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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

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Ttulo [PT]: Funes exercidas e relaes retricas sinalizadas pelas estratgias de parentetizao e de repetio em elocues formais
Autor(es): Monique Bisconsim Ganasin
Palavras-chave [PT]:

Relaes retricas. Lngua falada. Parentetizao. Texto falado. Repetio. Teoria da Estrutura retrica (RST). Texto. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Functions. Rhetoric relations. Bracketing. Repetition. Spoken Language. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Juliano Desiderato Antonio [Orientador] - UEM
Jacqueline Ortelan Maia Botassini - UEM
Letcia Jovelina Storto - UENP
Resumo:
Resumo: O objetivo deste trabalho investigar as funes e as relaes retricas sinalizadas pelas estratgias de parentetizao e de repetio em lngua falada (elocues formais). Alm disso, busca-se apresentar as principais caractersticas dessas estratgias quanto produo, s marcas formais, distribuio e construo. Esta pesquisa tem como base terica o Funcionalismo e a Teoria da Estrutura Retrica (Rhetorical Structure Theory - RST), que tem como objeto de estudo as relaes que se estabelecem entre as partes do texto. A concepo de lngua falada, que tambm embasa esta pesquisa, considera que fala e escrita no so modalidades estanques, ou seja, organizam-se dentro de um contnuo tipolgico, embora existam caractersticas especficas da fala: o no planejamento, que tende a construir um texto oral fragmentado, com um fluxo discursivo descontinuado; presses de ordem pragmtica, que podem levar o falante a no utilizar a sintaxe tradicional. Essas caractersticas so marcadas no texto falado em forma de hesitaes, truncamentos, falsos comeos, correes, dentre outros. O corpus da pesquisa constitudo por elocues formais (cinco aulas de ensino superior) pertencentes ao Funcpar (Grupo de Pesquisas Funcionalistas do Norte/Noroeste do Paran). As aulas so transcritas de acordo com as normas estabelecidas pelo Projeto Norma Urbana Culta (NURC) e segmentadas em unidades de entonao. A anlise quantitativa do corpus de parentetizao evidencia que a maioria dessas ocorrncias se manifesta sem marcador formal e tem como principais funes: testar a compreenso do locutor, estabelecer inteligibilidade do tpico e evocar conhecimento partilhado do tpico. Alm disso, encontra-se uma nica relao retrica: a parenttica. Quanto s repeties, pode-se observar que estas, no corpus, so produzidas apenas pelo professor, ou seja, so autorrepeties. Ademais, observa-se uma maior frequncia de repeties distantes do que adjacentes. Quanto construo da repetio (integral ou com variao), foi encontrada quase na mesma quantidade no corpus da pesquisa, e suas funes mais frequentes so amlgamas sintticos, intensificao, rema - tema e conduo e manuteno do tpico. Tambm se verifica uma nica relao retrica sinalizada pela repetio: reafirmao. Porm essa relao se manifesta de duas maneiras diferentes: com motivao icnica (funo de intensificao) ou repetio de estrutura (funo de listagem). Por meio deste trabalho, espera-se colaborar com outras pesquisas que envolvam a teoria da RST e as estratgias de formulao do texto falado, principalmente a parentetizao e a repetio.

Abstract: The aim of this study is investigating the function and rhetorical relations settled by bracketing strategies and repetition in spoken language (formal utterances). Also, it seeks to present the main features of these strategies related to production, formal marks, distribution and construction. This research has as its theoretical basis the Functionalism and the Theory of Rhetoric Structure (Rhetorical Structure Theory - RST), which has as its object of study the relationships established between the parts of the text. It is believed that the design of spoken language, which also underlies this research, speaking and writing are not watertight arrangements, or organize themselves within a typological continuous, even though there are specific characteristics of speech: the non-planning, which tends to build a fragmented oral text, with a discursive flow discontinued; pragmatic pressures, which can lead the speaker not to use the traditional syntax. These features are stated in the spoken text in form of hesitations, truncation, false starts and corrections, among others. The corpus of this research consists on formal utterances (five classes of higher education) belonging to Funcpar (Functionalists Research Group from the North / Northwest of Paran). Classes are transcribed in accordance to the established rules by the Urban Culture Standard Project (NURC) and segmented into intonation units. Quantitative analysis of bracketing corpus shows that most of these occurrences manifests without a formal marker and its main functions: to test the understanding of the speaker, to establish the comprehensibility of the topic and to evoke shared understanding of the topic. In addition, there is a single rhetorical relation: a parenthetical. As for the repetitions, it may be noticed that these, in the corpus, are produced by the teacher only. Ie they are auto-repetitions. Furthermore, there was a higher frequency of distant repetitions than adjacent ones. As for building repetitions (full or variation), it was found almost the same amount in the research corpus, and its most common functions are: syntactic amalgams, intensification, rheme - the theme and driving and maintenance of the topic. Also there is a unique rhetoric relationship signaled by repetition: reassurance. However, this relationship manifests itself into two different ways: with iconic motivation (boost function) or structure of repetition (list function). Through this paper, it is expected to be used to cooperate on other research involving the theory of RST and the formulation of strategies of spoken text, especially the bracketing and repetition.
Data da defesa: 08/04/2016
Cdigo: vtls000223514
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Juliano Desiderato Antonio
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: FUNES EXERCIDAS E RELAES RETRICAS SINALIZADAS PELAS ESTRATGIAS DE PARENTETIZAO E DE REPET.pdf
Tamanho: 1172 Kb (1199849 bytes)
Criado: 09-09-2016 17:19
Atualizado: 09-09-2016 17:24
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