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Ttulo [PT]: A fala-em-interao em sala de aula no ensino mdio : participao e construo conjunta de conhecimento em uma equipe de trabalho
Autor(es): Rafael Petermann
Palavras-chave [PT]:

Fala-em-interao. Participao. Fala-em-interao. Sala de aula. Anlise da Conversa Etnometodolgica (ACE). Aprendizagem. Ensino mdio. Paranava. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Participation. Learning. Institutional talk-in-interaction. High school. Paranava. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Neiva Maria Jung [Orientador] - UEM
Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo - UEM
Marcela de Freitas Ribeiro Lopes - UNICENTRO
Resumo:
Resumo: Esta dissertao tem como objetivo descrever e analisar a fala-em-interao de uma sala de aula de uma escola privada de Ensino Mdio de Paranava que trabalha com a metodologia das Oficinas de Aprendizagem. Os pressupostos terico-metodolgicos ancoram-se na Anlise da Conversa Etnometodolgica (ACE) e na Microetnografia, e este trabalho alinha-se a outros que tambm se valeram desses subsdios epistemolgicos para estudarem questes de participao e aprendizagem em contextos escolares, entendendo aprendizagem como ao social (GARCEZ, 2006; 2012; SCHULZ, 2007; ABELEDO, 2008; CONCEIO, 2008; UFLACKER, 2012; LOPES, 2015). A pesquisa foi realizada por meio de trabalho de campo, que envolveu observao participante e gerao de 30 horas de dados audiovisuais. As gravaes foram realizadas no quarto bimestre de 2014, com uma equipe de trabalho composta por 6 alunos de diferentes sries do ensino mdio, que integravam a sala de aula em que a pesquisa foi realizada. De maneira geral, o contedo desse corpus apontou para o fato de que os interagentes organizavam sua participao em torno de um objeto de aprendizagem tentando dar conta dele, o que serviu de base para formulao das categorias analticas de participao e construo conjunta de conhecimento, sobre as quais se organizou esta pesquisa. Para anlise mais detida dessas categorias e sistematizao de resultados, foram segmentados, selecionados e transcritos quatro dados de fala-em-interao que evidenciam a organizao da participao e a construo conjunta de conhecimento como evidncia de aprendizagem. Os resultados mostram que, no cenrio analisado, os participantes gerenciam e organizam as participaes, estando orientados e engajados para uma pauta e/ou um objeto de aprendizagem tornado relevante na contingncia local, por isso h, nesse contexto, oportunidades de aprendizagem. Com relao construo conjunta de conhecimento, os mtodos utilizados pelos interagentes para darem conta de um objeto de aprendizagem constituem-se em instncias de construo conjunta de conhecimento de forma que, para produzirem um entendimento que os ajudasse a avanar na lida com o objeto, um participante legitimado com status de conhecimento necessrio para tal, e esse participante foi ora um aluno ora um professor. Por fim, os resultados corroboram o posicionamento de que estamos diante de uma sala de aula mais democrtica em que alunos e professores se ratificam continuamente quanto pauta da aula e quanto a sua competncia local e situada, contribuindo para o protagonismo juvenil no processo de ensino-aprendizagem no espao escolar.

Abstract: This master thesis aims to describe and analyze the classroom talk-in-interaction in a private high school in Paranava which works with Learning Workshops methodology. The theoretical and methodological assumptions are based on Ethnomethodological Conversation Analysis and Michoetnography, and this research is linked with others that also used these epistemological tools to study participation and learning issues in school contexts, understanding learning as social action (GARCEZ, 2006; 2012, SCHULZ, 2007; ABELEDO, 2008; CONCEIO, 2008; UFLACKER, 2012; LOPES, 2015). The search was conducted through fieldwork, which involved participant observation and generation of 30 hours of audiovisual data. The recordings were made in the forth quarter of 2014 with a working team composed by six students from different high school grades who were part of the classroom in which the search was conducted. In general, the contents of this corpus pointed to the fact that the attendees organized their participation around a learning subject trying to deal with it. This fact was used to the formulation of analytical categories of participation and joint knowledge construction, which this study was organized on. For more detailed analysis of these categories and systematization of results, there were targeted, selected and transcribed four talk-in-interaction data, which highlight the organization of participation and the joint knowledge construction as evidence of learning. The results show that, in the analyzed scenario, the participants manage and organize the participation being guided to a schedule and/or a learning subject which became relevant in the local contingency, because of it, in this context, there are learning opportunities. About the joint knowledge construction, the methods used by the interactors to deal with a learning subject are understood as instances of joint knowledge construction. So that, to produce an understanding that helps the participants to advance in the dealing with the subject, a participant is legitimized with status of the necessary knowledge to do so, and this participant was either a student or a teacher. Finally, the results support the position that we are facing a more democratic classroom where students and teachers ratify each other continuously on the school agenda and on their local and situated competence, contributing to youth leadership in the teaching-learning process at school.
Data da defesa: 28/01/2016
Cdigo: vtls000223512
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Neiva Maria Jung
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Departamento de Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: PETERMANN_2016.pdf
Tamanho: 1746 Kb (1788041 bytes)
Criado: 09-09-2016 17:11
Atualizado: 09-09-2016 17:16
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