Resumo: Este trabalho resulta na investigação e análise de peças teatrais publicadas para crianças e jovens a partir de 1896 até os anos iniciais do Regime Militar no Brasil. A principal linha de observação que se procurou seguir ao se elaborar este trabalho, por dizer respeito aos estudos literários, conduz à consideração do teatro infantil em sua formação enquanto sistema, tal como propõe Candido (1998; 2000; 2006). Desse modo, é no período entre 1896 e a implantação do Regime Militar no país que se pode observar a formação do teatro infantil enquanto sistema. Nesse processo, agruparam-se as obras encontradas em dois períodos, considerando-se características comuns entre elas, suas relações com o contexto histórico em que estão inseridas e o modo como representam as jovens gerações. O primeiro se inicia com a publicação de Os meus brinquedos, de Figueiredo Pimentel, em 1896, pela Biblioteca da Infância da Livraria do Povo, do livreiro-editor Pedro da Silva Quaresma, e estende-se até 1948, quando Lucia Benedetti escreveu e a Cia de Teatro Os Artistas Unidos, liderados por Henriette Morineau, encenou O casaco encantado. O segundo período se inicia com a encenação da peça de Benedetti e alcança o ano de 1965, quando a montagem de quatro peças - Romão e Julinha, de Oscar Von Pfhul; O gigante, de Walter Quaglia; Joãozinho Peteleco, de Maria Helena Kühner e O circo Rataplan, de Pedro Veiga - dão indícios de que a linguagem do teatro infantil passava por transformações, consolidando-se. A partir desses agrupamentos, buscou-se ainda estabelecer relações entre processos sociais e estéticos, norteando o desenvolvimento do teatro infantil no país e determinando uma consciência crítica de brasilidade entre os autores e artistas que se especializaram nessa modalidade artística. Os resultados apontam como esse espólio cultural está inicialmente ligado a pensamentos e valores que determinam comportamentos e regras sociais idealizados, com um claro objetivo pedagógico. Isso porque não há como desvinculá-lo da tradição erudita e voltada para os adultos. Contudo, gradativamente, aparecem obras que rompem com esse círculo vicioso e são capazes de procedimentos que estabelecem um lugar diferenciado do senso comum para as faixas etárias mais jovens, valorizando esse universo em vez de menosprezá-lo. Isso acontece em função da realização de um tipo de teatro para crianças e jovens que não menospreza a inteligência das jovens gerações, mas questiona sistemas sociais e estéticos petrificados, por isso, de forma criativa e dinâmica, essas obras são igualmente capazes de revelar forças sociais perpassando suas estruturas.
Abstract: This work results in the investigation and analysis of theatre plays published by children and young people from 1896 until the initial years of Brazilian Military Ditactorship. Parting from 1948, when the modern Brazilian children's theatre begins, the spectacles made by professional companies became a priority as a criterion for research and investigation of works, which may have occurred in subsequent periods. The main observation line pursued while making this work, for its literary studies concern, leads to consider the theatre for children in its formation as a system, as proposed by Candido (1998; 200; 2006). According to him, an articulated system takes shape when there is a dynamical interaction and tradition continuity involving author, works and public - and, in the theatre case, it is also important to take into account the artists and technicians in the staging - balancing two force lines, in dialectical process, which oscillates between localism and cosmopolitanism, and still a critical awareness about problems of literary and theatrical creation. So, it is in the period between 1896 and the Military Dictatorship in Brazil that one can see the children's theatre constitution as a system. In this process, the found works were grouped in two periods, considering common characteristics among them, their relations with the historical context and the way they depict the new generations. From these groupings, it was intended to establish relations between social and aesthetical process, guiding the children's theatre development in the country and a critical awareness about brazilianity among authors and artists which became especialized in this artistical genre. The results show how this cultural asset is initially linked to thoughts and values that conduct to idealized behaviors and social rules, with a clear pedagogical purpose, because there is no way to separate it from erudite tradition and its focus on adults. However, some works gradually appear to break such vicious cycle and to create a distinct place far from common sense to younger readers, valuing this universe instead of despising it. It occurs due to a kind of theatre made for children and juveniles that does not underestimate the younger generation's intelligence, but questions the petrified social and aesthetical systems. Thus, by a creative and dynamical form, these works are also capable to reveal social forces passing through their structures. |