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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

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Ttulo [PT]: A implantao dos cursos de graduao na modalidade distncia nas instituies estaduais de ensino superior do Paran, aps a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional de 1996
Ttulo [EN]: THE INPLANTATION OF GRADUATION COURSES IN THE MODELITY DISTANCE LEARNING IN THE INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION OF PARAN STATE, AFTER THE 1966 GUIDELINES OF LAW OF DIRECTIVES AND BASES OF NATIONAL EDUCATION
Autor(es): Edson Luis Zanutto
Palavras-chave [PT]:

Ensino a distncia, Ead, Cursos de graduao, Ensino superior, Ensino a distncia - Brasil
Palavras-chave [EN]:
Distance teaching method. EaD. Graduation courses. IEES-PR - Brazil
rea de concentrao: Elaborao de Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Polticas Pblicas
Banca:
Walter Lcio de Alencar Praxedes [Orientador] - UEM
Pedro Paulo da Silva Ayrosa - UEL
Maria Luisa Furlan Costa - UEM
Resumo:
Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional-LDBEN, n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece em seu artigo 80, a possibilidade de uso da Educao a Distncia em todos os nveis de ensino, que passou a ser desenvolvida principalmente pela iniciativa privada, tornando-se a modalidade de ensino que mais cresce no pas. Esta pesquisa visa investigar quais os problemas e obstculos que dificultam a implantao e crescimento desta modalidade nas Instituies Estaduais de Ensino Superior do Estado do Paran-IEES-PR, uma vez que, passados quase 20 anos da aprovao da mencionada LDBEN, apenas 6% dos cursos destas Instituies so ofertados a distncia. O objetivo contribuir com uma reflexo crtica sobre a mesma e apresentar propostas viveis visando consolidao do Ensino Superior a Distncia nas referidas Instituies. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, utilizando-se como fontes a pesquisa bibliogrfica, anlise de documentos oficiais, bem como entrevistas estruturadas. Como embasamento terico para esta dissertao utilizou-se a teoria dos campos de Pierre Bourdieu. Uma caracterstica presente em todos os campos sociais que Bourdieu estudou a diviso entre dominantes e dominados, os primeiros ditando as regras de funcionamento do campo, enquanto os dominados lutam para melhorar sua posio. As entrevistas foram realizadas com os Coordenadores de Educao a Distncia das respectivas IEES, que estiveram frente de assuntos relacionados modalidade, bem como com a Reitora da Universidade Estadual de Londrina, para anlise das hipteses levantadas que supostamente estariam dificultando a referida implantao. Analisando as hipteses mediante as entrevistas concedidas, constata-se que as mesmas so pertinentes e podem ser justificadas pela teoria de Bourdieu. Enfim, nas consideraes finais so apresentadas sugestes viveis que podem ser implementadas visando consolidao da modalidade nas respectivas Instituies

Abstract: The Directives and bases of national education-LDBN, n 9.394, December 20th 1996, sets in its article 80, the possibility of using the Distance Learning in all teaching level, which later started being carried out by private initiative, becoming the most increasing teaching method in the country. The aim os this survey is to investigate which problems and hurdles make difficulties to this modality implantation in the Institution of Higher Education of Paran State. IEES-PR, after 20 year that mentioned LDBEN has been aproved, only 6% of those courses are offerred by distance. The aim is to contribute to a critical reflection on it and present viable proposals for the consolidation of Higher Distance Education in these institutions. The methodology was the qualitative research, using as sources the biographic researches, analysis of official documents, as well as structured interviews. The theory of Pierre Bourdieu fields was used as a theoretical basis for this thesis. A feature present in all social fields that Bourdieu studied is the division between dominant and dominated the first dictating the rules of operation of the field, while the dominated struggle to improve their position. Interviews were accomplish ed with the coordinators of Distance Education of the respective IEES, who were ahead of issues related to the modality, as well as the Rector of the State University of Londrina, for analysis of the hypotheses that were supposed hindering the related implantation. Analyzing the hypotheses according to granted interviews, it is note up that they are relevant and can be justified by Bourdieu's theory. So, according to the raised related analysis by the interviewed people, we can have possibles suggestions to the cosolidation of modalities in those institutions
Data da defesa: 15/04/2016
Cdigo: vtls000223415
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Walter Lcio de Alencar Praxedes
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas
Nvel: Dissertao (mestrado em Polticas Pblicas)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: luiz
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: A Implantao dos cursos de graduao na Modalidade a.pdf
Tamanho: 590 Kb (603798 bytes)
Criado: 02-09-2016 11:16
Atualizado: 02-09-2016 11:21
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