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Ttulo [PT]: Bibliotecas pblicas e escolares da cidade de Cornlio Procpio - PR : desafios dos mediadores de leitura para a formao de leitores
Autor(es): Ana Carolina de Azevedo Mello
Palavras-chave [PT]:

Mediadores da leitura. Sociologia da leitura. Leitor. Formao. Biblioteca pblica. Biblioteca escolar. Cornlio Procpio. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Library. Reading mediators. Readers formation. Sociology of Reading. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Alice urea Penteado Martha [Orientador] - UEM
Sonia Aparecida Lopes Benites - UEM
Thiago Alves Valente - UENP
Resumo:
Resumo: O presente estudo o resultado de uma investigao sobre o papel desempenhado pelos mediadores de leitura que so lotados em bibliotecas pblicas e escolares da cidade de Cornlio Procpio, situada no Norte do Paran, trazendo para o centro da discusso a importncia desse espao como local de formao de leitores. A hiptese de trabalho foi de que, nas bibliotecas, as prticas de fomento leitura de modo geral, e da literria, especificamente, se do de modo disperso e, muitas vezes, intuitivo. A partir de um estudo piloto, realizado por meio da aplicao de 20 questionrios, tanto nas bibliotecas pblicas quanto nas escolares, detectamos uma srie de fatores que dificultam o trabalho dos mediadores de leitura quanto democratizao do acesso, fomento leitura e formao de leitores. Por meio do aparato terico da Sociologia da leitura, buscamos estender a anlise para todas as escolas estaduais, particulares, municipais e bibliotecas pblicas da cidade de Cornlio Procpio, com o intuito de compreendermos a realidade vivenciada pelo Municpio, no que se refere existncia ou no de prticas positivas de fomento leitura nestas instituies, bem como se os desafios encontrados pelos profissionais das bibliotecas so oriundos do entorno social em que esto inseridos, da falta de subsdios tericos, que os levam prxis intuitiva, e/ou da insuficincia de polticas pblicas e da incipiente sistematizao do conhecimento do trabalho a ser desenvolvido nas bibliotecas. Para a concretizao da pesquisa, fizemos um estudo sobre a viso do leitor no decorrer da histria, como este passou a ser compreendido a partir da Sociologia da leitura e das teorias da recepo, e a importncia das instncias mediadoras, especificamente, a biblioteca, e dos mediadores de leitura nesta mudana de paradigmas. Outrossim, apresentamos programas e aes governamentais criados em prol da leitura no Brasil, com o intuito de compreendermos se de fato estes amparam os mediadores em suas funes. A apurao dos resultados apontou, dentre outras dificuldades, que em todas as instituies analisadas, apenas uma pequena parcela dos mediadores realiza prticas sistematizadas de leitura, os trabalhos so feitos de modo intuitivo, pois os profissionais das bibliotecas no tm conhecimento da existncia de polticas pblicas a nvel municipal, estadual ou federal que os auxiliem em seus trabalhos, e que os maiores desafios so vivenciados pelas bibliotecas que dependem do Municpio como rgo gerenciador de recursos financeiros e humanos para subsidiar o exerccio da formao de leitores.

Abstract: This study is the result of an investigation about the role played by reading mediators that are settled in public libraries and school libraries in the city of Cornlio Procpio, located in the North of Paran, bringing to the center of discussion the importance of this space as a place of readers' formation. The hypothesis of this work was that, in libraries, the practices of reading development, in general, and literary development, specifically, occur in a scattered and often intuitive way. From a pilot study, conducted through the application of 20 questionnaires, both in public libraries and in school libraries, we detected a number of factors that hinder the work of reading mediators, as far as it concerns the democratization of access, reading promotion and formation of readers. Through the theoretical apparatus of the Sociology of Reading, we sought to extend the analysis to all state, private, municipal and public libraries of the city of Cornlio Procpio, with the goal of understanding the reality experienced by the city, with regard to whether or not there is a positive promotion of reading practices in these institutions, as well as understanding if the challenges faced by professionals of libraries come from the social environment in which they live, the lack of theoretical basis that lead them to intuitive practice, and/or failure of public policies and the incipient systematization of knowledge of the work being developed in the libraries. To make the research concrete, we conducted a study on the reader's view throughout history, on how this has become to be understood by the Sociology of Reading and by the reception theories, and on the importance of the mediator instance, more specifically, the library, and of the reading mediators in this paradigm shift. Likewise, we presented governmental programs and actions designed to promote reading in Brazil, in order to understand if indeed those measures bolster the mediators in their functions. The calculation of results showed that, among other difficulties, in all institutions analyzed, only a small number of mediators perform positive systematized reading practices. The works are made intuitively, since library professionals are unaware of the existence of public policies in municipal, state or federal level to assist them in their work. Also, the greatest challenges are experienced by libraries that depend on the city as a managing body of financial and human resources to support the exercise of the readers' formation.
Data da defesa: 31/03/2016
Cdigo: vtls000223436
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Alice urea Penteado Martha
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO.pdf
Tamanho: 1711 Kb (1751895 bytes)
Criado: 06-09-2016 16:32
Atualizado: 06-09-2016 16:38
Visitas: 271
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