Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Geografia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Geografia > Programa de Ps-Graduao em Geografia

Ttulo [PT]: As polticas educacionais para o espao agrrio na mesorregio oeste do Paran (1950-2014)
Ttulo [EN]: EDUCATIONAL POLICIES FOR AGRARIAN SPACE IN THE WEST MESOREGION OF PARAN (1950-2014) It
Autor(es): Anderson Bem
Palavras-chave [PT]:

Escolas Rurais, Oeste Paranaense (Mesorregio), Educao e Estado, Oeste Paranaense (Mesorregio), Educao rural - Brasil
Palavras-chave [EN]:
Educational Policies, Rural School, Agrarian Space, Agro-industry, West Mesoregion of Paran -Brazil
rea de concentrao: Anlise Ambiental e Regional
Titulao: Doutor em Geografia
Banca:
Maria das Graas de Lima [Orientador] - UEM
Maria Marques Camargo Marangoni - USP
Marli Terezinha Szumilo Schlosser - UNIOESTE
Henrique Manoel da Silva - UEM
Leonardo Dirceu Azambuja - UEM
Resumo:
Resumo: corrente na literatura acadmica o cenrio de crise da Educao Rural. Do ponto de vista da erradicao da Escola Rural em marcha, a crise da educao rural um fato inconteste. Todavia, o investimento pblico voltado para a Educao Rural no Brasil, ao longo da histria, demonstra duas polticas educacionais: uma para a grande propriedade agrcola e outra para a pequena propriedade agrcola. Ao estudarmos a poltica educacional voltada para o Espao Agrrio da Mesorregio Oeste do Paran, identificamos duas fases da poltica educacional. Na primeira fase a construo de Escolas Rurais, que foi intensa entre 1950-1970 e orientou-se na colonizao de terras baseada no sistema de pequenas propriedades agrcolas. Esta etapa esgotou-se com a mecanizao do uso dos solos e o consequente xodo rural iniciado no final dos anos de 1970 e intensificado durante a dcada de 1980. Na segunda fase a expanso de cursos superiores e tcnicos direcionados para o Agronegcio - poltica educacional que se torna ntida j nos anos de 1990. Com o desenvolvimento do agronegcio na Mesorregio Oeste do Paran, verificou-se a criao e expanso de uma infraestrutura pblica de ensino tcnico e superior mantida por instituies de nvel federal e estadual. Os municpios de Medianeira, Palotina e Marechal Cndido Rondon so aqueles em que se observa de forma mais ntida a relao entre o desenvolvimento do agronegcio em nvel local/regional e a poltica educacional. A prpria formao espacial dos municpios se confunde com a histria das empresas do setor agroindustrial. A poltica educacional dirigida ao espao agrrio na Mesorregio Oeste do Paran nas ltimas dcadas buscou atender as demandas do desenvolvimento regional baseado no agronegcio, este sustentado pelo modelo agroexportador de alimentos. Este fato fica evidenciado pelo surgimento de cursos de nvel superior e tcnico, localizados prximos indstria alimentcia, em especial a de carnes e a de lcteos e com estreita relao com o setor produtivo. J a poltica educacional destinada ao segmento social da pequena propriedade agrcola, a que se refere ao transporte escolar

Abstract: It is common in the academic literature the crisis scenario of the Rural Education. From the point of view of eradication of Rural School in process, the crisis of rural education is an incontestable fact. However, public investment focused on Rural Education in Brazil, throughout history, demonstrates two educational policies: one for large farm and one for the smallholding. To study the directed education policy for the Agrarian Space in West Mesoregion of Paran, we identified two phases of educational policy. In the first place the construction of Rural Schools was intense between 1950-1970, and guided in the colonization of land-based small farm system. This phase ended with soil mechanization and the consequent exodus started in the late 1970s and intensified during the 1980s. In the second place the expansion of higher and technical courses targeted for Agribusiness - educational policy that becomes clear already in the 1990s. With the development of agribusiness in West Mesoregion of Paran, there was the creation and expansion of a public infrastructure of technical and higher education maintained by the federal and state level institutions. The municipalities of Medianeira, Palotina and Marechal Cndido Rondon are those where there is more clearly the relationship between the development of agribusiness in local / regional and educational policy. The very spatial formation of the municipalities is intertwined with the history of the companies in the agribusiness sector. The educational policy directed to the agrarian space in West Mesoregion of Paran in recent decades sought to meet the demands of regional development based on agribusiness, model sustained by food export. This fact is evidenced by the emergence of higher-level courses and technical, located near the food industry, especially of the meat and dairy and close relationship with the productive sector. Already the educational policy for the social segment of the smallholding is the school transport
Data da defesa: 16/02/2016
Cdigo: vtls000223204
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria das Graas de Lima
Co-Orientador:
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Tese (doutorado em Geografia)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Geografia

Responsavel: luiz
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: AndersonBem.pdf
Tamanho: 5703 Kb (5840029 bytes)
Criado: 19-08-2016 07:47
Atualizado: 19-08-2016 08:58
Visitas: 389
Downloads: 36

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.