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Consultar: Programa de Ps-Graduao de Engenharia Civil

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Ttulo [PT]: Anlise da capacidade resistente de pilares de concreto submetidos flexo-compresso conforme a ABNT NBR 6118:2014 e outras referncias normativas
Autor(es): Adilson Aparecido Gonalves Junior
Palavras-chave [PT]:

Pilares de concreto armado, Diagrama tenso-deformao, MATLAB - Brasil
Palavras-chave [EN]:
Reinforced concrete columns. Stress-strain diagram. MATLAB. - Brazil
rea de concentrao: Engenharia de Estruturas
Titulao: Mestre em Engenharia Civil
Banca:
Romel Dias Vanderlei [Orientador] - UEM
Jos Samuel Giongo - USP
Rafael Alves de Souza - UEM
Resumo:
Resumo: A sociedade moderna apresenta critrios de consumo mais exigentes que em outras pocas. Obras durveis, flexibilidade do projeto arquitetnico e grandes vos livres fazem parte das necessidades. Nas estruturas de concreto, o desenvolvimento do concreto de alta resistncia (CAR) e o refinamento dos mtodos de clculo so prticas fundamentais para que esses requisitos sejam atendidos. Incentivado por este cenrio, houve um movimentao recente para atualizar a ABNT NBR 6118:2007, norma que trata dos procedimentos de dimensionamento das estruturas de concreto. A introduo do CAR em seu contedo foi a alterao mais significativa que ocorreu. diante deste contexto que no presente trabalho foi proposto realizar a anlise dos critrios da norma brasileira aplicados na determinao da capacidade resistente de pilares de CAR, com seo retangular, submetidos flexo-compresso. Para isto, foi desenvolvido, com o auxlio do programa MATLAB R2009a, um programa computacional que permite a produo de envoltrias de momentos resistentes com os critrios da norma brasileira e tambm das normas do Eurocode (Eurocode 2 (2002)) e do ACI (ACI 318 (2014)). A avaliao da norma brasileira foi feita de duas formas bsicas. No primeiro caso, compararam-se os resultados produzidos pela ABNT NBR 6118:2014 com os gerados por meio das demais normas em estudo. Numa segunda parte, realizou-se a anlise dos resultados produzidos atravs do diagrama tenso-deformao parbola-retngulo, da ABNT NBR 6118:2014, com os resultados obtidos com a aplicao do diagrama retangular indicado na mesma norma. De forma geral, para a norma brasileira observou-se que a taxa de crescimento da capacidade resistente mais expressiva no grupo dos concretos convencionais, sendo esta reduzida a uma variao bem menor no grupo do CAR. Comportamento anlogo foi obtido quando aplicado o Eurocode 2 (2002). Comparando as duas normas, verificou-se que a norma brasileira apresenta-se de forma mais conservadora do que a do Eurocode para todas as classes de resistncia do concreto. Agora, quando considerado o anexo da norma do Reino Unido, o UK National Annex to Eurocode 2 (2002), a NBR passa a apresentar valores resistentes maiores do que os calculados com os critrios desta. J o comportamento das envoltrias de momentos resistentes do ACI 318 (2014) apresentou-se de forma bem particular, sendo que a taxa de crescimento dos valores de resistncia no demonstrou grandes variaes do concreto convencional para o CAR. Comparando os resultados com a norma brasileira, verificou-se, de forma geral, que a NBR apresenta-se menos conservadora para as classes de concreto com menor resistncia, e mais conservadora para o CAR. Na comparao dos diagramas tenso-deformao da ABNT NBR 6118:2014, verificou-se para todos os casos analisados que os momentos resistentes produzidos pelo diagrama retangular so maiores do que os resultantes do diagrama parbola-retngulo

Abstract: Modern society has more demanding consumer criteria than at other times. Durable construction, architectural design flexibility and wide spans are items of the package of needs. In concrete structures, the development of high strength concrete (HSC) and the refinement of calculation methods are fundamental practices so that these requirements be attended. Encouraged by this scenario, there was a recent movement to update the ABNT NBR 6118:2007, Brazilian Standard that deals with the design procedures for concrete structures. The introduction of HSC in its content was the most significant change that has occurred. It's on this scenario that for this present study was proposed the analysis of the Brazilian Standard criteria applied in determining the loading capacity of HSC columns with rectangular section subjected to combined flexural and axial compressive. For this, it was developed, with the helping of MATLAB R2009a program, a computational program which allows the production of envelopes of bending resistance according with the criteria of the Brazilian Standard and also to the rules of the Eurocode (Eurocode 2 (2002)) and ACI (ACI 318 (2014)). The evaluation of the Brazilian standard was done in two basic ways. In the first case, the results produced by ABNT NBR 6118:2014 were compared with those produced by the others standards. The second part, it was analyzed the results produced by the stress-strain diagram parable-rectangle of the ABNT NBR 6118: 2014 with the results when it was applied the rectangular diagram of the same standard. In general, for the Brazilian Standard it was observed that the growth rate of the resistant capacity is more significant in the conventional concrete group, this being reduced to a much smaller variation in HSC group. Analogous results were observed when it was applied Eurocode 2 (2002). Comparing the two standards, it was noticed that the Brazilian Standard presents more conservatively than the Eurocode for all concrete strength classes. However, when it was considered the "UK National Annex to Eurocode 2 (2002)", then the NBR presented higher resistance values than those were calculated by this standard. Now, the behavior of envelopes of bending resistance obtained by ACI 318 (2014) was very particular. The growth rate of resistance values didn't show big changes of the conventional concrete for the HSC. Comparing the results with the Brazilian Standard, it was noticed, in general, that the NBR is less conservative for concrete classes with lower resistance and more conservative for HSC. Comparing the two stress-strain diagrams of the ABNT NBR 6118: 2014, it was noticed for all cases analyzed that the bending resistance produced by the stress-strain diagram rectangular are greater than those resulted from stress-strain diagram parable-rectangle
Data da defesa: 19/02/2016
Cdigo: vtls000223557
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Romel Dias Vanderlei
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Tecnologia . Programa de Ps-Graduao em Engenharia Civil
Nvel: Dissertao (mestrado em Engenharia Civil)
UEM: Departamento de Engenharia Civil

Responsavel: luiz
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao_ADILSON_JR_PCV_VERSO _CD.pdf
Tamanho: 12585 Kb (12886567 bytes)
Criado: 09-09-2016 08:26
Atualizado: 09-09-2016 08:30
Visitas: 419
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