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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Engenharia Qumica

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Ttulo [PT]: Avaliao do ciclo de vida no beneficiamento de malha : estudo de caso em uma tinturaria no estado do Paran
Ttulo [EN]: Life cycle assessment of the benefaction of knitted fabrics: a case study in a dyehouse in the state of Paran
Autor(es): Elaine Regina Brito Maia
Palavras-chave [PT]:

Impacto ambiental. Beneficiamento de malha. Avaliao ciclo de vida. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Life cycle assessment. Knitted fabrics. Benefaction. Environmental impact. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Desenvolvimento de Processos
Titulao: Mestre em Engenharia Qumica
Banca:
Cid Marcos Gonalves Andrade
[Orientador] - UEM
Mauro A. da S. S Ravagnani - UEM
Gianini Regina Luz - UEM
Anglica Marquetotti Salcedo Vieira - UEM
Resumo:
Resumo: A avaliao do ciclo de vida uma ferramenta que consiste em selecionar e avaliar as entradas e sadas dos processos, possibilitando a identificao dos impactos ambientais de um sistema de produto ao longo do seu ciclo de vida. O presente trabalho apresenta a avaliao do ciclo de vida aplicado em uma indstria de beneficiamento txtil, responsvel pelo processo de tingimento e acabamento de malhas, localizada no noroeste do Paran. O objetivo da pesquisa caracterizar os potenciais impactos ambientais causados no processo de beneficiamento, quanto utilizao de recursos naturais, assim como os agentes poluidores emitidos por este processo. Para a efetivao da pesquisa foram coletados dados referentes ao perodo de um ms de produo do ano de 2013. Para a aplicao da avaliao do ciclo de vida, foi utilizado o software SimaPro, verso 7.3.3. O mtodo utilizado para anlise do inventrio foi RECIPE midpoint e as categorias analisadas foram: acidificao terrestre, mudana climtica, ecotoxicidade marinha, esgotamento fssil e toxicidade humana. Foram realizadas duas formas de avaliao de impacto, uma considerando o transporte dos produtos utilizados no beneficiamento e a outra sem considerar este fator. Os resultados obtidos em relao primeira forma de avaliao demostraram que o transporte rodovirio (sal), que considera a trajetria de entrega do sal, e o transporte rodovirio, responsvel pela trajetria dos demais insumos utilizados no tingimento, foram os itens que proporcionaram maior impacto no processo de beneficiamento de malha, isto se deve a quantidade de emisses atmosfricas provenientes da queima do combustvel vi fssil. Avaliando os impactos sem considerar o transporte, os resultados apontaram a utilizao da madeira de cavaco como responsvel pelos impactos nas categorias acidificao, toxicidade humana e ecotoxicidade marinha, na categoria esgotamento fssil, o fator impactante foi a utilizao dos produtos qumicos e na categoria mudana climtica, o maior fator de impacto foi a energia eltrica.

Abstract: A life cycle assessment is a tool that consists of selecting and evaluating the inputs and outputs of the processes, enabling the identification of the environmental impacts of a product system throughout its life cycle. This paper presents the evaluation of the life cycle applied to a textile benefaction industry, responsible for the process of dyeing and finishing of knitted fabrics, located in the northwest of Paran. The goal of this paper is to characterize the potential environmental impacts in the benefaction process related to the use of natural resources, as well as the pollutants emitted by this process. For effective research, data were collected regarding the production of a month of the year 2013. For the application of life cycle assessment was used SimaPro software, version 7.3.3. The method used to analyze the register was RECIPE midpoint and the categories which were analyzed were terrestrial acidification, climate change, marine ecotoxicity, the depletion of fossil and human toxicity. Two forms of impact assessment were carried out: one, which considered the transport of the products used in the process of benefaction and another which did not consider this factor . The results regarding the first form of evaluation showed that the road transport, in which the delivery trajectory of salt is considered and the road transport, responsible for the trajectory of other inputs used in dyeing, were the items that provided greater impact on the process of benefaction of the knitted fabrics. This impact is due to the amount of atmospheric emissions from the burning of fossil fuel. Assessing the impacts without considering transport, the results showed the use of wood chips as responsible for the impacts in the viii categories acidification, human toxicity and ecotoxicity marine. Concerning the depletion of fossil category, the factor that caused impact was the use of chemicals. As for the climate change category , the highest factor of impact was the electricity.
Data da defesa: 29/10/2013
Cdigo: vtls000222959
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2013
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Cid Marcos Gonalves Andrade
Co-Orientador: Prof. Dr. Mauro A. da S. S Ravagnani
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Tecnologia. Programa de Ps-Graduao em Engenharia Qumica
Nvel: Dissertao(mestrado em Engenharia Qumica)
UEM: Departamento de Engenharia Qumica

Responsavel: elaine
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Elaine 02-2014.pdf
Tamanho: 1358 Kb (1390882 bytes)
Criado: 11-08-2016 10:02
Atualizado: 11-08-2016 10:12
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