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Ttulo [PT]: O materialismo lacaniano encontra The Waste Land : real, imaginrio e o papel da ideologia
Autor(es): Gabriela Bruschini Grecca
Palavras-chave [PT]:

Poesia inglesa. Materialismo lacaniano. Literatura inglesa. The Waste Land. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
English literature. Lacanian materialism. The Waste Land. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Estudos Literrios
Banca:
Marisa Corra Silva [Orientador] - UEM
Alba Krishna Topan Feldman - UEM
Andr Cechinel - UNESC
Resumo:
Resumo: O presente trabalho visa a explorao de elementos do poema The Waste Land ("A Terra Desolada", 1922), de T. S. Eliot, pelo vis terico do materialismo lacaniano de Slavoj iek, corrente crtica que, no Brasil, recentemente tem sido apropriada por pesquisadores como Marisa Corra Silva para estabelecer anlises na rea de Estudos Literrios. A hiptese desenvolvida no estudo a de que possvel elucidar como a estrutura esttica inovadora do poema se encontra em tenso com uma estrutura social conservadora no-sistematizada, pois o Imaginrio ocidental sustentado pelo poema esconde um movimento de fuga do Real. Esse Real, nesta dissertao, no deve ser entendido como sinnimo de realidade, mas como o excesso que escapa e resiste a ela. O termo, cunhado pelo psicanalista Jacques Lacan, foi apropriado pelo filsofo Slavoj iek, e, em The Waste Land, ele pode ser visto na constante repetio de cenas nas quais a fantasia que sustenta uma determinada situao (amparada pelo Imaginrio) ameaa se romper e questionar a ordem vigente, mas sempre retorna ao momento anterior e permanece como uma ideia abandonada ou inacabada. Esta inrcia fica evidente ao leitor do poema, mas o objetivo da anlise demonstrar que ela s consegue existir porque h um exaustivo movimento cclico de fuga do Real, de uma fantasia retornando a ela mesma e de pseudoatividades que garantem a ausncia de mudanas e fazem com que a ordem das aparncias permanea imvel. Acredita-se que esta dissertao seja importante para trazer uma nova perspectiva para os estudos sobre este poema (considerado um dos maiores do sculo XX), os quais debatem acerca da apologia ou da recusa da modernidade presente em The Waste Land, considerando, principalmente, se seu final nebuloso transmite um cunho otimista ou pessimista em relao ao futuro da humanidade. Com o auxlio do materialismo lacaniano, foi possvel observar que chegar a uma soluo para este debate uma armadilha, e que a vida do poema est em sua tenso entre inverses vazias de oposio, isto , inverses que acabam se tornando maneiras de se referir mesma questo, de modo que aquilo que o poema denuncie se torne o que ele mesmo prega, e a transcendncia do mundo corrupto buscada pelo percurso das cinco sees acabe, nas palavras de iek (2013), com a sensao de um mal-estar metafsico.

Abstract: This study aims to explore some elements of the poem The Waste Land (1922), by T.S. Eliot, with the theoretical mediation of Slavoj iek's Lacanian Materialism, critical current in Brazil that has recently been appropriated by researchers, such as Marisa Correa Silva, to establish analysis in the field of Literary Studies. The hypothesis developed in the study is that it is possible to elucidate how the innovative aesthetic structure of the poem is in tension with a conservative social structure not systematized, as there is a Western Imaginary sustained by the poem which hides a movement called "escape from the Real". The Real, in this paper, should not be understood as synonymous with reality, but as the excess that escapes and resists reality. The term, coined by psychoanalyst Jacques Lacan, was appropriated by philosopher Slavoj iek, and, in The Waste Land, it can be seen in the constant repetition of scenes in which the fantasy that sustains a given situation (supported by Imaginary) threatens to burst and question the existing order. However, it always returns to the previous time and remains an abandoned or unfinished idea. This inertia is evident to the reader of the poem, but the goal of the analysis is to demonstrate that it can only exist because there is a full cyclic movement of escape from the Real, of a fantasy returning to itself and false activities that guarantee the absence of changes and make the order of appearances remain still. It is believed that this thesis is important to bring a new perspective to the critical studies of this poem (considered one of the greatest of the twentieth century), which have been discussing about the apology or refusal towards modern time in The Waste Land, considering mainly if its ellusive end transmits an optimistic or pessimistic approach to the future of humanity. With the help of Lacanian materialism, it was observed that reaching a solution to this debate is a pitfall, and that the life of the poem remains in the tension between inversions that are empty from oppositions, i.e. investments that end up as ways of referring the same issue, so that what the poem denounces become what he preaches, and the transcendence of the corrupt world sought by the course of the five sections end up, in the words of iek (2013), with the feeling of a metaphysical malaise.
Data da defesa: 11/03/2016
Cdigo: vtls000223470
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marisa Corra Silva
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Completa.pdf
Tamanho: 1457 Kb (1492277 bytes)
Criado: 13-09-2016 16:02
Atualizado: 13-09-2016 16:12
Visitas: 941
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