Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Ensino de botnica mediado por recursos multimdia : as contribuies de um software de autoria para o ensino dos ciclos reprodutivos dos grupos vegetais
Ttulo [EN]: Botany teaching in mediated multimedia resources: the contributions of an author of software for teaching of reproductive cycle of plant groups
Autor(es): Paulo Inada
Palavras-chave [PT]:

Botnica. Ensino. Software. Grupos vegetais. Ciclos reprodutivos. Software.
Palavras-chave [EN]:
Botany. Software. Reproductive cycles. Vegetables groups. Brazil.
Titulao: Doutor em Ensino de Cincias e Matemtica
Banca:
Dulcinia Ester Pagani Gianotto [Orientador] - UEM
Marcelo Maia Cirino - UEL
Ana Tyomi Obara - UEM
Adriana da Silva Fontes - UFTR
Rmulo Diego de Lima Behrend - UNICESUMAR
Resumo:
Resumo: O ensino de Biologia exige uma diversidade nas formas de ensinar, seja nas aulas terico-prticas, nas pesquisas de campo, nos livros didticos ou mesmo diante da tecnologia. Na atualidade, desafiante ensinar Biologia abrindo mo do tradicional quadro-de-giz, uma vez que os recursos multimdia esto disponveis tanto na Internet como nos softwares didticos. Professores tm uma variedade de materiais acessveis, que podem contribuir para um ensino-aprendizagem interativo dos contedos biolgicos. No entanto, o ensino de Botnica, caracteriza-se hoje como essencialmente terico, desestimulante para os alunos e subvalorizado. Faltam s escolas condies de infraestrutura e preparo dos professores para reverter esta situao. Sob a perspectiva de investigar e contribuir com o ensino de Botnica, especialmente no que diz respeito aos ciclos reprodutivos dos grandes grupos vegetais Brifitas, Pteridfitas, Gimnospermas e Angiospermas, esta pesquisa de cunho qualitativo teve por objetivo investigar as contribuies de um software de autoria, na forma de CD-ROM, no ensino dos Ciclos Reprodutivos dos Grupos Vegetais, alm de analisar os processos de ensino-aprendizagem na presena do software, a fim de se verificar o nvel de aprendizagem, por meio do uso deste recurso didtico miditico. O software foi aplicado a um grupo de 29 alunos do Ensino Mdio de uma escola pblica de Maring - PR, caracterizados inicialmente por terem aprendido Botnica principalmente pelo livro didtico e em aulas expositivas, mas que apontavam preferncia por metodologias alternativas com imagens e interatividade, com maior predisposio para as matrias de atuao prtica em seu cotidiano. Apesar desses alunos, em sua maioria, serem conhecedores da matria de Botnica e dos grupos vegetais, apresentavam um aprendizado generalizado sobre esse assunto. A coleta de dados foi realizada na primeira etapa no perodo de setembro a outubro de 2013 e em uma segunda etapa em maro de 2014, pela aplicao de questionrios semiestruturados, observao direta dos alunos e da anlise das filmagens. Os dados foram organizados e divididos em categorias, conforme o contedo das falas dos entrevistados. A anlise e discusso dos resultados evidenciaram que o uso do software provavelmente facilitou a aprendizagem, melhorou a apreenso do contedo e ainda despertou o interesse dos alunos pelas aulas. Os alunos, por sua vez, estavam motivados por obterem sucesso na atividade realizada, gerando nimo pelo aprendizado. Fica evidente de que o software de Botnica contribuiu para uma melhor qualidade de ensino de Botnica, que pode ser mensurado pelo aprendizado entusiasmado dos alunos e pelas respostas obtidas nos questionrios, aps a aplicao do CD-ROM.

Abstract: Teaching of Biology requires diversity in ways of teaching, either in theoretical and practical classes in the field of research, in teaching or in the face of technology books. Nowadays, it is challenging to teach Biology giving up the traditional framework-of-chalk, since the media resources are available both online and in educational software. Teachers have a variety of accessible materials that can contribute to an interactive teaching and learning of biological content. However, the teaching of Botany, has characterized today as essentially theoretical, discouraging for students and undervalued. Schools lack infrastructure conditions and preparation of teachers to reverse this situation. From the perspective of research and contribute to the teaching of Botany, especially with regard to reproductive cycles of the major plant groups Bryophytes, Pteridophytes, Gymnosperms and Angiosperms, this qualitative research aimed to investigate the contributions of an authoring software, on CD-ROM, in the teaching of reproductive cycles of vegetables groups, besides analyzing the teaching-learning processes in the software's presence, in order to verify the level of learning, through the use of this media teaching resource. The software was applied to a group of 29 high school students from a public school in Maringa - PR initially characterized by having learned Botany mainly by textbooks and lectures, but pointing preference for alternative methodologies with images and interactivity, with greater predisposition to matters of practical action in their daily lives. Although these students, mostly, be knowledgeable of the area of botany and plant groups had a general learning on the subject. Data collection was conducted in the first phase from September to October 2013 and a second phase in March 2014, the application of semi-structured questionnaires, direct observation of students and analysis of footage. Data were organized and divided into categories according to the content of the speeches of respondents. Analysis and discussion of the results showed that the use of software probably facilitated learning, improved seizure of the content and even aroused the interest of students for classes. Students, in turn, were motivated by succeed in performed activity, generating heart for learning. It is evident that the Botany software contributed to a better Botany of educational quality, which can be measured by the enthusiastic student learning and the responses from the questionnaires, after applying the CD-ROM.
Data da defesa: 16/02/2016
Cdigo: vtls000223406
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Dulcinia Ester Pagani Gianotto
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Ensino de Cincias e Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PAULO INADA.pdf
Tamanho: 3329 Kb (3408604 bytes)
Criado: 12-09-2016 13:05
Atualizado: 12-09-2016 13:17
Visitas: 392
Downloads: 4

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.