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Ttulo [PT]: A dialtica em ao no teatro do Centro Popular de Cultura - CPC : mediaes entre arte e sociedade 1961-1964
Autor(es): Thas Aparecida Domenes Tolentino
Palavras-chave [PT]:

Crtica literria. Literatura e historicidade. Teatro moderno. Teatro pico. Brasil.
rea de concentrao: Estudos literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Alexandre Villibor Flory [Orientador] - UEM
Marisa Corra Silva - UEM
Miliandre Garcia de Souza - UEL
Resumo:
Resumo: Este trabalho tem como objetivo atualizar o debate acerca do teatro produzido pelo Centro Popular de Cultura (CPC) entre os anos de 1961 e 1964 e suas ressonncias no processo de disseminao do teatro moderno e poltico para alm do eixo Rio - So Paulo. Ao tomar parte no processo histrico e social que se configurava no Brasil durante os anos que antecederam o golpe civil-militar de 1964, o CPC empreendeu uma produo cultural e artstica voltada para a atuao poltica direta, trilhando o caminho da busca por novas formas capazes de aproximar e exprimir os novos contedos, bem como subverter a lgica da produo artstica e cultural, instrumentalizando inmeros grupos da sociedade civil organizada que ganhavam corpo na poca. Para realizar esse projeto, iniciamos com um estudo do percurso histrico do teatro pico que foi base para o CPC. A montagem de peas como Eles no usam black-tie, em 1958, de Gianfrancesco Guarnieri, e Chapetuba Futebol Clube, em 1959, de Oduvaldo Vianna Filho, no Teatro de Arena, representaram uma verdadeira guinada no teatro brasileiro, deixando claro que uma arte dramatrgica voltada para as questes nacionais estava na ordem do dia. A partir de Revoluo na Amrica do Sul, em 1960, de Augusto Boal, e A mais-valia vai acabar, Seu Edgar, em 1961, de Oduvaldo Vianna Filho, o teatro brasileiro passa a ser pensado no s em termos de expresso de contedos de cunho nacional, mas principalmente, em termos de constituio de uma forma genuinamente nacional e popular. Alm disso, a vasta produo dramatrgica do CPC, na qual se incluem tambm um teatro de agitao e propaganda, no deve ser analisada dissociada dos seus contextos de produo: ao se aproximar dos contedos sociais imediatos e circunstanciais, ao contrrio do que pensa o senso-comum da crtica, essas peas ultrapassam o mbito do carter panfletrio e so decisivas na formao de um teatro de militncia no pas. As reverberaes do projeto poltico, cultural e artstico inaugurado pelo CPC se fizeram sentir tambm no contexto paranaense, especialmente voltado ao desenvolvimento de um grande movimento de teatro amador no Estado, bem como consolidao efetiva dos grupos de teatro nos contextos estudantil e universitrio. Busca-se, assim, analisar as articulaes existentes entre arte e processo social, mostrando no s a atualidade do grupo, mas tambm compreendendo o teatro poltico feito pelo CPC como marca de um perodo do desenvolvimento do panorama teatral brasileiro, um teatro que procurou tanto trazer ao palco, quando ressoar at o povo, as vozes caladas na sociedade a partir dos anos que antecedem o golpe militar de 1964.

Abstract: This study aims to update the debate about the theatre produced by the Centro Popular de Cultura (CPC) between 1961 and 1964 and its resonances in the dissemination process of a modern and political theatre beyond the central line Rio - So Paulo. Taking part in the historical and social process that was taking place in Brazil right before the civil military coup of 1964, the CPC engaged a cultural and artistic production focused on a direct political activity. Furthermore, the group was interested in the research of new ways to approach and express social contents, in subverting the logic of cultural and artistic production and in instructing countless of organized civil society groups organized by that time. In order to achieve these project's goals, we started by studying the historical development of the epic theatre's theory which was a groundwork for CPC. The production of plays such as Eles no usam black-tie, in 1958, by Gianfrancesco Guarnieri, and Chapetuba Futebol Clube, in 1959, by Oduvaldo Vianna Filho, at the Arena Theatre, represents a step forward for the Brazilian theatre, which indicated that a dramatic art engaged with the national issues were on the agenda. After Revoluo na Amrica do Sul, in 1960, by Augusto Boal, and A mais-valia vai acabar, Seu Edgar, in 1961, de Oduvaldo Vianna Filho, Brazilian theatrical production became to be thought not only as a national content expression, but mainly in terms of a genuine and popular form. Furthermore, the vast theatrical production by CPC, which also includes an agitation and propaganda plays, should not be analysed apart from its context: unlike the common sense critics, these plays overcame the pamphleteer feature and they were very important for the formation of a militant theatre by approaching immediate and circumstantial social contents in the country's scene. The repercussion of this political-cultural and artistic project driven by CPC were also felt in Paran State's context, specially committed with a movement of the amateur theatre and the effective consolidation of student theatre groups in academic contexts. Thus, this work seeks to analyze articulations between art and social processes by showing not only the group's actuality. It also aims to comprehend the political plays produced by CPC as a period mark of the Brazilian theatre's development, which attempted to bring the voices of a voiceless society on the stage and resound a critical content to the people during the years that proceeded the Military Coup.
Data da defesa: 28/08/2015
Cdigo: vtls000223460
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Villibor Flory
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Programa de Ps-Graduao em Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM:

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao.pdf
Tamanho: 6110 Kb (6257084 bytes)
Criado: 08-09-2016 17:32
Atualizado: 08-09-2016 17:53
Visitas: 351
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