Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa Associado de Ps-Graduao em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo (UEM e UEL)

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Arquitetura e Urbanismo > Programa Associado de Ps-Graduao em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo (UEM e UEL)

Ttulo [PT]: Do direito a cidade e a mobilidade urbana : o caso da aglomerao urbana de Maring-PR
Autor(es): Elise Savi
Palavras-chave [PT]:

Mobilidade urbana. Poltica de desenvolvimento urbano. Aglomerao urbana. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Urban mobility. Politics. Programs. Urban agglomeration of Maring. Paran (State). Brazil.
Titulao: Mestre em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Banca:
Fabola Castelo de Souza Cordovil [Orientador] - UEM
Juciano Martins Rodrigues - UFRJ
Ricardo Dias Silva - UEM
Resumo:
Resumo: No contexto da crise da mobilidade urbana vivenciada no Brasil, resultante, sobretudo, da prioridade dada ao transporte motorizado individual em detrimento das formas coletivas de deslocamento, o presente trabalho se prope investigar a atuao do poder pblico na implementao de programas e projetos de mobilidade nos municpios brasileiros. Com um estudo de caso na aglomerao urbana de Maring/PR-formada pelo municpio polo e pelos municpios de Sarandi, Paiandu e Marialva - constatamos, por meio de uma anlise quantitativa e qualitativa de dados de fontes diversas, que existe uma estreita relao entre as condies de deslocamento da populao e a organizao social do territrio, tendo em vista o espao segregado que comumente se estabelece nos municpios brasileiros, e em especial nessas aglomeraes urbanas. A anlise dos dois programas de mobilidade em curso no municpio de Maring-o PAC Mobilidade Urbana Mdias Cidades e o Programa de Mobilidade Urbana do BID - nos permitiu verificar, num primeiro momento, que ambos imprimem condicionalidades para que os projetos financiados tragam um ganho social populao, como por exemplo, com aes que beneficiem o sistema de transporte pblico coletivo. Contudo, constamos que a atuao do poder pblico local na efetivao destes programas, alm priorizar o transporte individual motorizado, tende a reproduzir a lgica do mercado de terras no favorecimento de empreendimentos imobilirios, desconsiderando as necessidades e as demandas da populao nos deslocamentos cotidianos e contrariando os princpios e as diretrizes da poltica de mobilidade urbana recm-instituda no Brasil pela Lei Federal n 12.587/2012.

Abstract: In the context of the lived urban mobility crisis in Brasil, mainly resulting from the priority given to the individual motorized transportation instead of collective forms of displacement, this work aims to investigate the performance of the government in implementing programs and projects for mobility in Brazilian municipalities. With a case study in the urban agglomeration of Maring/PR - formed by the main municipality and by the cities of Sarandi, Marialva and Paiandu - we found, by the means of a quantitative and qualitative analysis of data from diverse sources, that there is a close connection between the conditions for population displacement and social organization of the territory, in view of the segregated space that commonly exists in Brazilian municipalities, especially those urban agglomerations.Theanalysis of the two mobility programs in progress in Maring - the PAC Mobilidade Urbana Mdias Cidades and the Program for Urban Mobility from BID - showed, at first, that both give conditions to which the financed projects deliver social gain to the population, for example, with actions that benefit the public transportation system. However, we also noticed that the role of local government in the execution of these programs, besides prioritize individual motorized transportation, tends to reproduce the logic of land market in favor of real estate projects, not considering the needs and demands from the population in daily movements and contradicting the principles and guidelines of the newly established urban mobility policy in Brazil by Federal Law No. 12.587/2012.
Data da defesa: 26/03/2014
Cdigo: vtls000222722
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2014
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Fabola Caselo de Souza Cordovil
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Tecnologia, Universidade Estadual de Londrina. Programa Associado de Ps-Graduao em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo (UEM e UEL)
Nvel: Dissertao (mestrado em Arquitetura e Urbanismo)
UEM: Programa Associado de Ps-Graduao em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo (UEM e UEL)

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DO DIREITO A CIDADE E A MOBILIDADE URBANA - ELISE SAVI.pdf
Tamanho: 9296 Kb (9518935 bytes)
Criado: 29-06-2016 17:02
Atualizado: 29-06-2016 17:10
Visitas: 383
Downloads: 35

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.