Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Aspectos da formao do teatro infantil no Brasil : para uma reviso da histria mal contada do teatro para crianas e jovens no pas
Autor(es): Joaquim Francisco dos Santos Neto
Palavras-chave [PT]:

Dramaturgia brasileira. Teatro brasileiro. Teatro infantojuvenil. Teatro e sociedade. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Brazilian theatre. Childre's and youth theatre. Brazilian dramaturgy. Theatre and society. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Doutor em Letras
Banca:
Alice urea Penteado Martha [Orientador] - UEM
Alexandre Villibor Flory - UEM
Mrcio Roberto do Prado - UEM
Thiago Alves Valente - UENP
Eliane Santana Dias Debus - UFSC
Resumo:
Resumo: Este trabalho resulta na investigao e anlise de peas teatrais publicadas para crianas e jovens a partir de 1896 at os anos iniciais do Regime Militar no Brasil. A principal linha de observao que se procurou seguir ao se elaborar este trabalho, por dizer respeito aos estudos literrios, conduz considerao do teatro infantil em sua formao enquanto sistema, tal como prope Candido (1998; 2000; 2006). Desse modo, no perodo entre 1896 e a implantao do Regime Militar no pas que se pode observar a formao do teatro infantil enquanto sistema. Nesse processo, agruparam-se as obras encontradas em dois perodos, considerando-se caractersticas comuns entre elas, suas relaes com o contexto histrico em que esto inseridas e o modo como representam as jovens geraes. O primeiro se inicia com a publicao de Os meus brinquedos, de Figueiredo Pimentel, em 1896, pela Biblioteca da Infncia da Livraria do Povo, do livreiro-editor Pedro da Silva Quaresma, e estende-se at 1948, quando Lucia Benedetti escreveu e a Cia de Teatro Os Artistas Unidos, liderados por Henriette Morineau, encenou O casaco encantado. O segundo perodo se inicia com a encenao da pea de Benedetti e alcana o ano de 1965, quando a montagem de quatro peas - Romo e Julinha, de Oscar Von Pfhul; O gigante, de Walter Quaglia; Joozinho Peteleco, de Maria Helena Khner e O circo Rataplan, de Pedro Veiga - do indcios de que a linguagem do teatro infantil passava por transformaes, consolidando-se. A partir desses agrupamentos, buscou-se ainda estabelecer relaes entre processos sociais e estticos, norteando o desenvolvimento do teatro infantil no pas e determinando uma conscincia crtica de brasilidade entre os autores e artistas que se especializaram nessa modalidade artstica. Os resultados apontam como esse esplio cultural est inicialmente ligado a pensamentos e valores que determinam comportamentos e regras sociais idealizados, com um claro objetivo pedaggico. Isso porque no h como desvincul-lo da tradio erudita e voltada para os adultos. Contudo, gradativamente, aparecem obras que rompem com esse crculo vicioso e so capazes de procedimentos que estabelecem um lugar diferenciado do senso comum para as faixas etrias mais jovens, valorizando esse universo em vez de menosprez-lo. Isso acontece em funo da realizao de um tipo de teatro para crianas e jovens que no menospreza a inteligncia das jovens geraes, mas questiona sistemas sociais e estticos petrificados, por isso, de forma criativa e dinmica, essas obras so igualmente capazes de revelar foras sociais perpassando suas estruturas.

Abstract: This work results in the investigation and analysis of theatre plays published by children and young people from 1896 until the initial years of Brazilian Military Ditactorship. Parting from 1948, when the modern Brazilian children's theatre begins, the spectacles made by professional companies became a priority as a criterion for research and investigation of works, which may have occurred in subsequent periods. The main observation line pursued while making this work, for its literary studies concern, leads to consider the theatre for children in its formation as a system, as proposed by Candido (1998; 200; 2006). According to him, an articulated system takes shape when there is a dynamical interaction and tradition continuity involving author, works and public - and, in the theatre case, it is also important to take into account the artists and technicians in the staging - balancing two force lines, in dialectical process, which oscillates between localism and cosmopolitanism, and still a critical awareness about problems of literary and theatrical creation. So, it is in the period between 1896 and the Military Dictatorship in Brazil that one can see the children's theatre constitution as a system. In this process, the found works were grouped in two periods, considering common characteristics among them, their relations with the historical context and the way they depict the new generations. From these groupings, it was intended to establish relations between social and aesthetical process, guiding the children's theatre development in the country and a critical awareness about brazilianity among authors and artists which became especialized in this artistical genre. The results show how this cultural asset is initially linked to thoughts and values that conduct to idealized behaviors and social rules, with a clear pedagogical purpose, because there is no way to separate it from erudite tradition and its focus on adults. However, some works gradually appear to break such vicious cycle and to create a distinct place far from common sense to younger readers, valuing this universe instead of despising it. It occurs due to a kind of theatre made for children and juveniles that does not underestimate the younger generation's intelligence, but questions the petrified social and aesthetical systems. Thus, by a creative and dynamical form, these works are also capable to reveal social forces passing through their structures.
Data da defesa: 18/03/2016
Cdigo: vtls000223433
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Alice urea Penteado Martha
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Tese (doutorado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Aspectos da formao do teatro infantil no Brasil.pdf
Tamanho: 1180 Kb (1208039 bytes)
Criado: 06-09-2016 15:12
Atualizado: 06-09-2016 15:20
Visitas: 332
Downloads: 6

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.