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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

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Ttulo [PT]: Consumo da beleza pelo pblico tween e seus influenciadores
Autor(es): Anna Cristina Hanke Lachi
Palavras-chave [PT]:

Marketing. Pesquisa de mercado. Grupos de referncia. Comportamento do consumidor infantil. Crianas como consumidoras. Tweens. Produtos e servios. Consumo de beleza. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Beauty Consumption. Children Consumers Behavior. Tweens. Reference Groups. Brazil.
rea de concentrao: Organizaes e Empreendedorismo
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Olga Maria Coutinho Ppece [Orientador] - UEM
Sany Karla Machado - UFU
Francisco Giovanni David Vieira - UEM
Valter Afonso Vieira - UEM
Resumo:
Resumo: A compreenso dos influenciadores no consumo de produtos e servios de beleza no mercado das tweens pode oferecer subsdios para que os profissionais de marketing e a sociedade melhor entendam o comportamento do consumidor infantil. As caractersticas do mercado infantil e da criana como consumidora, o consumo relacionado beleza bem como os grupos de referncia so abordados nesta dissertao. Diante disso, este estudo qualitativo objetivou identificar os influenciadores das tweens para o consumo de produtos e servios de beleza, identificando quais os produtos e servios que as tweens consomem, entendendo quais as motivaes que levam as tweens a usarem tais produtos e servios, bem como identificando quais os grupos que influenciam essas tweens a consumirem esses produtos e ainda, identificando que tipo de influncia os indivduos/grupos sociais exercem nessas tweens no que tange ao consumo supracitado. Na presente dissertao foram selecionados 30 sujeitos como psiclogas, professoras, mes de tweens e tweens entre dez e 12 anos, todas residentes na cidade de Maring, estado do Paran. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e tcnicas projetivas com uso de fotos. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Com o uso da anlise de contedo foi possvel descobrir que a participao dos influenciadores de consumo das tweens por produtos e servios de beleza se d por meio alguns grupos tais como de familiares na maioria das vezes mes, amigas da escola, amigas do ballet, amigas da igreja que frequentam, e sobretudo das pessoas famosas que se identificam em programas, seriados e novelas da TV e seguindo seus dolosnas redes sociais.O que motiva esse consumo que essas tweens tm a necessidade de se expressarem subjetivamente, se inserirem em grupos, construrem sua identidade, somando-se ao fato de que so suscetveis por conta da necessidade de adquirirem aceitao,desejando serem bem vistas por seus pares. Para tanto usam esses produtos e servios de beleza como meio para desenvolverem tais aspectos.

Abstract: The understanding of the influencers in consumption of products and beauty services in tweens`market can offer subsidies to marketers and society better understand children consumer`s behavior. The characteristics of children's market and children as consumers, the beauty-related consumption as well the reference groups are addressed in this dissertation. Thus, this qualitative study aimed to identify the influencers of tweens for consumption of products and beauty services, identifying which products and services that tweens consume, understanding which motivations that lead tweens to use such products and services as well as identifying which groups that influence these tweens to consume these products and also identifying what kind of influence individuals / social groups engage these tweens as regards the above consumption. In this dissertation 30 subjects were selected, such as psychologists, teachers, mothers of tweens and tweens between ten and 12 years, all residents in the city of Maring, Paran. Data were obtained through interviews with semi-structured script and projective techniques using photos. The interviews were recorded and transcribed. Using the content analysis made possible to find that the participation of influencers` consumption of tweens for products and beauty services occurs through some groups, such as relatives - mostly mothers - school friends, ballet friends, church friends who attend, and especially through famous people who they identify with in programs, sitcoms and soap operas on TV and following their "idols" in social networks. What motivates this consumption is that tweens have the need to express subjectively, to insert themselves into groups, build their identity, adding up the fact that they are susceptible because of the need to gain acceptance, wishing to be well regarded by their peers. Therefore, they use these products and beauty services as a form to develop such aspects.
Data da defesa: 30/05/2016
Cdigo: vtls000223603
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Olga Maria Coutinho Ppece
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Sociais Aplicadas . Programa de Ps-Graduao em Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Departamento de Administrao

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 068. Anna Cristina Hanke Lachi.pdf
Tamanho: 1713 Kb (1753762 bytes)
Criado: 14-09-2016 16:23
Atualizado: 14-09-2016 16:52
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