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Título [PT]: Leitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogia
Título [EN]: Reading and mediation b: juvenile literature in the pedagogical context
Autor(es): Francielli Mendes Pereira
Palavras-chave [PT]:

Literatura infantojuvenil. Leitura. Mediação. Leitor. Formação. Formação de leitores. Pedagogia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Children literature. Eeading. Mediation. Readers’ formation. Pedagogy. Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguisticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Alice Áurea Penteado Martha [Orientador] - UEM
Weslei Candido - UEM
Renata Junqueira - UNESP
Resumo:
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo o perfil de graduandos e graduados em Pedagogia na cidade de Cornélio Procópio - PR e a presença ou não de uma disciplina específica de Literatura Infantil nas instituições de Ensino Superior existentes nessa mesma cidade. A investigação buscou compreender como a Literatura Infantil é concebida e estudada nesses cursos de Pedagogia e o modo de mediação desse subsistema literário que visa à formação de leitores de literatura. Para isso, aplicamos questionários a graduandos de três instituições de Ensino Superior, sendo uma pública e duas de caráter privada e a graduados atuantes em vinte estabelecimentos de ensino, sendo dezesseis públicos e quatro particulares. Ainda, foram feitas entrevistas aos coordenadores desses cursos e aos professores da disciplina de Literatura Infantil. Desse modo, a dissertação se caracterizou tanto quantitativa como qualitativa, pois nesses questionários também foram solicitadas respostas dissertativas. Para o tratamento desses dados escolhemos referenciais teóricos advindos da Sociologia da Leitura, por disposição de estudo do público leitor, e mais profundamente a questão da mediação do texto literário em contexto escolar. Constatamos que o perfil desses profissionais não se caracteriza como leitores de textos literários, e a ausência de disciplina específica que trabalhe com a leitura do texto literário distancia a utilização da literatura como um instrumento de formação de leitores, pois, segundo os dados obtidos e analisados, esses profissionais, na prática da sala de aula, revelam não compreender teorias que privilegiam a leitura do texto literário como objeto
de arte e valorizam, sobretudo, o caráter didático-pedagógico de tais textos.

Abstract: This dissertation has as its object of study the profile of college students and graduates in Pedagogy in the city of Cornélio Procópio, Paraná, Brazil and also the existence of a specific college subject of Juvenile Literature in the Second Grade institutions that are found in this city. The investigation aimed to comprehend how Juvenile Literature is conceived and studied in Pedagogy courses and the way the mediation of this literary subsystem provides formation to literature readers. Thus, we applied questionnaires to college students of three Second Grade institutions, one public and the other one private, and to graduates acting in twenty educational institutions, sixteen public and four private. Besides that, interviews to the coordinators of these courses and to professors of Juvenile Literature subjects, when they existed, were made. Thus, the dissertation characterized by its quantitative and qualitative scope, as in these questionnaires extensive questions were also asked. To treat the data, we chose theoretical references from the Reading Sociology, as this study was focused on the reading public, and, more profoundly, the mediation questionings about the literary text in a scholar context. We have stated that the profile of these professionals cannot be characterized as as literary text readers, and the absence of a specific subject that works with reading a literary text causes a distance between the public and the utilization of literature as an instrument to form readers, for, according to the obtained and analysed data, these professionals, when it comes to classroom practices, reveal a miscomprehension of theories that privilege the reading of a literary text as an object of art, and they value, above all, the didactic-pedagogical feature of such texts.
Data da defesa: 25/04/2016
Código: vtls000223435
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Alice Áurea Penteado Martha
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao-Francielli Mendes Pereira.pdf
Tamanho: 2157 Kb (2209040 bytes)
Criado: 06-09-2016 15:27
Atualizado: 06-09-2016 15:50
Visitas: 843
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