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Título [PT]: Funções exercidas e relações retóricas sinalizadas pelas estratégias de parentetização e de repetição em elocuções formais
Autor(es): Monique Bisconsim Ganasin
Palavras-chave [PT]:

Relações retóricas. Língua falada. Parentetização. Texto falado. Repetição. Teoria da Estrutura retórica (RST). Texto. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Functions. Rhetoric relations. Bracketing. Repetition. Spoken Language. Brazil.
Área de concentração: Estudos Linguísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Juliano Desiderato Antonio [Orientador] - UEM
Jacqueline Ortelan Maia Botassini - UEM
Letícia Jovelina Storto - UENP
Resumo:
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar as funções e as relações retóricas sinalizadas pelas estratégias de parentetização e de repetição em língua falada (elocuções formais). Além disso, busca-se apresentar as principais características dessas estratégias quanto à produção, às marcas formais, à distribuição e à construção. Esta pesquisa tem como base teórica o Funcionalismo e a Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory - RST), que tem como objeto de estudo as relações que se estabelecem entre as partes do texto. A concepção de língua falada, que também embasa esta pesquisa, considera que fala e escrita não são modalidades estanques, ou seja, organizam-se dentro de um contínuo tipológico, embora existam características específicas da fala: o não planejamento, que tende a construir um texto oral fragmentado, com um fluxo discursivo descontinuado; pressões de ordem pragmática, que podem levar o falante a não utilizar a sintaxe tradicional. Essas características são marcadas no texto falado em forma de hesitações, truncamentos, falsos começos, correções, dentre outros. O corpus da pesquisa é constituído por elocuções formais (cinco aulas de ensino superior) pertencentes ao Funcpar (Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/Noroeste do Paraná). As aulas são transcritas de acordo com as normas estabelecidas pelo Projeto Norma Urbana Culta (NURC) e segmentadas em unidades de entonação. A análise quantitativa do corpus de parentetização evidencia que a maioria dessas ocorrências se manifesta sem marcador formal e tem como principais funções: testar a compreensão do locutor, estabelecer inteligibilidade do tópico e evocar conhecimento partilhado do tópico. Além disso, encontra-se uma única relação retórica: a parentética. Quanto às repetições, pode-se observar que estas, no corpus, são produzidas apenas pelo professor, ou seja, são autorrepetições. Ademais, observa-se uma maior frequência de repetições distantes do que adjacentes. Quanto à construção da repetição (integral ou com variação), foi encontrada quase na mesma quantidade no corpus da pesquisa, e suas funções mais frequentes são amálgamas sintáticos, intensificação, rema - tema e condução e manutenção do tópico. Também se verifica uma única relação retórica sinalizada pela repetição: reafirmação. Porém essa relação se manifesta de duas maneiras diferentes: com motivação icônica (função de intensificação) ou repetição de estrutura (função de listagem). Por meio deste trabalho, espera-se colaborar com outras pesquisas que envolvam a teoria da RST e as estratégias de formulação do texto falado, principalmente a parentetização e a repetição.

Abstract: The aim of this study is investigating the function and rhetorical relations settled by bracketing strategies and repetition in spoken language (formal utterances). Also, it seeks to present the main features of these strategies related to production, formal marks, distribution and construction. This research has as its theoretical basis the Functionalism and the Theory of Rhetoric Structure (Rhetorical Structure Theory - RST), which has as its object of study the relationships established between the parts of the text. It is believed that the design of spoken language, which also underlies this research, speaking and writing are not watertight arrangements, or organize themselves within a typological continuous, even though there are specific characteristics of speech: the non-planning, which tends to build a fragmented oral text, with a discursive flow discontinued; pragmatic pressures, which can lead the speaker not to use the traditional syntax. These features are stated in the spoken text in form of hesitations, truncation, false starts and corrections, among others. The corpus of this research consists on formal utterances (five classes of higher education) belonging to Funcpar (Functionalists Research Group from the North / Northwest of Paraná). Classes are transcribed in accordance to the established rules by the Urban Culture Standard Project (NURC) and segmented into intonation units. Quantitative analysis of bracketing corpus shows that most of these occurrences manifests without a formal marker and its main functions: to test the understanding of the speaker, to establish the comprehensibility of the topic and to evoke shared understanding of the topic. In addition, there is a single rhetorical relation: a parenthetical. As for the repetitions, it may be noticed that these, in the corpus, are produced by the teacher only. Ie they are auto-repetitions. Furthermore, there was a higher frequency of distant repetitions than adjacent ones. As for building repetitions (full or variation), it was found almost the same amount in the research corpus, and its most common functions are: syntactic amalgams, intensification, rheme - the theme and driving and maintenance of the topic. Also there is a unique rhetoric relationship signaled by repetition: reassurance. However, this relationship manifests itself into two different ways: with iconic motivation (boost function) or structure of repetition (list function). Through this paper, it is expected to be used to cooperate on other research involving the theory of RST and the formulation of strategies of spoken text, especially the bracketing and repetition.
Data da defesa: 08/04/2016
Código: vtls000223514
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Juliano Desiderato Antonio
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: FUNÇÕES EXERCIDAS E RELAÇÕES RETÓRICAS SINALIZADAS PELAS ESTRATÉGIAS DE PARENTETIZAÇÃO E DE REPET.pdf
Tamanho: 1172 Kb (1199849 bytes)
Criado: 09-09-2016 17:19
Atualizado: 09-09-2016 17:24
Visitas: 777
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