecoq. Poetic Body. Theater. Physical Education. Brazil.
Titulao: Doutor em Educao Fsica
Banca:
Larissa Michelle Lara [Orientador] - UEM
Marco Antonio Coelho Bortoleto - UNICAMP
Adilson Nascimento de Jesus - UNICAMP
Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM
Fernando Augusto Starepravo - UEM
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar discursivamente a presena de elementos da Educao Fsica na significao de "corpo potico", na teoria de Jacques Lecoq, e sua inscrio na Escola Internacional de Teatro, fundada pelo referido autor e professor. Especificamente, a pesquisa levanta as condies de produo ligadas a formao de Lecoq nas reas da Educao Fsica e do Teatro, incursiona pelos fundamentos e especificidades de corpo potico no sentido de entend-lo, bem como busca traos da Educao Fsica na proposta de corpo potico aplicada na Escola Internacional de Teatro. De carater analtico, a pesquisa desenvolveu-se por meio de levantamento de material bibliogrfico, visita institucional a Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris, para busca de fontes e realizao de entrevistas com a direo e com alunos da Escola, entrevistas no Brasil, com ex-alunos que fizeram o curso da Instituio. As entrevistas tiveram como propsito conhecer o cotidiano da Escola, as relaes da constituio do corpo potico com a Educao Fsica e a maneira como os sujeitos percebiam a constituio do corpo potico, a partir do contexto da Escola. A Anlise de Discurso, de Michel Pecheux (1997), foi a teoria/metodo utilizada para o desenvolvimento da pesquisa, haja vista a identificao do pesquisador com suas bases terico-metodolgicas e seu potencial desestabilizador e crtico para alm do contedo, no intuito de entender seu funcionamento e seus efeitos de sentido Constatou-se, com o desenvolvimento da pesquisa, que a proposta de corpo potico, de Jacques Lecoq, recebe forte influncia da Educao Fsica de sua poca, o que corrobora a tese de que a teoria do corpo potico e deflagrada discursivamente no entremeio da Educao Fsica e do Teatro. Tal defesa dase a partir da constatao da influncia de prticas esportivas e gimnicas na pedagogia de Lecoq; no condicionamento do corpo por meio de formas disciplinares rgidas impostas pela Escola, as quais devem ser seguidas com afinco pelos alunos para a obteno de xito em suas atividades, numa espcie de liberdade "condicionada"; na iseno da influncia de pensamento no momento da ao, a qual e valorizada como aspecto da criao essencial a formao do ator; no instaurar da ruptura entre teoria e prtica, com valorizao excessiva da prtica em detrimento da teoria. Nessa direo, os dados apontam para a construo de um corpo potico que, desenvolvido no entremeio da Educao Fsica e do Teatro, perde em poesia ao buscar, institucionalmente (no contexto da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq), uma arte do corpo focada no condicionamento, na rigidez e na reproduo impensada, distanciando-se do corpo ldico, brincante e humano necessrio ao fazer artstico.

Abstract: This research aimed to analyse discursively the presence of Physical Education elements in the meaning of "poetic body", in Jacques Lecoq theory, and its inscription in the International Theater School founded by the professor. Specifically the research shows the production conditions linked to the Lecoq formation in Education, Physics and Theater and studies the fundamentals and specificities of the poetic body applied in the Theater School. With an analytical character, the study was developed through publications surveys, institucional visits to the International Theater School Jacques Lecoq, in Paris, to search sources and the realization of interviews with the management and with students of the School, interviews in Brazil with former students that did their courses in the institution. The interviews aimed to know the daily reality of the School, the relations of the poetic body constitution with Physical Education and the way people realized the constitution of the poetic body, from the School context. The Speech Analysis from Michel Pecheux (1997), was the theory/method used to develop the research and to identify the researcher with his theoric and methodological basis and his destabilizing and critical potential to beyond the content to understand how it works and its meaning effects. It was found, with the research development that the poetic body proposal of Jacques Lecoq has a stong influence of Physical Education and of his time which contributes to the thesis that the poetic body theory is triggered discursively between Physical Education and Theatre. This defense occurs from the finding of the sports influences, practices and gymnastics in Lecoq pedagogy; in the body conditioning through stric disciplinary forms imposed by the School, which has to be followed with dedication by the students to be sucessful in their activities, in a kind of "conditioned" freedom; in the exemption of thought influence in the moment of the action, which is valued as an aspect of the essencial criation to the actor formation; to establish the division between theory and practice with excessive valorization of practice over theory. In this direction, the data show the contruction of a poetic body that developed between Physical Education and Theater lose the poetry to seek institutionally (in the International Theater School Jacques Lecoq); a body art focused in the conditioning, rigidity. Thoughtless production, distancing itself from the playful body, that plays and is human to the artistic make.
Data da defesa: 04/02/2016
Cdigo: vtls000222633
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Larissa Michelle Lara
Co-Orientador: Prof. Dr. Renata Marcelle Lara
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica, Universidade Estadual de Londrina. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
Nvel: Tese (doutorado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: elaine
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese finalizadaJacques Lecoq.pdf
Tamanho: 2195 Kb (2247716 bytes)
Criado: 07-07-2016 15:11
Atualizado: 07-07-2016 15:22
Visitas: 549
Downloads: 16

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.