Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Leitura e mediao : a literatura infantil no contexto da pedagogia
Ttulo [EN]: Reading and mediation b: juvenile literature in the pedagogical context
Autor(es): Francielli Mendes Pereira
Palavras-chave [PT]:

Literatura infantojuvenil. Leitura. Mediao. Leitor. Formao. Formao de leitores. Pedagogia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Children literature. Eeading. Mediation. Readers formation. Pedagogy. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Linguisticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Alice urea Penteado Martha [Orientador] - UEM
Weslei Candido - UEM
Renata Junqueira - UNESP
Resumo:
Resumo: Esta dissertao tem como objeto de estudo o perfil de graduandos e graduados em Pedagogia na cidade de Cornlio Procpio - PR e a presena ou no de uma disciplina especfica de Literatura Infantil nas instituies de Ensino Superior existentes nessa mesma cidade. A investigao buscou compreender como a Literatura Infantil concebida e estudada nesses cursos de Pedagogia e o modo de mediao desse subsistema literrio que visa formao de leitores de literatura. Para isso, aplicamos questionrios a graduandos de trs instituies de Ensino Superior, sendo uma pblica e duas de carter privada e a graduados atuantes em vinte estabelecimentos de ensino, sendo dezesseis pblicos e quatro particulares. Ainda, foram feitas entrevistas aos coordenadores desses cursos e aos professores da disciplina de Literatura Infantil. Desse modo, a dissertao se caracterizou tanto quantitativa como qualitativa, pois nesses questionrios tambm foram solicitadas respostas dissertativas. Para o tratamento desses dados escolhemos referenciais tericos advindos da Sociologia da Leitura, por disposio de estudo do pblico leitor, e mais profundamente a questo da mediao do texto literrio em contexto escolar. Constatamos que o perfil desses profissionais no se caracteriza como leitores de textos literrios, e a ausncia de disciplina especfica que trabalhe com a leitura do texto literrio distancia a utilizao da literatura como um instrumento de formao de leitores, pois, segundo os dados obtidos e analisados, esses profissionais, na prtica da sala de aula, revelam no compreender teorias que privilegiam a leitura do texto literrio como objeto
de arte e valorizam, sobretudo, o carter didtico-pedaggico de tais textos.

Abstract: This dissertation has as its object of study the profile of college students and graduates in Pedagogy in the city of Cornlio Procpio, Paran, Brazil and also the existence of a specific college subject of Juvenile Literature in the Second Grade institutions that are found in this city. The investigation aimed to comprehend how Juvenile Literature is conceived and studied in Pedagogy courses and the way the mediation of this literary subsystem provides formation to literature readers. Thus, we applied questionnaires to college students of three Second Grade institutions, one public and the other one private, and to graduates acting in twenty educational institutions, sixteen public and four private. Besides that, interviews to the coordinators of these courses and to professors of Juvenile Literature subjects, when they existed, were made. Thus, the dissertation characterized by its quantitative and qualitative scope, as in these questionnaires extensive questions were also asked. To treat the data, we chose theoretical references from the Reading Sociology, as this study was focused on the reading public, and, more profoundly, the mediation questionings about the literary text in a scholar context. We have stated that the profile of these professionals cannot be characterized as as literary text readers, and the absence of a specific subject that works with reading a literary text causes a distance between the public and the utilization of literature as an instrument to form readers, for, according to the obtained and analysed data, these professionals, when it comes to classroom practices, reveal a miscomprehension of theories that privilege the reading of a literary text as an object of art, and they value, above all, the didactic-pedagogical feature of such texts.
Data da defesa: 25/04/2016
Cdigo: vtls000223435
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Alice urea Penteado Martha
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao-Francielli Mendes Pereira.pdf
Tamanho: 2157 Kb (2209040 bytes)
Criado: 06-09-2016 15:27
Atualizado: 06-09-2016 15:50
Visitas: 341
Downloads: 2

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.